Brasil e Portugal, dois países interligados por semelhanças culturais, econômicas, sociais e tradições


 

Além do idioma, os dois países são “nações irmãs” com diversas paridades. Relembre cinco iniciativas que marcam a união dos dois países

 

As duas nações compartilham a mesma língua e tradições, sendo parte do mundo lusófono. Pela ligação histórica entre os dois territórios, Portugal é chamada de "pátria mãe" do Brasil. Em 2021, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF atribuiu mais de um terço das novas autorizações de residência em Portugal a cidadãos brasileiros. Nunca houve tantos imigrantes no país, 580 mil, mais de 100 mil do que no ano anterior. O número de brasileiros com autorização de residência a viver em Portugal aumentou 43% de 2018 a 2019, revelam dados provisórios do SEF. Em números totais, os brasileiros chegam agora a quase 151 mil, o maior número. Em 2018 eram 105.423.

 

Para celebrar a ligação entre os dois países, em 22 de abril de 2000 foi instituído o Dia da Comunidade Luso-Brasileira. A data serve para lembrar a fraternidade entre Portugal e Brasil, por meio do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, também conhecido como "Estatuto de Igualdade", que marcou os 500 anos da chegada dos primeiros portugueses em território nacional.

 

Brasil e Portugal, devido ao contexto histórico, possuem grandes semelhanças culturais e muitas tradições que atualmente marcam o povo brasileiro, nasceram a partir da influência dos portugueses, durante o período da colonização. Além do idioma, os dois países são “nações irmãs” com diversas semelhanças. Conheça algumas iniciativas para aproximar ainda mais os dois países.

 

- Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB): criada em 1999, mas constituída em 2001, a instituição surgiu a partir da necessidade de ampliar a ação das Câmaras de Comércio Brasil -- Portugal que têm por objetivo desenvolver nos estados de atuação as relações bilaterais entre os dois países. A Federação possui o papel de apoiar as 18 Câmaras existentes no Brasil nas relações luso-brasileiras, auxiliando na afirmação do seu papel na diplomacia econômica. A sede da Federação está localizada em Fortaleza, no Ceará, e desde setembro de 2020 é presidida por Armando Abreu. Ela tem o propósito de fomentar negócios com a finalidade de incentivar empresários, empreendedores e investidores brasileiros a conhecerem todos os ecossistemas portugueses e suas inovações.
 

- Observatório de Negócios: criado com o objetivo de proporcionar, de forma mais fácil, didática e precisa, a análise sobre as exportações e importações de qualquer cidade, estado ou país, o Observatório é uma ferramenta que foi desenvolvida pela FCPCB, em parceria com a Câmara Brasil Portugal no Ceará - CBPCE e com o apoio da APSV Advogados. Os dados divulgados pelo Observatório são da plataforma BI (Business Inteligence), que compila as informações divulgadas pelo Ministério da Economia desde 1997 e faz as comparações de acordo com o filtro desejado, pois contém detalhes das relações comerciais com Portugal, inclusive com informações do comércio exterior de todos os estados brasileiros onde há Câmaras luso-brasileiras. A ferramenta possibilita também analisar o comércio-corrente entre um determinado estado e os países com os quais ele tem relações de comércio. Para conhecer as informações clique aqui. 

 

- Projeto Polytechnics International Network (PPIN): financiado pelo Governo Português, o projeto tem por objetivo criar e desenvolver uma rede de internacionalização presencial do Ensino Superior Politécnico Português (ESPP) no Brasil, por meio de uma plataforma de informação para instituições e empresas no âmbito da internacionalização, com mecanismos partilhados de sustentabilidade e eventos no âmbito da rede, internacionais e encontros nacionais de internacionalização, entre outros. O PPIN tem o apoio da FCPCB, juntamente com a Embaixada de Portugal no Brasil, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP - Portugal Global), os Institutos Superiores Politécnicos Portugueses Cávado e do AVE e a Câmara Brasil Portugal de Minas Gerais.

 

- Portugal, Negócios e Investimentos: o projeto é uma iniciativa da Federação das Câmaras Portuguesas e trata-se de um ciclo de eventos online focados na ambiência econômica das principais regiões portuguesas e seus potenciais de conexões e geração de oportunidades de negócios bilaterais com o Brasil. O projeto tem apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal - AICEP, é direcionado a empresas filiadas às 18 Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, além de investidores, empresas importadoras e exportadoras, imprensa e outros segmentos econômicos com interesse nesse mercado. O evento já apresentou o Aveiro, a região autônoma da Madeira, o Alentejo e por último as Beiras.

 

- Missões Empresariais 2022: o calendário de iniciativas é fruto da parceria da Federação com a Atlantic Hub e a No Gap Ventures, que identificaram setores estratégicos da economia e criaram um calendário de missões empresariais que tem como público-alvo os sócios da FCPCB, além de empresários, executivos, instituições parceiras governamentais e não governamentais. Até novembro de 2022, estão planejadas para acontecer 7 eventos com foco em áreas distintas, mas com o mesmo objetivo: auxiliar e estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Portugal e incentivar os brasileiros com interesse em conhecer e investir no ecossistema português e suas inovações. As missões agendadas até o momento para este ano são:
 


Para saber mais sobre as ações da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil acesse o site clicando aqui ou as redes sociais @federacaocamarasportuguesas e o facebook . Em caso de dúvidas, basta enviar mensagem para o e-mail contato@fcpcb.com.br ou ligar para (85) 3261-7423.

Postar um comentário

0 Comentários