3 motivos para investir em um carro seminovo



Comprar um carro seminovo pode ser um investimento, uma vez que é um bom negócio para os compradores que precisam de um automóvel, mas não se preocupam em escolher sua especificação exata.

Aliás, é possível economizar centenas e até milhares de reais no preço de tabela de um carro novo, ao comprar um seminovo.

Contudo, carros seminovos terão percorrido até alguns poucos quilômetros, não o suficiente para ter qualquer impacto em seu apelo ou dirigibilidade, mas o suficiente para tirar aquela sensação de “carro novo”.

Para alguns compradores, isso é motivo o suficiente para evitá-los. Outros apreciarão o fato da economia que eles representam em relação à compra de novos. Ao considerar a compra de um veículo, tenha em mente o preço inicial e os custos contínuos. 

Alguns dos pontos que você pode ser responsável por pagar com um carro novo ou usado incluem a manutenção, como a recuperação de rosca, troca de óleo, pastilhas de freio, além de:

  • Pagamento inicial;

  • Impostos, títulos e taxas no fechamento do negócio;

  • Seguro de automóvel;

  • Reparos (pneus danificados; pintura e amassados);

  • Combustível.

O mercado de seminovos também abre mais opções para compradores com um orçamento fixo. Pensando nisso, neste artigo, será apresentado como anda o mercado nesse segmento, para te ajudar na hora da tomada de decisão.

Por que os carros seminovos são uma alternativa?

Há algum tempo, a economia do Brasil vem sofrendo em todos os setores, comercial, industrial, produtivo, entre outros.

A crise econômica no país diminuiu drasticamente o número de vendas do mercado dos automóveis zero quilômetro em 2021, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O número de emplacamentos de novos carros sofreu uma queda acumulada de 20%, comparado a 2015. Isso porque com a produção de diversos componentes industriais afetada, há oneração do valor de venda e afastando os clientes dos carros zero.

Outro fator determinante é a atual guerra da Ucrânia, que deixa muitos consumidores preocupados, principalmente em relação ao preço do combustível.

Mas, além disso, a própria geografia não ajuda, uma vez que a Rússia é produtora importante de metais usados em todos vários segmentos fabris, incluindo ao automotivo. 

Esse país exporta níquel, alumínio, titânio e paládio, sem falar na enorme produção de petróleo.

Já a Ucrânia abriga inúmeras fábricas de peças de automóveis, como os chicotes elétricos e outras usadas em retifica de virabrequim, que alimentam as montadoras européias e, por conseguinte, atingem toda a cadeia produtiva através do globo.  

Nesse país, a guerra já causou a paralisação das fábricas que organizam esses fios elétricos do automóvel, no leste da Ucrânia. Isto está atravancando o abastecimento de grandes montadoras, levando até a interrupção da produção.

Em tal cenário surge o seminovo como alternativa, se a expectativa de vendas para os carros zero é negativa, o mercado de seminovos vem crescendo.

O que é um carro seminovo?

Tecnicamente, um carro quase novo é um carro de segunda mão, mas apenas porque foi registrado por um fabricante ou revendedor antes de ser vendido.

Se você comprar um veículo quase novo, geralmente estará adquirindo um carro da frota de demonstração de um revendedor ou um de seu estoque "pré-registrado'', que trata-se de carros que foram comprados pelo revendedor para atingir as metas de vendas.

Portanto, se você comprar um carro seminovo com compressor de ar schulz bravo 140 libras, não será o primeiro detentor registrado, mas talvez será a primeira pessoa a dedicar algum tempo ao volante dele.

Se você planeja mantê-lo por um longo tempo, então toda a questão de quem foi o primeiro proprietário é bastante irrelevante.

O motorista não será o primeiro detentor registrado no documento de registro do automóvel, mas para todos os efeitos, está adquirindo um carro muito próximo de ser um zero quilômetro, e é por isso que carros seminovos são tão atraentes.

A única grande diferença entre quase novo e novo em folha é que o atual dono não poderá escolher sua especificação, pois isso terá sido ditado por outra pessoa.

Muitas características podem ser escolhidas desde a cor do automóvel até o modelo da chave codificada chevrolet.

As desvantagens de um seminovo são um nome a mais no documento de registro, que diminuirá o valor de revenda do carro, além da restrição de escolha.

Em termos de especificação, você obtém o que a concessionária considera melhor vender naquele momento, seja pelo apelo do visual quanto para a revenda fácil. Eles são bons juízes do que o mercado quer, então isso não é algo ruim.

Contudo, não há problema se você optar em fazer alterações no carro para que ele fique mais próximo do que você deseja, como instalar bateria para carro start stop. Para isso, tenha em mente que alterações não são um tópico exclusivo de carros seminovos.

Pense também que, se você deseja comprar um carro seminovo e está disposto a se comprometer em conseguir uma pechincha, precisará ter certa paciência até encontrar o modelo desejado e a forma de pagamento que cabe no seu bolso.

É importante confirmar a data de construção de um carro pré-registrado com o revendedor antes de se comprometer com a compra. 

Tenha em mente a possibilidade de pensar que está comprando um carro de 2016, mas na verdade, pode ser um modelo de 2015. Isso obviamente atingirá seu valor no momento de vendê-lo.

Outro ponto a ser lembrado ao comprar qualquer carro é definir um orçamento e cumpri-lo. É um mercado de compradores, e se você não conseguir chegar a um acordo sobre o carro dos seus sonhos, não se preocupe: em algum lugar, haverá outro tão bom quanto

Vantagens de comprar um carro  seminovo

Veículos seminovos podem não ter a mística dos carros novos, mas eles têm algumas vantagens, dentre elas:

1 - Preços mais baixos

Quando um veículo chega ao mercado de seminovos, grande parte de sua depreciação já aconteceu. Portanto, comprar seminovo é uma oportunidade de obter o carro pelo dinheiro que você tem disponível.

Um carro novo perfeito, ao sair da fábrica com todos os equipamentos mais eficientes como selo mecânico tipo 9, perde de imediato 20% do seu valor, que é a desvalorização maior em relação ao veículo seminovo.

Fatalmente, todos os modelos de automóveis, independente do seu ano de fabricação, com o tempo irão desvalorizar. Mas para carros novos, o investimento pode ser bastante alto e não compensar, já que as taxas de juros durante o financiamento chegam a ser abusivas.

Quanto a diferença de preços em comparação a um carro novo, a economia pode chegar a 40% no valor. Então, se você quer economizar sem se desapegar do conforto, os carros seminovos podem ser a solução.

2 - Garantias disponíveis

Veículos seminovos também vêm com garantias que cobrem os componentes mais caros do automóvel.

Não é preciso abrir mão de garantias se optar em investir em um carro seminovo, pois muitos desses carros ainda possuem a garantia de fábrica, garantindo que se você tiver um problema na vela ignição ford ka 3 cilindros, o conserto deve ser coberto.

Como os automóveis seminovos normalmente são vendidos em até três anos de sua data de fabricação, e os seguros concedidos pelas imobiliárias duram, em média, 5 anos, é bem provável que dentre as opções de seminovos você encontre um com seguro de fábrica.

Se você comprar um carro seminovo certificado de um revendedor, provavelmente obterá uma garantia que estende a garantia original do fabricante.

Carros seminovos que foram certificados tendem a ser mais caros do que outros seminovos, mas também foram rigorosamente inspecionados.

3 - Mais barato para segurar

Se engana quem compra um carro pensando que as únicas preocupações serão os valores do financiamento e combustível. Para o caso de alguma eventualidade e para proteger o seu bem, o seguro de automóveis é essencial.

Embora uma concessionária possa exigir que você tenha cobertura de seguro total para um veículo novo que está financiando, você pode gastar menos com seguro se estiver pagando por um carro seminovo.

Isso acontece porque o valor do seguro é calculado, dentre outros fatores, dependendo do modelo e ano de fabricação do automóvel. A apólice de carros novos é significativamente maior que a de um automóvel seminovo.

Com essa economia você pode aproveitar e investir em fazer melhorias no automóvel para que ele fique a sua cara, desde instalar uma multimídia até realizar uma limpeza de carpete automotivo.

Considerações finais

O mercado de seminovos pode ser uma alternativa interessante em tempos de instabilidade econômica e alta no valor dos combustíveis.

Existem vantagens em adquirir esse tipo de automóvel, menor preço, desconto no valor do seguro e garantias disponíveis são as principais delas.

Se o interessado não tem problemas com uma personalização tão específica de um automóvel, um seminovo pode ser a melhor opção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.







Postar um comentário

0 Comentários