Conheça seu cliente e impulsione seu negócio



Não é exagero afirmar que o bom funcionamento do negócio de uma empresa se dá a partir da relação que ela mantém com os seus clientes. Afinal, conhecer o seu público e saber suas preferências, é o que os mantém ligados à marca.

Vale lembrar que os clientes buscam por um bom atendimento, por novidades e pela qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

São qualidades importantes e altamente necessárias para os negócios, e todas essas práticas de boa gestão se tornam altamente eficazes quando o objetivo é conhecer seu cliente e impulsionar sua organização.

Como conhecer melhor seus clientes

É muito difícil saber como pensam, o que querem e quem são os seus clientes. Mas, com algumas dicas, é possível saber o que fazer para conhecer melhor seus clientes e se aproximar deles.

Tenha empatia

Uma ótima forma de entender o que o seu público pensa é se colocando no lugar dele. Para isso, é fundamental estar próximo do cliente e se atentar aos seus gostos e a sua maneira de agir.

Se um cliente compra com a empresa uma cozinha planejada pequena, é provável que ele esteja fazendo uma reforma no seu apartamento.

Com isso, o vendedor pode oferecer outros itens para compor uma cozinha pequena ou até mesmo outros cômodos de seu imóvel.

Aprenda a aceitar críticas

Aprender a ouvir os feedbacks dos clientes também é pertinente, isso ajuda a empresa a melhorar as características de seus serviços ou produtos, e faz o consumidor se sentir relevante.

Assim, se um cliente dá uma opinião sobre a durabilidade de uma capa para tv 50 polegadas adquirida na loja, o que se pode fazer é adequar melhorias ao produto, de acordo com as possibilidades do empreendimento.

Facilite a comunicação

Manter um bom atendimento em todos os meios de comunicação existentes no negócio é essencial para conhecer seu cliente e ganhar sua confiança.

Tanto no meio virtual quanto no meio físico, os clientes buscam comunicação e atendimento rápidos e sem interrupções de ligações demoradas, falhas de sistemas, e-mails demorados, entre outros.

Assim, se um comprador vai atrás de informações para adquirir um novo cadeado para manter o seu portão de ferro fechado com segurança, ele não vai querer ficar horas pendurado no telefone ouvindo informações sobre cadeados.

Afinal, nos dias de hoje, os clientes preferem ouvir, de forma prática, a melhor solução para o seu problema.

Use as redes sociais

Atualmente, as redes sociais são meios quase que obrigatórios de comunicação tanto entre pessoas quanto entre marcas e clientes.

Independentemente se a empresa fornece serviços de conserto pneu run flat ou vende televisores, se elas se comunicam com os clientes através dessas redes é possível conhecê-los melhor, saber do que gostam e o que buscam.

Fazendo um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que deve ser feito através de análises e pesquisas de mercado, e deve conter dados reais para auxiliar na hora da criação do planejamento de impulsionamento da marca.

Para fazer um planejamento de negócios, a empresa deve passar por seis etapas, são elas:

  1. Sumário executivo 

O sumário executivo vai resumir as informações mais importantes do plano de negócio. É necessário incluir, a missão do negócio, descrição do empreendimento, seu diferencial no mercado, os produtos e serviços que serão oferecidos e seus benefícios, entre outros.

  1. Análise de mercado

Na análise de mercado, a empresa busca conhecer melhor quem são seus clientes, faz análise da concorrência e dos fornecedores.

Essa análise ajuda a compreender melhor os importantes aspectos do mercado em que a empresa atuará.

Quem são os clientes?

Os clientes são os que vão consumir seus serviços ou produtos, mas para conquistá-los, é necessário saber quem são e quais os seus hábitos de compra.

Se um cliente procura por algodão doce no copo onde comprar, é importante conseguir garantir que sua empresa de doces será a primeira que ele vai pensar. Por saber que ela conhece seus gostos e terá os sabores que ele deseja.

Análise da concorrência

Para fazer uma análise da concorrência a empresa verifica os seus pontos fortes e fracos e faz algumas comparações com a concorrência.

Análise de fornecedores

Os fornecedores irão disponibilizar a matéria-prima e bens necessários para o seu negócio funcionar.

Vamos supor que um cliente fez uma encomenda de uma persiana horizontal 2 metros. Certamente, a empresa vai precisar de um lugar que disponibilize o material para sua confecção ou a peça já pronta.

  1. Plano de marketing 

Além de descrever todos os produtos da empresa, é necessário apresentar as estratégias de vendas desses produtos e como esse meio ajudará a chegar até os clientes.

Um bom uso do marketing dará para a empresa uma noção de como serão as vendas e o que ela pode fazer para aumentá-las.

  1. Plano operacional

Seção que irá descrever como o empreendimento vai funcionar, o plano operacional deve demonstrar os passos que precisam ser dados para a venda do produto ou prestação do serviço.

Se uma loja física for aberta, deverá incluir o passo a passo dessa abertura, além do funcionamento dos departamentos de cada funcionário.

  1. Plano financeiro

No plano financeiro, a companhia colocará tudo o que for envolver dinheiro, no caso de uma empresa física, desde aluguel máquina de café expresso até custos de produtos para limpeza da organização.

Como no planejamento tudo são estimativas, é normal que na hora da realização algo fuja do planejado, então a empresa não precisa se preocupar se o orçamento não bater 100% com o planejado.

  1. Análise de cenários e avaliação do plano de negócio

Analisar cenários é fazer simulações onde a empresa está indo bem ou não, assim, é possível se preparar para alguma situação inesperada.

Antes de dar fim ao planejamento, a empresa faz uma avaliação do plano de negócios, analisa se ele está completo, se as informações estão claras e se a empresa está pronta para encarar o mercado.

Formas de divulgar a sua marca

Antes de oferecer o seu produto, a empresa precisa saber bem o que está vendendo, assim, seus clientes sentirão confiança na marca e ela ganhará credibilidade.

Também é necessário saber quem é o seu público para saber qual forma de comunicação e que estratégias seguir para atingi-los.

Além disso, responder perguntas e mostrar interesse nas opiniões dos clientes em potencial, ou leads, traz proximidade e credibilidade à marca.

Assim, ao vender um produto como autoclave de odontologia, é preciso estar aberto para sanar as dúvidas sobre a eficácia do produto ou receber críticas para melhorá-lo.

Postar conteúdos originais nas redes também é uma forma da empresa divulgar sua marca, com postagens próprias e diferenciadas.

A popularização da internet permite que a empresa crie ótimas estratégias de marketing que funcionam de forma gratuita ou gastando muito pouco.

Um bom ponto também é dar atenção aos clientes e potenciais clientes em todas as redes de comunicação que a empresa atuar.

Por que investir na organização das finanças e funcionários?

O setor de finanças é uma das partes mais importantes de uma companhia, seja ela pequena, média ou grande. Se o caixa vai mal, a empresa corre sérios riscos.

Não manter a ordem nas finanças pode causar desequilíbrios no orçamento que desencadeiam em situações chamadas de bolas de neve.

Acontece quando as dívidas vão acumulando e as contas ficam em atraso, e a necessidade de pedir empréstimos aparece e o perigo da empresa falir aumenta.

Por isso, é importante ter em mente que a situação financeira da empresa precisa ser observada a todo momento, para não ser pego de surpresa.

Se uma possível crise surgir, isso seria de grande ajuda, pois nessas épocas a receita cai com a capacidade de compra do mercado reduzida, e a companhia pode ter sua capacidade de lidar com crises testadas ao lidar com fases assim.

Tendo em vista isso, é necessário fazer avaliações constantes da organização financeira da empresa. Uma crise não tem como ser prevista e chega de uma hora para outra.

Será difícil corrigir falhas de administração nessa época, por isso, tudo precisa estar em absoluta ordem.

Caso a empresa encontre problemas nessas épocas, é preciso fazer o máximo para resolvê-los o mais rápido possível e depois reorganizar a situação da má gestão do setor.

Ademais, a rotatividade de colaboradores em uma empresa afeta diretamente a empresa no ambiente de trabalho, nos gastos, produtividade e engajamento dos funcionários.

Quando se fala em contratar bons funcionários, é preciso adotar boas estratégias para garantir que aquela pessoa está realmente apta para o cargo, como:

  • Saber qual sua formação;

  • Conhecer suas experiências anteriores;

  • Descobrir porquê ele saiu das empresas antigas;

  • Fazer testes de aptidão para determinadas vagas.

Esses são apenas alguns exemplos de como conhecer melhor o currículo profissional do funcionário que vai contratar, para ter em mente se ele será uma boa aquisição para a organização.

Considerações finais

Com o mercado de venda crescendo cada dia mais, para uma empresa continuar alcançando seus objetivos, é preciso saber como impulsionar seu negócio.

A melhor forma é conhecer bem seus clientes, realizar um bom plano de vendas, saber divulgar sua marca e saber a importância de organizar as finanças e ter bons funcionários.

Assim, ela irá alcançar suas metas empresariais e sua marca ganhará um lugar de respeito no mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários