Como aliviar a gastrite?


Gastroenterologista do Grupo São Cristóvão Saúde explica como amenizar crises durante a digestão, de forma natural

 



Seja por origem bacteriana ou causada por desequilíbrio ácido estomacal, quem sofre de gastrite já passou por algumas situações desconfortáveis, como dor, queimação, refluxos, enjoos, acompanhados ou não de vômitos, além de distensão abdominal, plenitude gástrica, dentre outros sintomas. Porém, o que muitos não sabem é que alguns alimentos têm efeito positivo no processo de digestão e são facilitadores para quem sofre com a gastrite, capazes de reduzir a dor e demais sintomas.
 

Causada pela inflamação da mucosa do estômago, a sensação de mal-estar é aumentada quando ocorre após o consumo de alimentos ácidos, gordurosos, condimentos ou após a ingestão de um simples “cafezinho”. De acordo com a gastroenterologista do São Cristóvão Saúde, Dra. Tabata Cristina Alterats Antoniaci, “com cuidado e controle tudo é possível. Um prato balanceado com carboidrato, proteína e legumes já ajuda muito no processo de digestão. Lembrando que a quantidade dos alimentos também influencia. Não se pode comer grandes quantidades no período noturno e nem se deitar após as refeições”, comenta a especialista.
 

Para evitar as indesejadas crises, o consumo dos alimentos listados abaixo é altamente recomendado:

  • Frutas sem acidez, como laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão, bem como o suco dessas frutas;
  • Legumes e verduras: brócolis, bertalha, rúcula e couve e demais alimentos verde escuros;
  • Água de coco;
  • Ovos;
  • Iogurte desnatado ou light;
  • Grãos e pães integrais;
  • Leite e queijos magros;
  • Gelatina;
  • Peixes;
  • Temperos frescos;
  • Chás (erva doce, camomila, cidreira, hortelã, maçã).

Alimentar-se de forma consciente é o primeiro passo para a mudança e bem-estar. “Somos o que comemos”, frisa a gastroenterologista do São Cristóvão Saúde. “Porém, dependendo do grau da gastrite, apenas a dieta não é suficiente e é necessário entrar com medicação”, pondera. “Nas minhas consultas, sempre ressalto que o remédio é 40/50% do tratamento, o restante é responsabilidade do paciente, com mudanças no estilo de vida, comer melhor e devagar, identificando os alimentos que lhe fazem bem”, finaliza a especialista.

 

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 110 anos em dezembro de 2021. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 285 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 156 mil vidas do Plano de Saúde e 16 mil vidas do Plano Odontológico.
O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.

Postar um comentário

0 Comentários