Conheça os 8Ps do Marketing Digital: o novo mix do marketing





Os 8Ps do Marketing Digital trazem um novo conceito para as estratégias de marketing, e todo o profissional da área e gestor precisa conhecer um pouco sobre esse assunto.

Pessoas que se formam em marketing ou até mesmo que fazem um curso na área conhecem muito bem o mix de marketing, formado pelos 4Ps. No entanto, essa questão evoluiu e atualmente surgiram novos elementos para essa composição.

Muito se lê sobre o valor trazido pelo mix de marketing, mas este não se limita apenas ao marketing em si, como também retrata o negócio de maneira geral.

O mercado moderno já mostrou várias vezes que o mundo está cada vez mais competitivo, por essa razão, as empresas precisam se reinventar para se manterem ativas e atraentes ao público.

Isso implica em saber como mostrar o produto ou serviço corretamente para o mercado e impactar os consumidores, despertando seu interesse.

Consequentemente, a companhia consegue vender mais, o público será mais receptivo, ela será capaz de resolver os problemas da persona e ainda vai se conectar com os consumidores.

Neste artigo, vamos explicar os 4Ps, mostrar quais são os novos elementos do mix de marketing, além de apresentar quando utilizar os 8Ps do Marketing Digital. Confira!

Entenda os 4Ps de marketing

Os 4Ps de marketing fazem parte de um conceito conhecido como mix de marketing ou Composto de Marketing.

Eles são fundamentais em qualquer estratégia, por isso, se quiser fazer o investimento valer a pena, precisa conhecer bem esse conceito. Os 4Ps de marketing são:

  • Preço;

  • Produto;

  • Praça;

  • Promoção.

Preço é o quanto uma loja de vestido de noiva plus size vai cobrar pelo seu produto ao cliente. Mas o Preço não se refere apenas ao valor monetário, mas também ao valor agregado que é percebido pelos consumidores.

A companhia precisa saber o quanto investe na produção, dentre outros fatores que vão pesar na precificação final.

O Produto é aquilo que se vende, considerando seu conceito, as funções que desempenham, suas características físicas, como pode ser usado e seu nome.

Praça é o modo como o produto será disponibilizado no mercado, ou seja, a maneira como ele chega até os clientes e o cliente chega até a marca.

Para escolher os canais de distribuição do produto, é muito importante saber onde o público mora, o tipo de estabelecimento onde costumam comprar, se preferem adquirir pela internet, entre outras particularidades.

Por fim, a Promoção é o modo como a solução é promovida, ou seja, de que maneira ela vai chegar ao conhecimento dos consumidores.

Para saber como promover seus serviços, uma empresa de entrega de bateria deve observar os canais de consumo de seu público, pontos de venda e outros meios que podem ajudar a divulgar sua marca.

Quais são os novos 4Ps?

Mais 4 novos elementos foram adicionados ao mix de marketing, sendo Pessoas, Processos, Posicionamento e Performance.

Saber onde divulgar a marca e de que maneira ela vai chegar ao público envolve o estudo do comportamento da persona. Afinal, falar sobre Pessoas é crucial para qualquer negócio.

De nada adianta se comunicar com o público se no momento em que as pessoas decidem adquirir o produto ou serviço, elas não são bem atendidas.

Esse elemento deixa clara a importância de receber bem o consumidor, ouvir suas necessidades e assim encontrar uma boa solução para ele. Em outras palavras, é demonstrar empatia para com o público.

Isso requer a contratação das pessoas certas, bem como seu treinamento, capacitação e motivação para que possam atender bem os clientes.

Os Processos são um item que se relaciona ao fluxo de trabalho, metodologia e procedimentos que precisam ser usados pela corporação.

É necessário saber atender o cliente, encantá-lo e proporcionar uma experiência positiva para ele. Todo tipo de empresa, como uma pizzaria que oferece caixa para pizza personalizada, deve pensar em maneiras de melhorar a experiência do usuário.

Os Processos não são importantes apenas para os clientes, mas também internamente. É necessário determinar quem é responsável pelo quê e orientar sobre o que deve ser feito.

É por meio dele que a companhia cria uma padronização para as suas entregas, tanto internas quanto externas.

Posicionamento, por sua vez, também pode ser conhecido como evidência física ou palpabilidade. Ele envolve a observância do ambiente onde o produto ou serviço é vendido e o modo como a empresa interage com a sociedade.

Em outras palavras, a companhia precisa prezar por seu posicionamento estratégico. Por exemplo, quem vende um produto barato e de baixo custo precisa pensar se vale a pena vender em grandes volumes.

Por outro lado, se uma empresa de serviço de cremação de corpo quer se diferenciar, pode investir em maneiras de aprimorar seu trabalho e assim cobrar um pouco mais caro.

Por fim, a Performance demonstra o sucesso que a empresa alcançou no mercado em que atua.

Para trabalhar com este P, primeiro é necessário definir os indicadores de desempenho, que vão ajudar a empresa a mensurar o que está sendo avaliado dentro de um tempo.

Essa avaliação é importante para saber se o negócio é capaz de alcançar seus objetivos e garantir o sucesso dos outros 7Ps. Eles mostram o que precisa ser feito então uma direção para o gestor.

Quando usar os 8Ps do Marketing Digital?

Os negócios que aplicam os 8Ps do marketing digital podem aprender a planejar melhor o próprio negócio.

Ao longo da definição de cada um deles, ficou claro que esse método se parece com um planejamento de negócios, fundamental e que toda companhia precisa ter.

Para uma empresa de limpeza de galpão, trata-se de uma forma de perceber que o serviço vendido por ela é a razão de sua existência.

Se ele não gera interesse genuíno e não atende às necessidades do cliente, consequentemente, as chances de vender serão muito mais baixas.

Por outro lado, usar os 8Ps é uma forma de ser mais assertivo e atuar de maneira inteligente em relação às estratégias de marketing digital.

Essa prática também garante resultados melhores, excelentes lucros e outros benefícios para qualquer corporação que fizer uso dela.

Os 8Ps também podem ser usados para otimizar outras estratégias de marketing digital, como no caso do marketing de conteúdo.

Existem situações em que eles são essenciais e direcionam melhor as descobertas, abrindo caminhos e oportunidades para as organizações.

O maior exemplo são as estratégias de marketing digital, visto que ele mostra pontos de conexão com o cliente, por meio dos principais canais de comunicação, ajudando a promover a marca e aumentando suas chances de vendas.

Eles também podem ser usados durante a criação de uma empresa de instalação de ar condicionado de janela, de modo a estabelecer todos os pontos fundamentais para a sua existência.

Empreendedores que estão começando a sua carreira agora podem escolher melhor o tipo de negócio que desejam abrir. A análise desses elementos é muito rica e ajuda a resolver ações e tomar decisões relacionadas ao negócio.

Eles costumam ser dispostos dentro de diferentes estratégias, portanto, sua aplicação fica a critério dos utilizadores. De qualquer forma, os resultados mostram que a metodologia é completa e segura.

Um fabricante de bloqueador de sinal gps veicular pode aplicar os 8Ps em diferentes sentidos e propostas, com base em uma análise robusta e informações ricas provenientes das empresas.

Analisar e utilizar os 8Ps traz mais compreensão sobre o negócio, independentemente de seu tamanho ou segmento, visto que considera vários pontos, considerando o cliente, o mercado, o que é oferecido, estratégias de comunicação e as ações.

Outras estratégias não são capazes de trazer resultados tão promissores e compreensões tão aprofundadas, e tão pouco são práticas e rápidas como o mix de marketing.

Algo que destaca a sua importância é o fato de que a empresa consegue acessar dados e informações capazes de melhorar consideravelmente o negócio e potencializar os resultados.

Ao usá-los, um negócio que realiza aluguel de microônibus com motorista passa a tomar decisões bem embasadas e cria estratégias que realmente ajudem a alcançar os objetivos almejados.

Não se pode negar que esse mix de marketing mais completo também melhora a produtividade das equipes profissionais, tendo em vista que os colaboradores terão mais informações sobre o produto e a companhia em si.

Considerações finais

Os 8Ps do marketing digital representam um conjunto de tudo o que forma uma companhia, considerando o seu produto, seu cliente, estratégias e ações provenientes dos colaboradores.

Eles podem ser aplicados nas estratégias de marketing, mas também para a criação de novos negócios, pois traz mais clareza em relação às ideias e mudanças que ocorrem no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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