Aprenda como aparecer na primeira página do Google




É chamado de indexação o processo que leva um site a aparecer no Google, e ter o próprio site exposto na primeira página da maior ferramenta de buscas do mundo pode significar o começo de algo grande para qualquer empreendedor.

Apesar disso, existem muitos gestores que não fazem ideia do poder por trás desse tipo de publicidade.

Já outros tipos de pessoas pensam que, em meio a um oceano de sites de blogueiros e artistas famosos, seja impossível conquistar um lugar de destaque nessa plataforma.

Mas a grande verdade é que até uma empresa de manutenção de jardim pode aparecer na primeira página do Google, caso utilize o método certo. São esses tipos de ações que acontecem com os empresários que prosperam em pouquíssimo tempo no digital.

Esse artigo foi feito para explicar como se coloca um blog ou site no Google, bem como orientar os iniciantes a conseguir fazer o site aparecer na primeira página. Além disso, será preciso entender a importância de obter destaque nos resultados de uma busca. Confira!

Colocando um site no Google

Aparecer no resultado de buscas da plataforma de pesquisa mais conhecida do mundo pode proporcionar a uma empresa faturamentos milionários. Quando um site possui hiperlinks apontados para ele, o buscador o classifica como relevante.

Dessa forma, o site acaba sendo mais visto mais vezes e, se estiver estruturalmente preparado, o seu conteúdo será desejado por mais pessoas.

Portanto, para conseguir indexar um site no Google, é preciso:

  • Apresentar a URL para o Google;

  • Criar um blog;

  • Criar um sitemap do site;

  • Usar o Google Search Console;

  • Instalar o Google Analytics;

  • Adotar o uso do arquivo robots.txt.

A URL (Uniform Resource Locator, ou Localizador Uniforme de Recursos) pode ser enviada pelo usuário, através do próprio Google, com um pedido de rastreamento.

Dessa forma, se uma firma de serviço de limpeza industrial quiser digitalizar o negócio e resolver criar um site para aparecer na primeira página, basta enviar o pedido de rastreio da URL ao Google para possibilitar que o site seja encontrado mais rápido pela plataforma.

Além disso, é preciso criar um blog para dinamizar o processo de indexação e intercalá-lo com a estratégia de marketing do negócio, afinal, é por meio dos conteúdos postados nessa plataforma, otimizados com estratégias SEO, é que a empresa será facilmente encontrada.

Assim, uma loja que venda e instale ar condicionado em cozinha industrial será muito beneficiada pela transformação do seu site em um blog, que possua conteúdos informativos e estratégicos para vendas.

Os blogs são muito úteis para alcançar uma visibilidade maior e mais rapidamente. Eles possuem uma taxa de 434% mais páginas indexadas e 97% de mais links divulgados, de acordo com dados da Unbounce, uma das maiores em produção de landing pages.

Já os sitemaps fornecem listas com as URLs de todas as páginas do site ou blog, e mostram ao Google  o que deve ser indexado.

Se as palavras-chave massoterapia perto de mim servem para encontrar uma clínica de massoterapia local, certamente a ferramenta ajudará o site desse estabelecimento a ser encontrado no buscador.

Além do mais, o sitemap fornece metadados sobre cada uma das URLs, que são informações importantes como a frequência de alteração e relevância delas, em comparação de uma com as outras do mesmo site.

Um detalhe importante é que o sitemap não acarreta punições para o usuário, pois é uma ferramenta legítima, a qual o próprio Google incentiva o uso.

A ferramenta Google Search Console, por sua vez, é excelente para os donos de site, tanto para a indexação quanto para fazer manutenção nas páginas.

Ela ajuda a ajustar a acompanhar as configurações de posicionamento, de maneira que é possível obter um relatório de erros na plataforma, caso algo saia do normal.

Ou seja, é possível garantir que o site apareça no resultado das pesquisas certas, para que não encontrem redes para quadra como resultado da busca por uma rede de balanço.

Já o Google Analytics deve ser instalado tão logo começar os preparativos para o lançamento do site.

Ele serve para analisar as métricas do Google e, através desse recurso, é possível acompanhar dados importantes como o número de visitas e preferências dos usuários.

Assim, há a possibilidade de saber quando há interesse em revitalização de piso de madeira por parte dos visitantes de um blog de design de interiores.

A partir disso, podem surgir questionamentos de como todas essas coisas podem ter impacto na indexação de páginas. Isso ocorre porque, para instalar o Analytics, será preciso copiar um código de rastreamento a partir do código-fonte do site.

Dessa forma, a ferramenta identifica que o usuário é de fato proprietário do site em questão, e poderá assim acompanhar os dados gerados por ele sem correr riscos de violação.

Para que alguém saiba se o seu site está devidamente indexado no Google, entre no buscador e digite o endereço da página. Se ele aparecer como um dos resultados, significa que tudo foi feito corretamente.

Um site estará presente no Google se possuir todas as suas páginas no lugar correto e apresentar um conteúdo bom e hierarquicamente organizado. Além disso, também é preciso que a plataforma tenha links internos e externos.

Se ainda assim o site não aparecer no navegador, mesmo que na vigésima página, será preciso solicitar um novo rastreamento de URLs.

A partir daí, é necessário apenas trabalhar o posicionamento do site no buscador, para que ele suba da vigésima para as primeiras o mais rápido possível.

Isso é feito a partir do uso de diversas técnicas. A mais popular dentre elas é a de SEO, sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca.

Aparecendo na primeira página

O objetivo principal do uso do SEO é colocar o site desejado para aparecer na primeira página de resultados do Google, e quanto melhor for aplicada a técnica, melhor rankeado o site será.

Alguém que anexe palavras-chave como manutenção de esquadrias de alumínio nos links do próprio site, irá atrair visitantes interessados neste tipo de serviço.

Por isso, os buscadores possuem uma estrutura criada cuidadosamente para que os resultados entregues aos usuários seja seguro e coerente com o assunto buscado.

Quem busca por vídeos de concertos musicais não quer encontrar uma videoaula de violino, muito embora ambos se tratem de música e façam parte um do outro.

Em suma, a estrutura da técnica do SEO tem como objetivo fazer com que o Google entregue os resultados certos nas buscas de um usuário.

Nas grandes empresas, a equipe de marketing tem sempre a responsabilidade de agregar o mecanismo de SEO à estratégia de vendas, de maneira que a empresa possa surfar a onda dos algoritmos.

Para tirar o máximo proveito de um lançamento promocional de artigos domésticos, uma empresa que vende e presta serviços de manutenção pode muito bem se valer das buscas com palavras-chave como lavagem de tapetes residenciais.

Dessa forma, quem pesquisar pelo serviço encontrará também o produto, e tudo sem nenhum gasto adicional com tráfego.

Ou seja, as técnicas de SEO servem para levar as pessoas ao que elas procuram, mas são aproveitadas também para aumentar a visibilidade dos sites.

Para disputar o primeiro lugar nas buscas do Google, um site deve se ater a:

  • Título;

  • Meta Descrição;

  • Atributo alt da imagem;

  • Densidade da frase-chave;

  • Links internos e links de saída;

  • Tamanho do texto.

A Meta Descrição é o texto que fica abaixo do título e do link encontrado ao fazer uma pesquisa.

Já o atributo alt da imagem trata-se do texto que fica no lugar da imagem, quando ela não  consegue ser carregada no site.

A densidade da frase-chave diz respeito ao uso das palavras-chave no texto dos sites. Se elas forem usadas sem moderação, poderão causar o efeito contrário do desejado, que é fazer a página despencar nas pesquisas.

Os links internos são os que direcionam para páginas dentro do mesmo site. Já os externos, apontam para o lado de fora. Geralmente, os links externos são usados quando há parceria com outras empresas.

É também utilizado para redirecionar uma questão para um outro site que seja autoridade no assunto.

Por fim, o tamanho do texto conclui as dicas para aparecer na primeira página do Google. Muita atenção nesse detalhe, pois o conteúdo do texto é o que faz com que o visitante permaneça dentro do site.

Considerações finais

É verdade o que dizem sobre o futuro das empresas, em que aquelas que não estiverem no mundo online, não serão lembradas pelas pessoas.

Por isso, é extremamente importante que todos aqueles que desejam ter sucesso profissional invistam na gestão do site, para que ele ocupe uma boa posição no Google.

A importância de estar na primeira página de resultados da plataforma se dá pelo fato de que os usuários hoje descem a barra de rolagem para buscar em outras páginas o que procuram. 

A expectativa por navegações cada vez mais rápidas e completas faz com que uma pessoa que acessa a internet não pense muito.

O primeiro resultado que aparece no topo do buscador é o mais acessado sempre e, parando para pensar, este sempre é o resultado mais completo.

Dessa forma, o investimento das empresas não poderá ser só em SEO, pois é preciso que os sites possuam conteúdos de alto valor para que mereçam ser vistos na primeira página, em primeiro lugar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários