O guia definitivo para gestão de logística



Uma boa gestão de logística é fundamental para as empresas que querem crescer, melhorar seus resultados e aumentar a satisfação dos clientes.

A logística é um processo de execução de transporte e armazenamento de mercadorias em matéria-prima, cuidando desde sua origem até o momento em que são entregues para os consumidores.

O objetivo deste trabalho é atender as necessidades dos clientes, de maneira econômica e oportuna. Existem muitas empresas especializadas nos serviços de logística, trabalhando com fabricantes, varejistas e outros segmentos.

Algumas são tão grandes que possuem toda a infraestrutura necessária para o trabalho, como caminhões, armazéns, aviões e softwares necessários. Outras, por sua vez, cuidam apenas de algumas etapas do processo.

É comum que grandes varejistas e fabricantes cuidem de boa parte do processo logístico, mas o fato é que a maioria das organizações prefere terceirizar a função para uma empresa especializada.

Isso acontece porque é fundamental fazer uma boa gestão de logística para garantir a realização de todos os processos necessários.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de gestão de logística, apresentar um guia definitivo desse processo e mostrar os benefícios trazidos por ele.

O que é gestão de logística?

Gestão de logística nada mais é do que a administração de fluxos logísticos dentro de uma empresa, questões relacionadas às atividades de produção de mercadorias e compras de produtos, além do armazenamento e da distribuição.

Todas essas operações precisam ser realizadas cuidadosamente, pois o objetivo é aumentar a economia da corporação e fazer com que os princípios praticados estejam em conformidade com as exigências.

Por meio deles, uma empresa de motoboy consegue uma gestão enxuta de seus processos logísticos, evitando desperdícios, agilizando os resultados e aumentando a produtividade da equipe.

Mas como fazer uma boa gestão logística?

Sabendo qual é o conceito de gestão logística, fica clara a importância desse processo para as empresas, e para trabalhá-la do jeito certo, algumas dicas são:

Monitorar os transportes

O monitoramento de transportes beneficia a empresa de muitas maneiras. Isso porque é por meio desse processo que a companhia acompanha o cumprimento das rotas planejadas e verifica o status do transporte em tempo real.

Caso exista alguma ocorrência, fica fácil elaborar ações acertadas rapidamente. Também é por meio desse monitoramento que a organização controla o status do pedido para o cliente, exibe notificações proativas e avisa o consumidor com antecedência.

Ao acompanhar esse processo, a empresa identifica falhas assim que elas acontecem e consegue fazer um bom levantamento do que pode ter provocado o problema.

Administrar bem o estoque

O estoque é muito importante para a empresa e é responsável por controlar os itens disponíveis para a venda ou a quantidade de matéria-prima para a produção.

Se um fabricante de armário de aço para escritório souber administrar seu estoque, consegue evitar faltas e excessos e equilibrar as demandas, por meio de estoque mínimo.

Para fazer uma boa gestão desse setor, é necessário trabalhar com um cadastro padronizado, acompanhar o giro dos produtos, prever demandas, fazer inventário cíclicos e integrar a área de compras com a área comercial.

Acompanhar indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são recursos usados para avaliar a operação logística e usar essa ferramenta ajuda a analisar os resultados dos processos, compará-los com os objetivos do negócio e avaliar se os esforços são suficientes.

Eles também ajudam a identificar falhas processuais, e para monitorá-los, a companhia pode calcular o nível de serviço de entregas e as condições do frete de várias maneiras, como:

  • Por região;

  • Por cliente;

  • Por rota;

  • Por transporte.

Também consegue avaliar o índice de avarias e extravios, como está o atendimento de pedidos e os custos totais.

Investir em recursos tecnológicos

Um fabricante de material para reforma de lojas comerciais também deve investir em tecnologia para otimizar os processos e utilizar soluções que facilitem a rotina de alguma maneira.

São sistemas de automação, que além de automatizar os processos, também integram as atividades e setores, garantindo uma comunicação mais fluida e assertiva.

Alugar um galpão

Por fim, mas não menos importante, para fazer uma boa gestão logística, é fundamental alugar um galpão para reduzir os custos e aprimorar as operações.

É uma forma de colocar o centro de distribuição em localidades estratégicas e escaláveis, o que aumenta a movimentação de materiais e gera custos menores. Para a organização, é melhor do que manter tudo em sua estrutura.

Benefícios de uma boa gestão de logística

A logística de uma confecção de uniforme social para empresa é complexa e por isso precisa de uma gestão ativa.

Isso permite que os gestores e outros profissionais atuem de maneira mais estratégica e tenham visibilidade total de toda a cadeia.

O foco de uma boa gestão é otimizar o lado operacional e garantir um funcionamento integrado de todas as etapas. Com isso, a empresa passa a ter acesso a várias vantagens, como:

Melhora as tomadas de decisão

Uma boa gestão de logística oferece uma visão ampla de toda a cadeia para os gestores e líderes de equipe.

Isso é fundamental para as tomadas de decisão, principalmente, quando o objetivo é promover alterações positivas e que aproveitem bem as decisões dos responsáveis.

Por meio de uma boa gestão de logística, fica mais fácil mapear processos, usar os indicadores de desempenho e melhorar a comunicação interna. Com isso, os tomadores de decisão conseguem agir da melhor maneira.

Um fabricante de produtos para higienização de cadeiras de escritório terá mais facilidade para mudar a composição da equipe, fazer substituições, trocar de transportadora, dentre outras decisões importantes para os processos internos.

Se tudo é feito com base em informações concretas, fica muito mais fácil garantir os resultados esperados pela corporação.

Melhora a eficiência da gestão

Uma boa gestão de logística valoriza todas as etapas do processo, a partir disso, tarefas como armazenamento, movimentação e transporte conquistam um aspecto mais estratégico, visto que são gerenciadas de maneira sistematizada.

Hoje em dia, as organizações utilizam softwares, sistemas de automação, equipamentos e indicadores de desempenho que trazem uma visão muito mais concreta e fiel acerca da realidade da empresa.

As tomadas de decisão são muito mais valiosas e conscientes, considerando as necessidades da corporação, a análise de indicadores, dentre outras questões pertinentes.

Otimiza os resultados

Os resultados da empresa melhoram muito com a gestão logística, algo que afeta, principalmente, a produtividade.

Se um fabricante de caixa personalizada com logomarca consegue controlar ativamente seus colaboradores, processos e equipamentos dentro da cadeia logística, alcança seus objetivos e reforça a produtividade.

Não se pode deixar de destacar que isso também aumenta a competitividade da organização. O mercado está cada vez mais intransigente e oferece mais espaço para os negócios que atuam de maneira eficiente e moderna.

Tudo isso acaba por impactar os resultados da companhia, melhora o seu posicionamento no mercado em que atua e faz com que seus clientes se sintam mais satisfeitos.

Reduz os gastos

Outro grande benefício da gestão logística é a redução de gastos, o que na verdade se trata de um efeito lógico, devido às várias melhorias que são realizadas em toda a cadeia.

Por exemplo, se uma empresa de serviço de copeira reforça a parte gerencial das atividades, consegue diminuir erros, falhas e gargalos, independentemente da etapa em que eles estão acontecendo.

Os gestores podem acompanhar todas elas, de modo a otimizar elas. A redução do retrabalho também enxuga as despesas da companhia, pois com uma visão mais abrangente, fica mais fácil identificar as falhas e minimizar seus efeitos.

Ajuda a controlar as atividades

Este é um dos pontos mais importantes de uma boa gestão logística, pois esse setor apresenta grande valor para os negócios, ajudando a estabelecer expedientes gerenciais, com base em informações que melhoram a operação.

Dentro de uma empresa de aluguel de notebook, por exemplo, a comunicação entre seus departamentos melhora muito, o que facilita o fluxo das operações e ajuda o gerente a conhecer todas elas de maneira ampla.

Portanto, ele consegue promover mudanças e prever os reflexos em cada etapa, bem como identifica pontos de atenção, consegue realizar as intervenções necessárias e fazer melhorias que vão impactar positivamente os resultados.

Considerações finais

Portanto, uma boa gestão logística é fundamental para negócios de qualquer tipo, pois otimiza os processos de maneira conjunta, aumenta a produtividade, reduz os custos e melhora a qualidade operacional.

Esses são os objetivos de qualquer empresa que dependem de uma boa logística, pois eles destacam o negócio no mercado em que atua. E por meio das dicas que demos aqui, fica mais fácil melhorar a gestão logística do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.









Postar um comentário

0 Comentários