Saiba tudo sobre logística no mercado atual


 

O mercado logístico existe desde os primórdios, quando soldados e tenentes precisavam organizar os suprimentos, armamentos e as tropas de forma assertiva durante as guerras.

Com o passar dos anos e com o aumento do comércio no mundo todo, foi necessário criar estágios e técnicas que produzissem e distribuíssem as mercadorias até a população de forma estratégica e satisfatória.

Visando promover métodos eficientes, os responsáveis pela logística empresarial precisaram investir em fases como a aquisição, a armazenagem, o transporte, a distribuição e a manutenção dos bens.

O advento da globalização, que ocorreu entre o final do século XX e o início do XXI, exigiu uma atenção redobrada das empresas, o que deu origem a novas formas de gerir os processos.

Nessa fase, as corporações começaram a implantar o método de Supply Chain Management (SCM), que significa Gestão da Cadeia de Suprimentos, que busca integrar os meios e os membros de uma cadeia de suprimento.

Fornecedores, fábrica e intermediários foram integrados para que, de forma eficiente, os consumidores fossem atendidos. Uma tática semelhante também foi aplicada nos processos de prestação de serviços.

Seja com um produto ou atendimento, como serviços de transporte de materiais para lavagem de cadeiras, é vital que uma empresa esteja atenta aos processos que entreguem o necessário a seu público, atendendo demandas e aumentando o nível de satisfação.

Conceito de mercado logístico

Nos dias de hoje, o protagonismo do cliente ganhou ainda mais força com a era do comércio eletrônico, mais conhecido como e-commerce. A união entre as lojas físicas e as virtuais aumentaram, consideravelmente, o número de vendas.

De acordo com a 44ª edição do Webshoppers, relatório sobre comércio eletrônico brasileiro, no primeiro semestre de 2021, o Brasil atingiu R$ 53,4 bilhões de vendas no e-commerce, um crescimento de 31% em relação a 2020.

Com isso, a necessidade de foco no atendimento das demandas passou a ser maior e ter como objetivo central reduzir possíveis gaps (lacunas) no processo de aquisição de um produto, considerando os seguintes tópicos:

  • Valorização dos produtos;

  • Ofertas com custos menores;

  • Padrão de qualidade;

  • Movimentação de mercadorias;

  • Transporte de cargas eficiente;

  • Controle de estoque;

  • Atendimento aos clientes e fornecedores.

Esse cuidado com os processos logísticos evita possíveis rupturas, ou seja, a ausência dos produtos na gôndola de uma loja física, no estoque online ou mesmo na entrega final.  

Para contornar essa possível situação, nos últimos tempos, a logística tem se reinventado e apostado em conceitos que também se conectam ao marketing e atendimento aos clientes.

Um exemplo disso é o Omnichannel, recurso que tem como foco a possibilidade de compra online e retirada presencial, integrando diferentes canais de comunicação e interação com a audiência.

O método tem como foco aumentar o nível se satisfação dos compradores por meio de entregas pontuais e, ao mesmo tempo, proximidade e familiaridade, transformando a marca em uma opção confiável.

Independentemente das possibilidades de realizar vendas, o transporte de produtos continua com foco no rodoviário, responsável por mais de 58% de toda a carga trafegada no país.

Segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M em março de 2021, o transporte de carga brasileiro teve um aumento de 38% em relação ao mesmo mês de 2020. 

Os processos logísticos também são responsáveis por controlar a manutenção dos automóveis que realizam esse tráfego. Portanto, precisam garantir que detalhes como bateria de caminhões, pneus e combustíveis estejam de acordo.

Esses cuidados manterão os diversos tipos de carga em segurança, sejam elas frágeis, como vidros, preciosas (jóias), perigosas (inflamáveis), frigoríficas (carnes e laticínios), vivas (animais) ou mesmo farmacêuticas, tal como medicamentos e vacinas.

É primordial que as empresas mantenham a manutenção frequente dos transportes, investindo, inclusive, em gaxeta de vedação, que é um vedador automático de sistemas hidráulicos, para controle de possíveis vazamentos de combustível.

A cada dia que passa, o mundo exige que as empresas se adequem às grandes demandas e ao comportamento dos consumidores, considerando os seguintes pontos:

  • Ampla visão de processos;

  • Controle eficiente de atividades;

  • Redução de custos;

  • Otimização de tempo;

  • Atendimento personalizado;

  • Melhoria constante.

A mudança não tem afetado somente as empresas, afinal, de acordo com o psicólogo Barry Schwartz e sua teoria conhecida como Paradoxo da Escolha, a cada dia, temos mais possibilidades de escolhas.

Como a logística influencia na rotina?

A logística está presente em tudo o que fazemos no dia a dia. Desde a pasta de dente que usamos para escovar os dentes logo após acordar, até o café que tomamos antes de sair de casa.

Esses e muitos outros produtos precisaram ser fabricados, distribuídos e entregues em uma loja, para que seja possível comprá-los e então consumi-los. Ou seja, um procedimento depende do outro.

Por exemplo, ao realizar uma faxina em nosso lar, precisamos de produtos e utensílios que nos ajudem, como uma vassoura, uma pá e um rodo para limpeza.

O mesmo pode acontecer com uma empresa que necessita contratar serviços terceirizados de limpeza. Neste caso, a primeira influência da logística está ligada às contratações dos profissionais que realizarão essa tarefa.

A segunda influência está na especificação e distribuição dos serviços que deverão ser realizados no ambiente e em toda sua mobília, incluindo a limpeza de mesas, cadeiras e demais componentes do local.

Ainda pensando na presença da limpeza e na necessidade de serviços e produtos, é possível imaginar o caso de um indivíduo que acaba de comprar um carro usado.

Por conta do orçamento reduzido, a opção foi a mais adequada ao seu bolso. Porém, alguns detalhes do automóvel ainda necessitam de ajustes, como os bancos, por exemplo.

Em busca de uma solução, ele encontrou um serviço de lavagem de estofados de carros, que promete uma limpeza que tem como finalidade aproximar a aparência do estofado a de um carro novo.

Ou seja, o processo de logística nem sempre pode estar atrelado ao controle de distribuição de um produto, mas também do processo de realização de um determinado serviço.

Neste caso, todo o caminho percorrido levou o cliente à resolução de seu problema e à satisfação, que gerou uma nova contratação de serviços para o seu carro, dessa vez, a impermeabilização de estofados automotivos.

Em contraponto à situação mencionada, existem pessoas que trocam os cuidados automobilísticos por cuidados com o lar. Isso inclui desde a limpeza até possíveis reformas, decorações e compra de mobília.

Dentro desta estatística estão as donas de casa que zelam pelo cuidado e beleza da residência. Em consequência, também precisam se preocupar com a manutenção dos ambientes e de alguns utensílios, como uma simples régua para rack.

Além da influência rotineira da logística em nossas vidas, ela ainda está presente no dia a dia profissional.

Nesse caso, é necessário providenciar um documento que atesta uma vistoria feita pelo corpo de bombeiros, visando proporcionar a segurança das pessoas contra incêndios. Para isso, é vital considerar fatores estruturais, técnicos e organizacionais.

Portanto, para atender às necessidades e se adequar ao comportamento de todo tipo de consumidor, o mercado logístico tem elaborado técnicas que proporcionam uma melhoria na vida das pessoas, trazendo facilidades e suprimentos.

Considerações finais

Ao longo dos tópicos apresentados, foi possível compreender como e quando surgiu a logística, como ela era utilizada, sua transição dos primórdios até os tempos atuais, além dos benefícios e da influência dela em nossa rotina.

Além disso, ter uma ampla visão de como o cenário econômico dos últimos anos tem influenciado o mercado logístico no Brasil e no comportamento de compra dos brasileiros é essencial.

Mesmo com a crise econômica enfrentada pelo nosso país, o cenário logístico tem tido avanços. Grande parte disso se deu pelo aumento de vendas nos canais de e-commerce.

Se por um lado os comércios de rua sofreram um déficit, o eletrônico teve um aumento significativo durante este período. Roupas, sapatos, acessórios, eletrodomésticos e até mesmo alimentos continuaram sendo vendidos.

A mudança também influenciou na forma que as empresas de laudos avcb e de diferentes nichos passaram a desenvolver suas cadeias de suprimentos e distribuição aos shoppers, ou compradores.

Todo esse cuidado também tem ligação com os meios de transporte responsáveis pela movimentação de cargas que entregam as mercadorias em varejos ou até fábricas.

As novas estratégias de marketing atreladas à logística têm sido primordiais para a melhora dos processos de entrega e chegada dos produtos até os clientes.  

Um exemplo disso é o Omnichannel, que possibilita a integração de diferentes plataformas, de modo a facilitar a compra por parte de um cliente.

Diante dessa transformação no comportamento dos consumidores, é primordial que as empresas compreendam as suas necessidades, reais aspirações e expectativas ao realizar uma compra.

As adequações, além de beneficiar os compradores, também aumentam o diferencial competitivo perante às inúmeras concorrências, principalmente no mundo virtual. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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