Por que quase metade dos brasileiros com 15 a 29 anos querem ter experiência fora do país?


De acordo com a Belta (Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil), estabilidade financeira e melhores condições de vida estão entre os principais motivos pela vivência no exterior

 

Canadá, de acordo com o Índice de Marcas Nacionais Anholt-Ipsos 2021, foi eleito o melhor país do mundo para ter a vivência no exterior (Crédito: Unsplash)

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas. O dia do jovem, comemorado dia 13 de abril, fomenta as discussões sobre o caminho do futuro da nossa sociedade e como a faixa etária se conecta às transformações tecnológicas e exigências do mercado de trabalho. É dentro dessa narrativa que muitos brasileiros pensam em buscar experiências em outros países.

 

47% dos jovens, de 15 a 29 anos, pensam em vivenciar uma experiência no exterior para conquistar independência e ter melhores condições de vida ao retornar ao Brasil, de acordo com o Atlas das Juventudes e de novos estudos da FGV Social. O desejo dos jovens em vivenciar uma experiência no exterior é válido para o mercado de trabalho brasileiro. Afinal, com o intercâmbio esse indivíduo retorna mais confiante, focado, e com muita resiliência. Qualidades importantes para crescer na carreira.

 

De acordo com a Belta(Associação de Agências de Intercâmbio), 38% das buscas por intercâmbio em 2021 foram para curso de Idioma com trabalho temporário. “É muito comum, hoje, encontrar um jovem que já saiba qual país quer fazer um intercâmbio. Os jovens já conseguem identificar os melhores destinos e qual o emprego que paga melhor. Em março e abril de 2022, as vendas cresceram 100% com relação a o mesmo período de 2021. A expectativa de crescimento em 2022, em função da redução do câmbio, agora em abril, é de 30% em comparação a dezembro de 2021 e janeiro deste ano”, explica Alexandre Argenta, presidente da Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil, a Belta.

 

Dentre 60 mil entrevistados em mais de 60 países, o Canadá foi eleito o melhor país em termos de governança, pessoas e investimento. O ranking, realizado pela Nation Brands Index, mediu a reputação de nações em todo o mundo que foi divulgado no Índice de Marcas Nacionais Anholt-Ipsos, no ano passado. O estudo, de maneira geral, aponta a capacidade de uma nação em atrair estudantes internacionais. Qualidade de vida e o ambiente de negócios também são observados pela pesquisa, e o país entrega ambos aos cidadãos.

 

Para Alexandre Argenta, o intercambista consegue ter a segurança necessária quando fecha o seu pacote de intercâmbio com agências que têm o Selo Belta. “A associação possui uma criteriosa seleção entre as agências que, para conseguir o Selo, passam por análises como requisitos técnicos, econômico-financeiros e éticos, garantindo a qualidade da prestação do serviço”, ressalta Argenta, presidente da BELTA.

 

O sonho do jovem não pode se tornar uma experiência frustrante, e é justamente nesse contexto que a Associação qualifica as agências com idoneidade e comprometimento, checando a "saúde financeira" dessas agências periodicamente.

 

Para que a sua viagem tenha a garantia de qualidade e segurança, planeje o seu pacote de intercâmbio com agências com Selo Belta. Saiba mais, aqui!

 

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta -- Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio -- tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 550 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

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