LENDÁRIOS SAFRA 2020 Miolo Merlot Terroir, o ícone que nasce de quatro vinhedos

 



Com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, Lendário da ‘Safra das Safras’ é o primeiro de uma coleção histórica a chegar no mercado

 

Ele é um varietal ícone da única Denominação de Origem de vinhos reconhecida no Brasil. Ele nasce da seleção manual das melhores uvas Merlot cultivadas em quatro vinhedos do Grupo Miolo instalados nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, que integram a região geograficamente demarcada do Vale dos Vinhedos. Ele é o primeiro vinho a ser lançado da Coleção dos Sete Lendários – The Seven Legendaries of Miolo. Ele é o Miolo Merlot Terroir Safra 2020.

 

Com esta criteriosa seleção de parcelas de vinhos elaborados a partir de quatro vinhedos, a Miolo coloca em prática uma vitivinicultura de precisão, engarrafando um corte de Merlot único. Esta é a nona edição deste vinho, lançado somente nas safras de 2004, 2005, 2008, 2009, 2011, 2012, 2015 e 2018. As 36 mil garrafas que eternizam a soberania da Safra 2020 já estão disponíveis para os apreciadores na loja virtual (www.loja.miolo.com.br) ou pelo tele vendas 0800 970 4165, com condições especiais e nas melhores lojas especializadas de todo o Brasil.


O diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, destaca que o Miolo Merlot Terroir é um exemplar autêntico do terroir do Vale dos Vinhedos. “Com este vinho, imprimimos toda nossa dedicação e expertise para fazer um Merlot digno de ostentar o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. É nossa missão, como família que aqui prosperou, trazer o máximo da característica deste terroir em um varietal, reforçando a importância desta uva para a identidade do Vale”.


Primeiro lendário a sair das caves subterrâneas da vinícola, depois de permanecer num sono profundo em barricas de carvalho francês por 12 meses, o vinho carrega toda essência da uva emblemática do Vale dos Vinhedos – DOVV - que simboliza, além do terroir, o pioneirismo de uma cultura responsável por desenvolver a Serra Gaúcha, que hoje responde por 90% da produção nacional de vinhos.


O vinho

Com 15% de graduação alcoólica, o Merlot Terroir 2020 é um vinho nobre, com procedência reconhecida e que expressa o melhor de uma seleção de uvas Merlot dos vinhedos da Miolo no Vale dos Vinhedos. Eleito o Melhor Merlot do Mundo em Londres, este vinho apresenta coloração vermelho rubi intenso com traços violáceos. Tem alta intensidade aromática, com expressivo caráter varietal e excelente harmonia da fruta (cereja), com notas de carvalho como caramelo, cacau, café, baunilha. Estruturado, de taninos elegantes e aveludados, com grande volume de boca, apresenta ótimo equilíbrio entre o seu aspecto olfativo e gustativo. Ideal ser apreciado com temperatura entre 16ºC e 18ºC.


Combina muito bem com pratos de textura rica e de aromas intensos e complexos, como pato assado ao tamarindo, risoto de funghi, farfalle ao molho de gorgonzola. Macio, harmoniza por contraposição com comidas de tendência amarga e ácida, como frango caipira com polenta e radicci, avestruz ao molho de mostarda, caldeirada de marisco. Queijos maduros de massa dura, tipo parmesão, pecorino e grana padano são os mais indicados.


Coleção Sete Lendários Safra 2020

Os Sete Lendários é tesouro em forma de vinho. São sete ícones da ‘Safra das Safras’, elaborados nos quatro terroirs onde a Miolo Wine Group produz: Vale dos Vinhedos (Miolo), Vale do São Francisco (Terranova), Campanha Meridional (Seival) e Campanha Central (Almadén). A revolução tecnológica, do vinhedo ao varejo, foi presenteada com a mãe natureza que entregou uma safra perfeita. O que era espetacular não apenas se repetiu como se superou, garantindo o ‘bis’ deste projeto histórico.


“A Safra 2020, assim como a de 2018, foi lendária porque superou todas as expectativas nos quatro terroirs. Isso é muito difícil de acontecer e, por isso, precisa ser celebrado da melhor forma que sabemos fazer: elaborando vinhos ícone, que formam uma coleção histórica, para  compartilhar com o mercado consumidor o que de melhor o Brasil proporciona.”, destaca o diretor superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo.


OS LENDÁRIOS 2020

1.      Miolo Merlot Terroir – Vale dos Vinhedos (Miolo)

2.      Miolo Testardi Syrah – Vale do São Francisco (Terranova)

3.      Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas – Campanha Meridional (Seival)

4.      Miolo Vinhas Velhas Tannat – Campanha Central (Almadén)

5.      Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon – Campanha Meridional (Seival)

6.      Miolo Lote 43 – Vale dos Vinhedos (Miolo)

7.      Miolo Sesmarias – Campanha Meridional (Seival)


Imagens: Divulgação Miolo

 
 

Postar um comentário

0 Comentários