Como investir no Google AdWords: 4 dicas que ninguém dá!



Google AdWords é uma ferramenta do Google para a criação de anúncios na internet, e a cobrança é feita de acordo com a quantidade de cliques.

Atualmente, é a maior e mais utilizada ferramenta de links patrocinados por profissionais de marketing digital, e um de seus maiores diferenciais é o total controle do orçamento e da forma como o serviço é cobrado.

Muitas empresas sabem que uma das melhores formas de gerar receita e aumentar as vendas é por meio dos links patrocinados, que são anúncios veiculados na internet e que estão presentes em diferentes canais.

Quando se trata desse tipo de estratégia, a primeira ferramenta que vem à mente é o Google Ads, e não é para menos, afinal, ele já mostrou várias vezes seu potencial e a capacidade de melhorar os resultados.

No entanto, muitos gestores e profissionais ainda têm dúvidas em relação ao uso correto desse recurso, e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui.

Sendo assim, vai entender o conceito do Google AdWords, como ele funciona e ver algumas dicas para usá-lo da melhor maneira.

Entenda o que é e como funciona o Google Ads

Antigamente, o Google Ads era conhecido como Google AdWords, uma plataforma de publicidade desenvolvida pelo maior buscador da internet.

Por meio dele, as empresas divulgam seus produtos e serviços de maneira rápida e eficiente e pagam apenas pelos cliques dos usuários, visualização dos conteúdos ou qualquer tipo de interação.

Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é que o anúncio é exibido no momento mais adequado e para pessoas que realmente procuram determinadas soluções.

Um anúncio de moldura de gesso para porta, por exemplo, pode ser visualizado por meio de diferentes dispositivos e os potenciais clientes podem encontrar links durante pesquisas no buscador.

Os links patrocinados também são disponibilizados no YouTube e em sites parceiros. A plataforma é tão eficiente que se transformou na principal fonte de renda do Google, e o crescente rendimento mostra a importância dessa estratégia.

Seu funcionamento é bem simples, sendo de maneira pré-paga, portanto, o usuário define o valor que deseja pagar pelos cliques no anúncio durante um período e o Google faz a cobrança por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.

Para criar uma boa estratégia, primeiro é necessário listar palavras-chave correspondentes aos produtos e serviços anunciados. Dessa forma, quando o usuário fizer uma pesquisa, pode encontrar o seu link patrocinado.

Empresas do mesmo segmento competem entre si para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, e tudo acontece dentro de uma espécie de leilão.

O tipo de campanha define em qual lugar o anúncio será exibido, baseando-se no valor máximo que o anunciante quer pagar por clique, além de considerar o índice de qualidade da campanha.

Se uma empresa de laudo de vistoria cautelar veicular tiver o melhor resultado, vai aparecer entre os primeiros posicionamentos da página, usando determinada palavra-chave. O custo por clique só é descontado quando o usuário clicar no anúncio.

Embora o funcionamento da ferramenta seja bastante simples, para alcançar bons resultados, é necessário saber usá-la.

Dicas para otimizar o uso do Google Ads

A ideia por trás dessa plataforma do Google é muito simples, toda vez que um usuário pesquisar determinado termo, o buscador exibe, em sua página de resultados, anúncios correspondentes à pesquisa.

Isso quer dizer que a propaganda vai impactar diretamente pessoas que realmente têm interesse no produto ou serviço anunciado.

Além de atingir o público certo, essa ferramenta também tem como vantagem seu baixo custo, mas pode ficar um pouco cara, se você não souber usar corretamente. Algumas dicas para otimizar esse investimento são:

1.    Usar a geolocalização

Para alguns empreendedores é tentador aparecer para pessoas do Brasil todo, principalmente quando se trata de uma plataforma e-commerce. Mas, será que para o seu negócio é viável investir em buscas no país inteiro?

Em primeiro lugar, se uma loja virtual de equipamento de som para igreja pequena anunciar em larga escala, terá de entregar esses produtos para quem comprar, além disso, quanto maior o alcance do anúncio, mais caro ele fica.

Considere as capacidades logísticas do seu negócio para utilizá-las como diferencial competitivo. O Google sabe onde cada pesquisa está sendo realizada, assim sendo, é possível criar anúncios que vão impactar pessoas de determinada região.

Comece o investimento anunciando seus produtos e serviços na região onde seu negócio está e vá expandindo, conforme a empresa cresce e melhora suas capacidades logísticas.

2.    Criar um bom conteúdo

O usuário só vai clicar no anúncio se ele realmente for interessante, com base no conteúdo oferecido, e algumas regras para otimizá-lo são:

  • Criar boas chamadas para ação;

  • Destacar seus diferenciais;

  • Escolher boas palavras-chave;

  • Testar as variações.

Uma chamada para ação (CTA), é uma frase que vai incentivar o leitor a clicar no seu anúncio, portanto, é responsável por atrair o público.

Um oftalmocentro veterinário também precisa ir direto ao ponto, ou seja, destacar os diferenciais do serviço que oferece.

Uma maneira de se destacar é estudar o nível de satisfação dos clientes atuais e o que eles consideram mais vantajoso dentro do seu negócio. Lembre-se de que o espaço do anúncio é pequeno, por isso ele precisa ser certeiro.

Por falar nisso, a palavra-chave escolhida deve destacar seu diferencial e ao mesmo tempo ser um termo usado pelas pessoas que vão pesquisar seus produtos e serviços.

Para saber que tipo de expressão elas utilizam, primeiro você precisa conhecê-las, ou seja, reunir as principais características do seu público para saber como eles pesquisam informações na internet.

Por fim, não se esqueça de testar as variações, pois os testes vão te ajudar a encontrar a fórmula ideal para compor o anúncio. Procure mudar as frases, chamadas para ação e o modo como vai destacar o anúncio para entender o que funciona.

3.    Planejar as palavras-chave

Uma loja de piso vinílico imitando madeira precisa planejar corretamente as palavras-chave de seus anúncios porque o Google utiliza esses termos para definir qual anúncio será exibido em cada pesquisa.

A empresa deve usar termos pertinentes para o negócio, mas não deve se esquecer de que existem palavras mais concorridas do que outras, e isso vai impactar nos resultados e no preço.

Isso porque, além de caras, também podem ser muito óbvias, tendo em vista que outras organizações podem estar investindo nelas. Consequentemente, seu negócio pode perder espaço.

Para resolver essa questão, utilize um planejador de palavras-chave para avaliar a popularidade dos termos e procurar aqueles que não são tão concorridos.

Ao fazer isso, uma empresa de serviço de reforma placa veicular consegue atingir um custo ideal para os anúncios e ainda consegue se destacar perante os concorrentes nos resultados de pesquisa.

4.    Segmentar os anúncios

O Google sabe muito mais sobre os usuários do que sobre a localização onde a pesquisa é realizada. Nesse contexto, o anunciante pode direcionar pesquisas para uma faixa etária, pessoas de certas rendas ou até preferências específicas.

Essa segmentação é crucial para o sucesso das campanhas de marketing, pois ela ajuda a encontrar pessoas que realmente estão dispostas a conhecer e consumir os produtos e serviços, potencializando as campanhas.

Um fabricante de serviço de Encanador precisa conhecer o público-alvo da companhia e os produtos que anuncia, pois além desse tipo de piso, pode anunciar muitos outros e cada anúncio precisa estar de acordo com a audiência.

Cada pessoa possui uma necessidade e as campanhas de links patrocinados precisam ser compatíveis. É importante dizer que a segmentação não se restringe apenas ao público, pois o anunciante pode escolher os sites onde os anúncios serão exibidos.

É uma forma de garantir uma boa origem de tráfego, além da possibilidade de escolher o dia e a hora em que os anúncios serão realizados.

Outro ponto importante é controlar o orçamento da campanha, pois disponibilizar os anúncios 24 horas por dia pode representar um grande gasto financeiro.

Uma confecção de uniforme auxiliar de limpeza deve buscar informações em relação aos horários que seu público acessa a internet e faço as pesquisas, pois isso faz mais sentido para a campanha e controla os gastos.

Considerações finais

Portanto, além de seguir todas as dicas que mostramos neste conteúdo, não se esqueça de acompanhar os resultados de suas estratégias, pois é a melhor forma de garantir a qualidade do investimento e um bom retorno financeiro.

O Google Ads é parceiro das empresas, independentemente de seu porte ou segmento, criando campanhas inteligentes e otimizadas, que vão impactar as pessoas certas e no momento mais oportuno.

Com isso, as vendas aumentam, a marca consegue melhorar o relacionamento com os clientes e fazer o negócio crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.








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