EPS contribui para economizar energia em sistemas refrigerados e ambientes empresariais

 

Crédito: Divulgação

Mesmo com fim da bandeira de escassez hídrica anunciada para este mês, contas de luz continuarão representando custos significativos para a indústria e comércio

São Paulo, 25 de abril de 2022 – Com a constante variação nas contas de energia por conta da escassez hídrica, projetistas de ambientes que englobam a cadeia fria optam por soluções que reduzem custos operacionais, contribuindo de forma estratégica para o andamento dos negócios. Mesmo com fim da bandeira de escassez hídrica anunciada para este mês, as contas de luz continuarão representando custos significativos para a indústria e comércio. Neste cenário, nas câmaras frias e painéis isotérmicos, o poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido como ‘isopor’, é uma opção que se destaca devido à sua resistência térmica, leveza e durabilidade.


“Apesar de seu uso não ser obrigatório em câmaras frias, o EPS contribui para manter a temperatura do ambiente adequada, exigindo menos esforço do equipamento e contribuindo para a conservação dos produtos armazenados”, comenta Karen Peroni, engenheira do Grupo Isorecort. Podendo ser utilizado tanto nas paredes quanto no piso, sua instalação deve observar as demais características da câmara fria, como a quantidade de produtos armazenados por metro quadrado, a diferença de temperatura entre os ambientes interno e externo, além da adoção de boas práticas para a conservação da temperatura, como não deixar a porta da câmara frigorífica aberta e a não obstrução da saída de ar dos evaporadores, para a melhor economia de energia e o melhor desempenho do equipamento.


O uso do EPS para sistemas refrigerados ajuda ainda a diminuir os custos com reparo, manutenção e acidentes, conferindo aumento na produtividade e desempenho dos equipamentos. Visando também garantir o isolamento térmico em ambientes comuns, como em salas e escritórios, a instalação de painéis isotérmicos nas paredes ajuda a garantir o conforto térmico, reduzindo o período de uso do ar condicionado.


Características do EPS


“No caso das câmaras frias, por exemplo, que funcionam como uma grande geladeira, o EPS isola toda a área interna do meio externo, explica Karen. “Isso acontece principalmente por conta da composição do material, que tem apenas 2% de matéria-prima e 98% de ar, possui baixa condutibilidade de calor e é um ótimo isolante térmico”, afirma.


Também utilizado para o isolamento térmico de tubulações, dutos de ar condicionado e equipamentos industriais que operam sob temperaturas reduzidas, a densidade específica do EPS varia conforme o projeto. Com diferentes modelos para a refrigeração de ambientes e tubulações, as placas para painéis isotérmicos, as portas termoacústicas e as calhas de isolamento térmico oferecem custo-benefício aos projetos.


Atóxico e livre de gases CFC, o EPS confere proteção mecânica à instalação, é inerte, ou seja, não se deteriora na presença de água, não mofa, é 100% reciclável e reaproveitável. Além disso, tanto as calhas em EPS como a linha de placas para fabricação de painéis isotérmicos e portas termoacústicas podem ser produzidas com encaixes macho-fêmea, permitindo maior assertividade e agilidade nas montagens. 


Sobre o Grupo Isorecort – Um dos principais transformadores de EPS (isopor) do país. É líder de mercado no segmento da construção civil e no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais. Fundado há mais de 15 anos, está presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, o Grupo integra diversas entidades que visam ao desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), além de ser a única empresa do segmento a ser membro do GBC Brasil (Green Building Council – Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.  

Placas em EPS para refrigeração - Crédito: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários