Aprenda a estudar com um cronograma de estudos


Todo sucesso exige esforço, e uma grande característica presente na realização pessoal das pessoas de sucesso é a organização de todas as práticas cotidianas, e o estudo é uma dessas práticas.

Um erro muito comum entre os estudantes, tanto concurseiros como universitários e até mesmo alunos de ensino médio que estão se preparando para fazer a prova do ENEM é querer estudar tudo de uma só vez sem nenhum método.

Quem deseja fazer um curso técnico ou se formar em uma área mais prática, como curso nr10 reciclagem, acaba tendo certa vantagem por geralmente serem induzidos a praticar muito o que aprendem em sua área pelas empresas.

Vale ressaltar que existe a possibilidade do estudo ser frutuoso para alguém que precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo em áreas diferentes.

Sendo aqui que o método entra, não é por sorte que certos alunos alcançam patamares tão altos em suas carreiras.

Os que trabalham com atendimento ao cliente, com resolução de problemas práticos de pessoas necessitadas, a exemplo dos serviços de reabilitação CNH de PCD, realizados em cartórios, recebem treinamento detalhado e se dedicam ao aperfeiçoamento no estudo.

A verdade é que com tantos ofícios diferentes, é preciso níveis diferentes de esforços e capacidades. Mas, para todos eles, o cronograma de estudos não pode faltar.

Neste artigo será ensinado o que é um cronograma de estudos, além de detalhar um passo a passo simples para quem deseja trilhar um itinerário de estudos eficiente, e as disposições necessárias para isso.

Junto a isso, será indicado qual a quantidade de matérias que devem ser estudadas por dia sem que seja prejudicado o rendimento do aluno, bem como a importância da alimentação saudável e das pausas para descanso.

Dessa forma, as lições deste texto acompanharão todos os tipos de alunos em suas metas profissionais, desde a preparação para as provas até o recebimento das tão desejadas placas de homenagem para formatura.

O que é um cronograma de estudos?

Cronograma de estudos trata-se de métodos adotados para organizar a rotina, estipulando horários para cada tarefa realizada dentro do processo de aprendizagem.

São vários métodos, e não um só, pelo fato de que o cronograma precisa possuir a cara do aluno para dar certo, uma vez que modelos de organização dependem muito das características e necessidades de quem o organiza.

Não adianta o aluno redigir um plano de estudos em uma plotagem A0, colar no quarto de casa para olhá-lo todo dia, se aquele método não for compatível com ele.

Dessa forma, para alguns será algo tão simples quanto definir faixas de horário num papel, enquanto para outros será vantajoso tabelar tudo com sofisticação e detalhes, separados em colunas e planners digitais.

O mais importante de tudo é fugir das extravagâncias. Não será de bom uso planos de estudos irreais para a realidade individual de cada aluno, que é algo que varia muito de pessoa para pessoa.

Como já foi dito, estudos diferentes pedem abordagens diferentes de aprendizado. Alguém que deseje trabalhar com segurança do trabalho e está estudando para passar em um treinamento NR 18 integração jamais poderá estudar igual a um concurseiro.

As chances de dar errado são muito grandes, e a frustração será enorme ao sentir que perdeu tempo.

Um passo a passo eficaz

O objetivo de um bom cronograma é acelerar o processo de aprendizagem e otimizar a organização, e a sua qualidade deve ser medida a partir dos resultados. 

Um cronograma de estudos bem feito deverá ser capaz de ajudar o aluno na:

  • Definição de prioridades;

  • Organização da grade de horários;

  • Distribuição dos conteúdos em faixas de tempo;

  • Facilitação da visualização dos conteúdos que precisam ser estudados;

  • Criação de hábitos saudáveis de estudo;

  • Definição de objetivos de aprendizagem.

Portanto, é necessário para alcançar a excelência nos estudos e alavancar a vida profissional ter todas essas disposições alcançadas. Para isso, existe uma série de passos a serem seguidos.

Mas, para seguir esses passos, o aluno deve ter em mente as próprias circunstâncias e o objetivo a ser alcançado.

Áreas complexas da medicina, como a oftalmologia, requerem muito estudo. Dessa forma, a rotina de preparação deve ser configurada às experiências de trabalho. Ninguém vai conseguir fazer um lexame fundo de olho neurologia estando extremamente cansado.

De maneira objetiva, para montar um cronograma de estudos que se encaixa na vida de cada pessoa, é preciso:

  • Definir uma rota diária;

  • Arrumar as outras coisas da rotina;

  • Fazer um planejamento sincero e realista dos objetivos;

  • Organização do ambiente de estudos.

Sem esses primeiros passos fazer o resto do cronograma não funcionará nem se ele for impresso em letra caixa em ACM.

Mas, tendo organizado todas essas particularidades de sua rotina, o aluno poderá se valer de algumas dicas de organização para os três tipos mais populares de rotina de estudo;

Para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio ou ENEM, é o terror de muitos jovens estudantes do país. Além da quantidade e da densidade dos conteúdos, o aluno se prepara para esta avaliação em uma fase de grande tensão e expectativa sobre a própria vida profissional.

Essa tensão pode prejudicar a preparação para a prova. A separação padrão do tema de estudo engloba:

  • Ciências Humanas;

  • Ciências da Natureza;

  • Linguagens e Códigos;

  • Matemática;

  • Redação.

É bom que os períodos de estudos sejam divididos entre elas. A partir daí, o aluno deverá dividir o tempo necessário para a leitura e assimilação de todos os conteúdos. 

Portanto, não poderá esquecer de intercalar com alguns minutos para treinar a resolução de questões e a realização do texto da redação.

Além do mais, os alunos que forem realizar a prova do ENEM devem permanecer atentos às atualidades do momento. Caso contrário, não estará preparado, se estiver planejando cursar direito, mas cair uma questão sobre laudo de insalubridade risco biológico.

Para a faculdade

A vida do acadêmico é muito corrida e sempre acaba faltando tempo para estudar fora da sala de aula, por conta do trajeto, carga horária e estágios desenvolvidos na área.

Mas, o lado bom é que a grade curricular da faculdade corresponde apenas aos assuntos de interesse do aluno que optou por ela, e isso é muito bom para as coisas fluírem de maneira objetiva.

Tendo isso em mente, as dicas para os acadêmicos são de colocar momentos de estudo fora da sala no cronograma.

Além de fazer fichamento durante a leitura dos principais livros, e adaptar o cronograma em dias de provas, trabalhos e TCC.

Portanto, esse aluno deverá tomar cuidado com os horários e sempre revisar as prioridades.

Para os concursos

Já para os concurseiros, a gestão de responsabilidades se torna um desafio maior. A disciplina é indispensável para quem quer passar em um concurso.

Só que o grande erro desse tipo de aluno é não selecionar bem o tipo de prova que vale a pena realizar. Quem escolhe muita coisa, acaba não fazendo nada direito.

Além disso, é importante se atentar para os diferentes tipos de provas e estilos de aplicação da banca, para configurar o estudo da área almejada ao cronograma pessoal.

Portanto, o aluno que fará mais de uma avaliação não pode se esquecer de escolher assuntos próximos uns dos outros, para agregar no foco nas áreas ao invés de causar dispersão.

Como estudar de maneira saudável?

O mais indicado para quem quer se preparar para avaliações, seja ENEM, faculdade ou concurso, é estudar no máximo oito horas por dia. 

Dessa forma, para saber quantas matérias valem a pena estudar no dia, é preciso ter esse limite como base.

Mas, é bom que o aluno não estude uma única matéria por mais de duas horas em um só dia. Ele não deve, de jeito nenhum, deixar todo conteúdo de uma só disciplina para ser visto no último dia antes da prova.

Por fim, o aluno deve dar grande atenção à sua alimentação e ao descanso, pois são as coisas mais importantes para que o processo de aprendizagem dê certo.

É bom e útil comer muita proteína, alimentos ricos em fisetina, vitamina E, C e as do complexo B, além de zinco, selênio, ferro e fósforo. O café também é bem-vindo, quando consumido com moderação.

O estudante deve não só comer bem, como se alimentar com calma e mastigar direito, para que o organismo permaneça saudável e consiga ter capacidade cognitiva para memorizar os assuntos.

Sendo assim, é importante também se hidratar bem, bebendo de seis a oito copos de água por dia.

Mas, como isso tudo dará certo sem que o aluno pare um pouco pra descansar? As pausas são extremamente importantes para evitar o stress e a fadiga e otimizar o aprendizado.

O aluno pode utilizar o método Pomodoro, que consiste em cronometrar exatos vinte e cinco minutos de estudo ininterrupto, seguido de pausas de cinco minutos. Ao repetir o método quatro vezes, a última pausa poderá ser mais longa.

Considerações finais

Sendo assim, estudar é muito importante, e é a base sobre a qual as grandes personalidades constroem um futuro de sucesso.

Como foi dito no texto, o aluno que deseja alcançar esse sucesso precisa se dedicar muito e executar tudo dentro do método apropriado, e para que tudo funcione, não se pode esquecer de cuidar da própria saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários