6 dicas financeiras para uma viagem de férias sem sustos


Planejamento financeiro ainda é o melhor caminho para que um dos momentos mais esperados do ano não tenha aborrecimentos e gastos desnecessários.


 


Planejar as férias é, sem sombra de dúvidas, o primeiro passo para quem deseja ter um período de descanso tranquilo e renovador. Pensar em todos os mínimos detalhes pode ser algo desestimulante. Ou, sem a devida organização, a experiência que deveria ser ótima e única pode se transformar em momentos de estresse e prejuízo financeiro.


Para quem não tem o hábito de preparar o check-list, a presença de um consultor de viagem pode ajudar muito a encontrar as melhores soluções. A previsão é que estes profissionais se tornem indispensáveis quando o assunto é viagens sem dores de cabeça. Usando essa experiência, os especialistas da PinX, travel tech que oferece viagens de turismo como benefício corporativo, listaram 6 dicas para que os turistas não sejam pegos de surpresa.

Veja quais são!


1. Simular todos os gastos ajuda a não ter surpresas na viagem

O planejamento de uma viagem deve começar assim que bate o desejo de arrumar as malas e partir para um destino turístico. Simular despesas, por exemplo, é algo que funciona muito bem para quem quer evitar surpresas desagradáveis relacionadas a gastos inesperados. O ideal é colocar numa planilha o que vai ser desembolsado, se for fazer compras, se optar por bons restaurantes ou as despesas básicas com transporte, acomodações, passeios. Este quadro geral ajuda o viajante a entender melhor quanto tem disponível e quanto poderá dispensar de valores.

2. Comprar agora e pagar depois

Modelo de negócio muito comum no território brasileiro, o parcelamento de compras no cartão de crédito é algo que merece atenção quando o assunto é viagem de férias para o exterior. No Brasil, este hábito é muito comum levando os turistas brasileiros a optarem por esta mesma forma de pagamento. Nos Estados Unidos, um dos países mais visitados por turistas brasileiros, existem poucos estabelecimentos que aceitam parcelamento - neste caso é sempre bom consultar as formas de venda que cada país disponibiliza. Além disso, se informar sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa cobrada em compras ou empréstimos realizados no exterior, ajuda a programar melhor a viagem e evitar sustos na fatura.

 

3. Fique atento a alta de taxas e mudanças cambiais

A alta nos custos operacionais das viagens aéreas, como por exemplo o combustível, tem elevado principalmente o valor das passagens. Por isso, uma alternativa para quem está em busca de bons preços é acompanhar os sites e aplicativos das companhias aéreas e portais de buscas por voos, por algumas semanas. Isso serve para entender a variação de valores das passagens e também de hospedagens. Para as viagens internacionais, o câmbio para moeda local entra nessa equação como um fator de destaque. Por isso, é bom não esquecer dele no planejamento da viagem.


4. Escolher as acomodações vai além das imagens
Uma boa hospedagem é o primeiro passo para não perder dinheiro ou o humor. Independente da categoria escolhida - econômica, intermediária ou luxo - o importante é pensar no que cada uma destas opções oferecem. Valores adicionais ou incorretos são surpresas que podem ser evitadas. Quem nunca se deparou com acomodações com especificações parecidas, mas com valores diferentes? Cuidado também com as taxas do tipo “resort”. São adicionais pagas no check-in, mas é possível pagá-las antes de viajar e parcelar. Duas dicas importantes: confie sua viagem a profissionais e consulte a classificação do hotel feita por outros hóspedes. Vale ter atenção para as reclamações sobre quartos, andares ou alas específicas.
 

5. Lupa nas letras miúdas

Com destino e hospedagens definidos, o próximo passo é a reserva do local escolhido. Esse momento merece maior atenção, principalmente com as letras miúdas ao final do documento. Confirme se a tarifa escolhida está alinhada a sua expectativa e cheque as regras de remarcação e cancelamento: elas podem trazer surpresas não tão agradáveis para o viajante.

 

Também é bom avaliar se a configuração de quarto para quatro pessoas, por exemplo, acomoda realmente quatro pessoas. Muitas vezes o hotel confirma, mas o quarto tem apenas uma cama de casal. Outra dica importante, para não ter problemas, é ler o termo de uso dos serviços de hospedagem e recorrer ao FAQ do hotel para entender ou esclarecer dúvidas.

6. Atenção aos cancelamentos de voos, passeios e reservas de hotel

Em caso de as empresas aéreas cancelarem os voos, os passageiros têm direito a escolher entre reacomodação e reembolso integral do valor pago. Já no caso do passageiro desistir, cabe à empresa cobrar as multas previstas no contrato para o reembolso. Os cancelamentos também valem para passeios e atrações culturais que envolvam, por exemplo, questões climáticas. A chave para uma viagem segura é você entender seus limites e suas condições na hora de negociar esses detalhes. De qualquer forma, ter um consultor de turismo do seu lado nessa hora ajuda na busca das melhores soluções. Além de eles já terem muita experiência, há a vantagem de oferecerem valores competitivos e plataformas e contatos exclusivos.

 

A PinX oferece consultores experientes quando o assunto é viagem de férias. Para Duda Guerra, co-fundador da PinX, “as vantagens de se ter um profissional ao lado nessa hora vão desde conseguir preços exclusivos, por conta das ferramentas, relacionamento e negociações especiais, até para ajudar a navegar pelas letras miúdas e tarifas ocultas. Importante também a experiência desses profissionais para o apoio com as documentações necessárias como vistos, vacinas e seguros obrigatórios. A tecnologia da nossa plataforma acelera e torna todo o processo de planejamento muito mais inteligente, mas no final, nada como o consultor de viagem para criar uma experiência única e memorável”


Sobre a PinX

Nascida em 2019, a PinX é uma travel tech pioneira em oferecer viagens de turismo por meio de assinatura via benefício corporativo. Com uso massivo de tecnologia para acelerar e baratear o planejamento e consultores para fechar os pacotes, a PinX deu um passo significativo para resolver os maiores obstáculos para essas viagens: dinheiro, tempo e conhecimento.

Postar um comentário

0 Comentários