O Derby de Valência: um jogo com mais de 100 anos de história


 

 

São Paulo, 29 de Abril de 2022 - A cidade de Valência tem um clássico especial entre Valencia e Levante, que se tornou nos últimos anos uma das maiores rivalidades locais do futebol espanhol. Este Derby de Valência, também conhecido como 'Derby do Turia', por conta do rio que atravessa o centro da terceira maior cidade da Espanha, realmente ganhou força nas últimas décadas, já que o Levante se estabeleceu na LaLiga Santander, mesmo com todas as controvérsias.

 

Los Granotas, na verdade, antecedem seus rivais locais em uma década, já que o Levante jogou seu primeiro jogo em 1909, enquanto ainda era sediado no bairro litorâneo de El Cabanyal da cidade. O Valencia chegou então em 1919, mais próximo do centro, com o primeiro derby oficial a ser disputado no ano seguinte no Campeonato Regional Valenciano.

 

Quando a LaLiga começou em 1928/29, o Valencia começou na segunda divisão, subindo para a primeira divisão em apenas três temporadas. O Los Che rapidamente se estabeleceu como um dos maiores clubes da Espanha, conquistando o primeiro título da LaLiga Santander em 1941/42 e mais dois nos cinco anos seguintes.

 

Entretanto, depois de se fundir com o vizinho Gimnastico em 1939, o Levante atingiu a segunda divisão em 1945/46 e subiu à primeira divisão em 1963. Isso significa que o primeiro Derby de Valência da LaLiga aconteceu no Mestalla em 28 de setembro 1963, com a equipe da casa vencendo por 5 a 3, o jogo com maior marcador até hoje. O Levante vingou-se no mês de janeiro seguinte, com uma vitória por 1x0 em casa, no Estádio de Vallejo.

 

O Levante voltou às divisões inferiores e conquistou a liderança nos campeonatos em 1970/71, 2001/02 e 2003/04. Mas a promoção para a LaLiga Santander em 2004/05 levou a equipe historicamente menor a realmente se estabelecer no nível mais alto, passando 14 das últimas 18 temporadas na LaLiga Santander.

 

O Derby de Valência é agora um jogo regular no calendário da cidade, e o Valencia teve muitas vezes a vantagem, mas nunca conseguiu vencer em casa e fora na mesma temporada. A vitória do Los Che por 5x1 em 2007/08 no atual Estadi Ciutat de València do Levante - graças a um hat-trick de David Villa - continua a ser a maior margem de vitória de ambas as equipes.

 

A vitória do Levante por 4x2 em 2006/07 é a sua maior vitória sobre os vizinhos. O Los Granotas nunca venceu um jogo da LaLiga Santander no Mestalla, mas o empate sem gols alcançado na última rodada de 2010/11 foi muito comemorado, pois o salvou do rebaixamento.

 

Esses encontros regulares também aumentaram as chances de controvérsias e incidentes. Um 'gol fantasma' do atacante Miguel Ángel Ferrer Martínez do Valencia, conhecido como Mista, em janeiro de 2005, ainda é debatido hoje, enquanto os torcedores do Levante não se lembram de um impedimento apertado, já que Juan Mata, do Valencia, marcou o gol da vitória do derby em 2011.

 

O movimento entre os dois lados não é incomum. Na verdade, quase 100 jogadores representaram os dois clubes ao longo das décadas, como o lendário atacante holandês Faas Wilkes lembrado com carinho pelos gols marcados para cada um na década de 1960. O atacante montenegrino Predrag Mijatović também jogou pelos dois lados da virada do século, intercalando uma passagem pelo Real Madrid. Mais recentemente, Lucas Orbán, Vicente Rodriguez, Juanfran Garcia, Asier del Horno e Javier Farinos vestiram as cores branca e preta do Valencia e as cores azul e vermelho do Levante. Mais recentemente, os atuais jogadores do Levante Rubén Vezo, Roger Martí e Roberto Soldado passaram algum tempo nos elencos do Valencia.

 

Assista à rodada de LaLiga Santander nos Canais Esportivos do Grupo Disney e na plataforma de streaming Star+!

 

Não é só Futebol. É LaLiga.

#PlayLaLigaSantander


 

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga

Postar um comentário

0 Comentários