Marketing digital para franquias: 4 dicas de como fazer



O marketing digital para franquias é voltado às necessidades desse tipo de empresa, que costuma ser movida pela necessidade de crescimento, tanto em relação às unidades quanto à lucratividade.

O pensamento desse negócio é sempre a prospecção, implantação de novas lojas e a venda. A competitividade faz parte dessa tendência, tendo em vista que o custo de aquisição de clientes costuma ser maior para esse tipo de negócio.

Os concorrentes costumam ser poucos, mas muito conhecidos, o que transforma a disputa entre elas em algo muito agressivo. 

Portanto, existe a necessidade de investir em estratégias mais inteligentes e capazes de impactar as pessoas certas.

O vencedor é aquele que consegue ter a melhor presença nos ambientes digitais e aumentar o seu lucro. As franquias precisam se expandir constantemente, o que exige estratégias de marketing efetivas e que gerem oportunidades.

É aqui que entra o marketing digital especializado nesse tipo de negócio, e muitos franqueadores estão crescendo porque aprenderam a divulgar a marca na internet, por meio de diversas estratégias.

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing digital para franquias, os benefícios que ele traz e dar algumas dicas para colocá-lo em prática.

O que é marketing digital para franquias?

O marketing digital para franquias é especialista nas características desse tipo de negócio. 

Geralmente, essas empresas trabalham com uma abordagem mais fria, trabalhando com estratégias em massa e chegam às pessoas já com uma oferta.

Dificilmente, elas conseguem obter resultados muito diferentes daquilo que já estão acostumadas, mas mesmo sendo líderes em seus segmentos, é necessário trabalhar um pouco mais as práticas.

Por exemplo, procurar uma empresa de grua torre é diferente de estar andando na rua e de repente ser abordado por alguém que quer vender alguma coisa.

Outro exemplo são as empresas que trabalham com panfletagem. Apesar de ser uma boa estratégia, a maioria não sabe trabalhá-la do jeito certo e é por isso que tanta gente se recusa a aceitar o panfleto.

Você mesmo, como consumidor, ignora diversas promoções e anúncios todos os dias. O marketing digital para franquias sabe disso, e é por isso que prefere trabalhar com canais de aquisição e investir em ações que realmente atraiam os clientes.

São estratégias que seduzem o consumidor, e para isso, elas jogam uma isca de alto valor agregado e otimizam essa isca para que as pessoas de fato cheguem até a empresa.

É como se a empresa descobrisse tudo sobre a vida do cliente e começa-se a usar essas informações para convencê-lo de seu produto ou serviço.

Por exemplo, um fabricante de tomada de força caminhão cria materiais de qualidade sobre os assuntos que interessam ao seu público, e eles assumem diferentes formatos, como:

  • Vídeos;

  • Textos;

  • Infográficos;

  • Imagens;

  • Áudios.

Por exemplo, uma franquia de academias pode falar sobre dietas, dar dicas para ganhar massa, ensinar alguns exercícios, criar um aplicativo para os alunos, dentre outras possibilidades.

Em linhas gerais, o marketing digital para franquias faz uso de estratégias simples, mas que sejam capazes de destacar a empresa entre seus concorrentes, mesmo que eles tenham a mesma capacidade e porte do que ela.

Benefícios de investir no marketing de franquia

O marketing digital para franquias traz muitos benefícios para este tipo de negócio por ser focado em suas características, e dentre os que mais se destacam estão:

Constrói uma boa presença online

Hoje em dia, o consumidor moderno quer ter contato com as marcas e muitos deles procuram fazer isso pelo site ou pelas redes sociais.

Eles gostam de saber um pouco mais sobre a identidade do negócio, obter informações sobre ele e se sentirem confiantes antes de comprar qualquer coisa.

Se uma franquia de loja de bateria de caminhões deseja construir uma boa presença online em diferentes canais, deve investir em marketing digital para franquias.

Lembre-se de que as pessoas estão cada vez mais conectadas, e por essa razão, desejam interagir e manter contato com as empresas por meio dos canais digitais.

Aumenta o engajamento da persona

Muito mais do que atrair clientes, por meio do marketing digital, as franquias aumentam a oportunidade de se relacionar com as pessoas, de maneira duradoura.

O grande diferencial do marketing digital para franquias é que ele possibilita a interação entre os clientes e a marca.

Essa interatividade cria laços que aproximam os consumidores da empresa e afasta os concorrentes do cenário.

Fideliza os clientes

Uma franquia de empresa de limpeza de colchões é uma marca grande e por isso sabe a importância de fidelizar os clientes, para que eles sempre voltem a comprar com ela e não com os seus concorrentes, que também são grandes.

O marketing digital para franquias também é voltado para a fidelização e chega a ser mais importante do que o processo de aquisição de clientes, uma vez que ele é mais custoso e trabalhoso.

A internet traz muitas ferramentas para que a corporação mantenha o contato com os consumidores, como publicações no blog, postagens das redes sociais, envio de ofertas por e-mail, dentre outras possibilidades.

Tudo o que a empresa precisa fazer é conhecer bem o perfil e os interesses de seu público, pois isso vai permitir fazer as escolhas certas e passar a ser mais notada e valorizada no mercado.

Personaliza as ofertas

Mesmo as franquias podem sim personalizar suas ofertas e o marketing digital especializado nelas ajuda a segmentar melhor o público, para que eles recebam anúncios personalizados, contatos de e-mail, dentre outros.

Mesmo que os produtos de uma franquia de fabricante de rodo de limpeza sejam padronizados, a corporação pode e deve personalizar outros aspectos, principalmente o atendimento.

Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental saber colocar em prática o marketing para franqueados.

Como fazer marketing digital para franquias?

Para colocar a mão na massa e ter resultados com o marketing digital para franquias, existem algumas estratégias que não podem ficar de lado. São elas:

1.    Ter os objetivos em mente

Antes até mesmo de planejar as estratégias de marketing, é fundamental estabelecer os objetivos, de modo a analisar a empresa e as estratégias de marketing que ela usa hoje em dia.

Com base nesses dados, fica mais fácil traçar metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. É com base neles que a companhia estipula o seu planejamento e o modo como tudo será executado.

Fazer marketing digital sem ter as metas bem estabelecidas é apenas uma perda de tempo e dinheiro.

2.    Mapear a jornada de compra

Outra coisa que uma empresa de manutenção de câmaras frias precisa fazer é mapear a jornada de compra da sua persona.

A melhor maneira de fazer isso é entrevistar os vendedores experientes para saber os conhecimentos que eles têm sobre os prospects, de que maneira os abordam e quais são as perguntas mais comuns por parte dessas pessoas.

Com isso, fica mais fácil determinar as pautas que serão abordadas, levando em conta o momento de compra em que o usuário está.

3.    Qualificar os leads

Qualificar os leads é uma etapa muito importante para conquistar oportunidades de vendas. Mesmo que uma franquia de portão deslizante em L não passe os potenciais clientes para o time de vendas, lembre-se de que visitantes desqualificados tomam tempo.

Eles não compram nada, mas ocupam o tempo dos vendedores que poderia ser aproveitado para fechar vendas com outras pessoas.

Para evitar essa situação, o ideal é trabalhar com fluxos de nutrição e utilizar o método lead scoring para pontuar os potenciais clientes da sua marca. 

Dessa forma, somente os bem qualificados serão trabalhados pela equipe de vendas.

Uma estratégia que muitas empresas adotam para evitar sobrecarregar os vendedores é passar os contatos qualificados para uma abordagem de pré-vendas, e assim identificar quem são as pessoas que realmente podem comprar alguma coisa.

4.    Mensurar os dados

Em uma boa campanha de marketing digital para franquias também é fundamental mensurar os dados, pois eles mostram se as estratégias estão trazendo resultados ou se precisam ser melhoradas.

Com isso, uma empresa de laudo de bombeiros reforça seus investimentos naquilo que realmente vale a pena e reduz a verba para os canais pouco eficientes.

Considerações finais

Sendo assim, as franquias têm mais facilidade para gerar leads do que os demais negócios, mas a concorrência entre elas é muito grande e acirrada. 

Por essa razão, precisam trabalhar com estratégias de marketing digital inteligentes e que atendam às suas necessidades.

O marketing digital para franquias assume esse trabalho, e possibilita que organizações dos mais variados tipos e segmentos tenham sucesso em seu mercado e consigam se destacar perante os clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.








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