Equipe catarinense fatura o Revezamento Volta à Ilha 2022

 


Monstro F3, de Tubarão, comemora o título de campeã geral da 25ª edição, realizada no sábado (9), e ainda vibra com equipe feminina - Fotos: Foco Radical/Volta à Ilha

Florianópolis, 10 de abril de 2022 - Florianópolis se pintou de suas melhores cores para receber novamente o Revezamento Volta à Ilha, realizado neste sábado (9). Céu e mar azuis, o amarelado das areias das praias e o verde de matas e morros foram o cenário dos 140 km ao redor da Ilha da Magia para 3,6 mil atletas. Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia, a 25ª edição da corrida por equipes mais admirada do Brasil testou o fôlego dos participantes, seja pelas paisagens, seja pela superação. A melhor foi a equipe Monstro F3, de Tubarão (SC), campeã geral da prova.


O grupo foi o mais rápido entre as mais de 400 equipes ou duplas que participaram do desafio dividido em 19 trechos, das variadas distâncias, terrenos e dificuldades. A Monstro F3 completou os 140 km em 9h09m07. Comemoração dupla na arena no Trapiche na Beira-Mar Norte, por conta do título também na categoria feminina. Com meninas da mesma cidade, a equipe F3 Woman completou o percurso em 11h21m59. 


Alegria dos vencedores e também de todos os corredores, que aguardaram desde 2019, quando da edição anterior, para reencontrar a maior corrida de revezamento da América Latina. Felicidade também de Carlos Roberto Duarte, realizador e diretor-geral do Revezamento Volta à Ilha. 


“Cada momento em que nos aproximávamos da prova ficava cada vez melhor para que a 25ª edição fosse tão marcante tanto para nós, da organização, quanto para os atletas. Por tudo que aconteceu desde 2020, certamente esta edição será inesquecível para todos nós”, resume Duarte, que correu um dos trechos do percurso, como tradicional faz a cada edição. 


O próximo Revezamento Volta à Ilha será realizado em 15 de abril de 2023. As equipes participantes da  25ª edição têm vaga garantida e, portanto, preferência para a inscrição. 


Volta completa na Ilha

Ainda era noite quando os primeiros atletas iniciaram o percurso de 140 km ao redor da Ilha de Santa Catarina. Às 4h15min começaram as largadas no Trapiche da Beira-Mar Norte. Enquanto aconteciam a cada 15 minutos, conforme categoria, o amanhecer de sábado deu os primeiros sinais de um dia lindo em Florianópolis. Assim largaram as equipes da categoria Aberta Elite, às 7h30min. 


Com praticamente um terço de prova, já na praia de Jurerê, ao completar 6 dos 19 trechos, a equipe Monstro F3, de Tubarão (SC), tinha a dianteira com boa vantagem para as demais da categoria. Por volta das 11h, as equipes que disputavam os troféus (duplas, aberta e veteranas) se depararam com um dos momentos mais críticos do percurso: trilhas enlameadas e as praias do Norte da Ilha ao sentido sul. Ainda que as chuvas nos dias que antecederam o Volta à Ilha tenham contribuído para deixar a areia menos fofa, o terreno pesado e o sol exigiram um pouco mais de todos os atletas que encararam os trechos até a Praia dos Açores. 


Neste posto de troca, o fim do trecho 15, a liderança na categoria elite continuava com a equipe de Tubarão (SC), com larga vantagem para a Istepôs, de Florianópolis. Era o começo da tarde e restavam quase 38 quilômetros - e o Morro do Sertão, o trecho mais difícil - quando o clima de expectativa tomou conta da arena de chegada, na Beira-Mar Norte. Às 16h21 a primeira equipe cruzou a linha. Formado por atletas de Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, a Amigos do Freire Jovens, que largou às 6h15min na categoria Aberta Mista, abriu as comemorações após 09h54m09 de prova.  


“A gente veio na frente do percurso e no finalzinho soubemos que havia uma equipe correndo próxima. Então, fizemos um esforço para aumentar a vantagem e chegar na frente”, conta o atleta Caio Lima, que participou do revezamento como atleta pela primeira vez. “Um dos melhores revezamentos que já participei, muito bom em organização. É uma experiência que vou recomendar para todos os atletas”, disse, instantes depois de concluir a prova. 


Depois da chegada de outras equipes da categoria Aberta Mista, o Revezamento Volta à Ilha 2022 conheceu seus campeões. A Monstro F3 celebrou bastante a conquista de ponta a ponta para ficar com o troféu máximo da corrida mais admirada do Brasil. E ainda esperou por algum tempo a chegada da equipe feminina F3 Woman, também de Tubarão para, juntos, comemorarem suas conquistas. 


“Tivemos algumas vitórias e outras frustrações em edições anteriores. Para esta, planejamos duas equipes, uma na Elite e outra na Aberta Feminina, para nos esforçar um pouco mais e tentar alcançar o título nas duas categorias. Ficamos satisfeitos e felizes, não só por causa do desempenho, mas também porque somos amigos e fazemos um esforço para estar aqui, somos amantes do esporte”, contou Felipe Costa da Silva, atleta campeão pela Elite e treinador das atletas que venceram no feminino. 


Resultados Revezamento Volta à Ilha 2022


Campeão geral: Monstro F3 - Tubarão (SC) - 9h09m07

1° lugar Cat. Aberta Elite - Istepô - Florianópolis (SC) - 10h50m32

1° lugar Cat. Aberta Mista - Amigos do Freire Jovens - PR, RS e RJ - 9h54m09

1° lugar Cat. Feminina - F3 Woman - Tubarão (SC) - 11h21m59

1° lugar Cat. Veterana 40 - Amigos do Freire Cascudos - PR, RS e RJ - 9h57m58

1° lugar Cat. Veterana 50 - Os Velhotes 50 - São Paulo (SC) - 10h30m07

1° lugar Cat. Veterana 60 - Chão do Aterro - Rio de Janeiro (RJ) - 13h07m50

1° lugar Cat. Veterana Mista - Assessocor Veterana - São José dos Pinhais (PR) - 10h30m07

1° lugar Cat. Dupla Masculina - Equipe Atletismo Lages - Lages (SC) - 11h48m03

1° lugar Cat. Dupla Mista - AABB/Morone - São Paulo (SP) - 14h57m47




 
 

Postar um comentário

0 Comentários