Tenor Jean William conta trajetória de vida em “O Resumo da Ópera”


Lançado pela Editora Letramento, livro foi escrito pelo jornalista Elcio C. Padovez

 

 

O tenor Jean William coleciona fatos marcantes em sua trajetória. As apresentações para quatro presidentes da República no Brasil e diante do Papa Francisco durante a XVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2013, foram, sem dúvidas, alguns deles. Mas o caminho percorrido não foi fácil.

Histórias e curiosidades sobre a vida do cantor podem ser lidas em "O Resumo da Ópera -- Como Jean William cresceu e venceu pela música", livro escrito pelo jornalista Elcio C. Padovez e lançado pela Editora Letramento. Na obra, estão reunidas as memórias, alegrias, mas também as tristezas como o preconceito racial e até uma depressão que enfrentou em 2018 no mais completo levantamento já feito sobre a vida e obra do artista.

Nascido no interior de São Paulo, em uma família pobre e preta, Jean teve como grande inspiração seu avô materno, Joaquim, que lhe ensinou os primeiros acordes. Após apresentações em igrejas, bandas de rock e até funerais, obteve grande reconhecimento ao se tornar o tenor solista da Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP, sob a regência de João Carlos Martins. Isso, após uma apresentação no apartamento do maestro, em 2009. A partir daí, viu sua carreira se consolidar e ganhou o mundo.

Jean, hoje com 36 anos, diz que não esperava ter um livro biográfico. Ele sabe que as pessoas quando leem uma obra desse gênero esperam somente histórias positivas de alguém vitorioso. Ele, porém, deseja que o leitor veja ali uma pessoa que está expondo as suas vulnerabilidades e, mais ainda, mostrando a sua própria humanidade.

“O foco principal desse livro certamente é a minha vivência na música. Eu quero que fique bem claro que a música na minha vida é esse instrumento de transformação. Ela transformou a minha vida em todos os âmbitos, desde o profissional socioeconômico até a minha relação interpessoal. A música é esse grande conversor, esse grande guia de transformação”, ressalta Jean William.

O livro, com 160 páginas, está dividido em dois atos (capítulos um a quatro e capítulos cinco a oito), além do bis, que propõe, por meio de pesquisas, documentos e depoimentos, reconstituir as histórias da vida pessoal e profissional de Jean.

Elcio conta que levou seis três anos para concluir a obra, que além das histórias, conta também com depoimentos de pessoas que fazem parte da vida de Jean e do Brasil. “É uma grande alegria poder contar a história desse grande artista, que é uma pessoa que tem uma história incrível. Os leitores, realmente como em uma ópera, vão rir e chorar. São histórias surpreendentes de vitórias, derrotas, alegrias e muitas curiosidades da vida dele”, diz.

 

Serviço

“O Resumo da Ópera -- Como Jean William cresceu e venceu pela música”

Editora Letramento

Lançamento: 26/05

Pré-venda


 

 


Postar um comentário

0 Comentários