Qual a relação entre dependência emocional e o uso de drogas?


Especialista dá 5 dias de como se livrar desse comportamento que anula a sua personalidade

 

Fatores de dependência estão ligados ao olhar sobre si mesmo e ao entendimento do papel que as outras pessoas têm na sua vida (Crédito: Unsplash)

 

De acordo com o Google Trends, a busca pela expressão “dependência emocional” aumentou 79% em 2022, comparado ao mesmo período de 2021. Lidar com essa subordinação emocional já era um desafio em tempos de amores líquidos, expressão cunhada pelo sociólogo Zygmunt Bauman e, com a pandemia, se intensificou. Afinal, com o isolamento, o índice de depressão cresceu 25% no mundo todo (Dado da respeitada revista científica The Lancet), e fez com que as pessoas se preocupassem e buscassem cada vez mais saídas para recuperar suas próprias identidades, seja com terapia, Limpeza Espiritual, e outras alternativas para melhorar a saúde mental.


 

A dependência emocional é como uso de drogas 


 

Quando o dependente está perto do objeto, ele se sente satisfeito, porém, além do sentimento de satisfação há uma ansiedade exacerbada. Afinal, partes do cérebro de dependência são ativadas, não é uma zona saudável, e sim um vício como qualquer outro. Ao alimentar esse vício, alguns hormônios neurotransmissores ligados ao prazer são liberados. Quando essa necessidade não é satisfeita, o dependente emocional tende a desenvolver crises de abstinência, o que se reflete em insegurança e falta de identidade e até a vontade própria é prejudicada.

 

“Para essas pessoas, é difícil pôr limites em si e no outro. Pensam em satisfazer o desejo e o vício, e passam a perder o contato com os próprios sentimentos, carências, necessidades e desejos, limitando-os à pessoa amada. Ela perde o brilho em detrimento da subordinação emocional, como se pegasse os olhos do outro emprestado e passasse a enxergar a vida por meio deles”, explica Maicon Paiva, especialista em relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar.


 

Por que a dependência emocional acontece?


 

O ser humano é um ser social, logo sente a necessidade de pertencer a um grupo, de ser aceito, ter amigos ou se sentir valorizado com certo exagero diante da pessoa amada, que é o mais comum.

 

Há diversos fatores que podem levar alguém a se tornar um dependente emocional. Porém, todos eles estão intimamente ligados não apenas ao olhar sobre si mesmo, mas também ao entendimento do papel que as outras pessoas têm na sua vida, passando a não sentir mais a necessidade de pertencer à sociedade, mas, sim, de viver uma vida por meio da pessoa com a qual foi criada a dependência.

 

“A noção de individualidade da pessoa acometida por essa característica sempre depende de algo que está além dela. O dependente emocional coloca o outro no centro da sua vida, que só tem sentido se for vivida através daquela outra pessoa”, conclui Maicon Paiva, do Espaço Recomeçar.


 

Maicon Paiva, fundador do Espaço Recomeçar e que já ajudou mais de 35 mil pessoas, cita 5 sinais de que você possui dependência emocional:


 

1. O amor romântico como centro da vida

Crença de que o amor romântico vai resolver todos os problemas da sua vida, colocando-o no centro. Você não enxerga vida sem a pessoa amada.

 

2. Desapontamentos constantes nas relações românticas

Sentimento constante de desapontamento com os relacionamentos, um após o outro, fazendo a pessoa buscar por um amor perfeito que não existe;


3. Autoestima no externo

Busca pela autoestima em coisas que estão no exterior e necessidade de aceitação e de se sentir amado por todos(a);

 

4. Controle excessivo

Controle das pessoas e situações de forma possessiva e medo constante de ser abandonado(a).

 

5. Sensação de solidão constante

Sensação de solidão, principalmente longe do amado(a). É comum ter perda de sono, apetite, e até não conseguir exercer as atividades do dia a dia.


 

Para te ajudar nesse processo de enxergar a dependência emocional busque um terapeuta e cuide do seu lado espiritual. Após a identificação do problema, ferramentas como a Limpeza Espiritual e Consulta Espiritual são importantes. Na Casa Espiritual Espaço Recomeçar, que já atua na área há mais de 20 anos, a Limpeza Espiritual retira de você toda carga negativa e pesada, transformando-a em energia boa e fazendo com que se sinta leveza no seu relacionamento.


 

Sobre o Espaço Recomeçar

Desde 2002, o Espaço Recomeçar auxilia pessoas através de trabalhos espirituais. Seu fundador Maicon Paiva é um renomado espiritualista paulistano e sentiu a necessidade de auxiliar as pessoas em suas vidas, seguindo a tradição da leitura de búzios e tarô, ele e sua equipe auxiliam com limpezas espirituais e amarrações amorosas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já auxiliou mais de 35 mil pessoas e está aberto para receber você! Confira nossos serviços através do site, clicando aqui!

Postar um comentário

0 Comentários