Diplomacia: quais os caminhos e formações para trabalhar na profissão?


Conheça a área que estimula as relações entre Brasil e outros países, dentre outras funcionalidades


 

Saber negociar e projetar, da melhor forma possível, a imagem de seu país lá fora é uma das principais funcionalidades da profissão (Crédito: Unsplash)

 

20 de abril foi comemorado o Dia do Diplomata. A profissão é de extrema importância para gerar diálogo, pontes e conexões entre países. Os profissionais dessa área representam suas nações nas mais diversas necessidades e buscam favorecer os interesses do seu país no exterior em termos de representação, negociação e informação. “Em caso de intercâmbio no exterior, além do apoio do Consulado ou Embaixada Brasileira, através dos diplomatas, a pessoa também tem acesso aos colaboradores associados à Belta, que também dará suporte aos brasileiros”, explicou Alexandre Argenta, presidente da Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil - Belta.

 

De acordo com Ministério de Relações Exteriores, em abril de 2022, o Brasil apresenta um quadro de 1540 diplomatas, sendo 1184 homens e 356 mulheres. Com interesse na diversificação do perfil do diplomata, a ADB (Associação dos Diplomatas Brasileiros) pretende mapear no Brasil, até o final deste ano, a diversidade na carreira em aspectos como gênero, raça e orientação sexual.

 

“A falta do profissional torna qualquer país isolado de todo o resto do mundo. É incontestável a necessidade do diplomata no fortalecimento e crescimento da nação a qual representa. Cultivando boas relações, o profissional tende a ter mais facilidade nas negociações, e com isso a imagem do país passa a ser apresentada de acordo com o seu comportamento, mediando possíveis conflitos e servindo de orientador para outros brasileiros que moram no exterior”, explicou o porta-voz da Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil - Belta.

 

 

Quais os requisitos mínimos para entrar na profissão?

  • Ser maior de idade (ter mais de 18 anos);
  • Ter nacionalidade brasileira comprovada;
  • Estar em dia com os compromissos eleitorais e militares;
  • Ter aptidão física e psicológica para o exercício da profissão;
  • Ser graduado em qualquer curso superior.

 

Não há curso ou graduação específicos para se tornar um(a) diplomata. E apesar de nenhum tipo de graduação se sobressair às demais, o curso de Relações Internacionais contribui muito no planejamento e execução de estratégias de internacionalização, função indispensável para o(a) diplomata. Depois de estar dentro de todos os requisitos listados acima, o próximo passo é prestar o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, também conhecido como CACD.

 

Uma das indicações para quem vai prestar o concurso é fazer intercâmbios. Dessa forma, o aluno conseguirá ter contado com outros idiomas de forma imersiva, conseguindo se preparar com mais assertividade para as questões de língua estrangeira. Em março e abril de 2022, as vendas de intercâmbio cresceram 100% com relação a o mesmo período de 2021. Neste mês de abril, em função da redução do câmbio, houve um crescimento de 30% em comparação a dezembro de 2021 e janeiro deste ano.

 

“2022 é o ano que está concretizando a volta dos programas de intercâmbio. As fronteiras estão abrindo as portas, o mercado está sendo aquecido e as expectativas de crescimento para o ano são grandes”, conclui Argenta.

 

 

Em caso de dúvidas sobre como receber suporte durante seu intercâmbio, além do apoio do diplomata, procure a Belta!

 

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta -- Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio -- tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Postar um comentário

0 Comentários