O meio corporativo é repleto de estruturas e processos, os quais requerem estratégias assertivas para que haja uma boa gestão empresarial.
A combinação de competências com as chamadas hard e soft skills garantem o funcionamento exitoso das empresas.
Traduzidos do inglês, os conceitos se referem a habilidades em conhecimentos técnicos e emocionais, assim respectivamente, acrescentando no desenvolvimento profissional dos indivíduos e conferindo a existência do bom relacionamento interpessoal.
É preciso saber que, antes mesmo de implementar estratégias para o sucesso empresarial, é necessário fundamentar a cultura da empresa dentro de linhas de pensamento que vão ao encontro da combinação entre desenvolvimento e relacionamento.
O desenvolvimento e relacionamento são dois aspectos indispensáveis para negócios que almejam o êxito e isso não se resume a tão somente ao cenário com clientes, se expande inclusive para o contexto juntamente com colaboradores e fornecedores.
Não é viável que empresas direcionam seu foco única e exclusivamente para a geração de vendas e se esqueçam dos requisitos essenciais para assegurar seu funcionamento, estes são:
Bom clima organizacional;
Cultura enraizada;
Respeito aos colaboradores e fornecedores;
Processos estruturados.
Sem esses requisitos é certo que haverá um gap no funcionamento de um negócio e a longo prazo isso pode vir a prejudicá-lo no sentido de impactar o lucro, sendo negligenciados os aspectos citados, é passível de falência.
Isso porque esses requisitos apontam para a gestão empresarial. Por sua vez, esta não se resume a significados micro, olhando somente para processos únicos, mas sim pode ser compreendida como um conceito macro que envolve a empresa como um todo.
A gestão empresarial é responsável por implementar estratégias, enxergar gargalos, investigar quais investimentos podem ser feitos e assegurar que todas as etapas sigam em conformidade com a missão, visão e valores da empresa, ou seja, com a sua cultura.
Cultura e gestão empresarial são duas forças que se complementam, isto é, devem caminhar em conjunto dentro da mesma perspectiva.
Afinal, dizem respeito às diretrizes das corporações e determinam o cumprimento de objetivos.
Empresas com cultura bem definida conseguem perpetuar aos funcionários a corrente de pensamento do sucesso, engajando com os colaboradores de forma que fomenta o interesse destes a de fato vir a agregar com a participação efetiva nos processos.
Essa definição do conceito de cultura e sua relevância foram notados pelo gestor de uma rede de franquias em lavanderia de roupas.
O franqueador teve clareza da necessidade em garantir que franqueados e colaboradores estivessem na mesma página.
Em outras palavras, a partir da disseminação da cultura empresarial aos franqueados e colaboradores, o franqueador assegurou que a missão, visão e valores fosse exposta aos parceiros, tornando possível a interação dentro dos processos.
Mas, somente a cultura não é o suficiente para garantir que a empresa cumpra com seus objetivos, sabendo disso então, o diretor de um negócio em limpeza de carpete automotivo quis garantir, no sentido macro, o bom desempenho dos processos.
Para tal ação foi exigido um levantamento de processos, abarcando os âmbitos comercial, operacional e processual dentro da própria gerência.
Com esse levantamento feito junto a todos os parceiros internos e externos, a empresa estruturou a gestão do negócio
Gestão empresarial no dia a dia
Para a abertura de um consultório médico com foco na realização de exame toxicológico admissional e outras especialidades atendidas pela medicina do trabalho, a liderança deve contar com o apoio da tipificação dos processos e a determinação das otimizações.
Começar qualquer negócio do chão é uma tarefa complexa enfrentada por empreendedores de diversas áreas e tamanhos.
Embora todo empreendedor tenha expectativa de resultados para seu negócio, o caminho a ser percorrido pode desmotivar muitos pelo caminho.
Cabe à gestão empresarial a responsabilidade de conduzir da melhor forma os métodos a serem aplicados para assegurar que os processos sejam realizados corretamente, contemplando a prevenção de prejuízos e gastos.
Os gestores devem ter em sua lista de prioridades pontos como o funcionamento da administração de pessoas, materiais e o controle das finanças da empresa.
Em uma fábrica de tecnil, os desafios são além de focar em questões internas como relacionamento com o cliente e atendimento de prazos, é função da equipe gestora estar atenta em relação aos fornecedores.
Algo comum nas empresas de segmentos e portes distintos é depender de fornecedores para a realização de seus serviços, essa conexão de mercado é o que confere o dinamismo no mundo dos negócios.
No entanto, como consequência dessa conexão, se faz primordial contar com o apoio da gestão comercial para evitar atrasos na produção e na entrega de produtos ou serviços.
Semelhante a um projeto de arquitetura onde é necessário ter a separação por etapas de cada processo, a gestão empresarial soma para evitar que detalhes que demonstrem ser pequenos, como o procedimento de fechamento de varanda com vidro aconteça.
Assim, a departamentalização de procedimentos com a supervisão minuciosa dos processos caracteriza o funcionamento da gestão empresarial no cotidiano.
No Recursos Humanos
O departamento de Recursos Humanos ou RH, é responsável pela manutenção do relacionamento entre os indivíduos dentro do contexto corporativo.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o trabalho é apenas de recrutamento e seleção, vai além disso.
É o profissional de RH quem irá cuidar de aspectos como o clima organizacional, a partir do entendimento do impacto da carga de trabalho sobre o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
A boa gestão de pessoas deve ser uma das prioridades das empresas, afinal, em ambientes em que o colaborador não se sente seguro nas relações interpessoais como na relação com seu empregador, sua produtividade e qualidade de vida serão afetados.
Porquanto, para um fornecedor de serviços de limpeza de poltrona em São Paulo, a gestão empresarial deve imprescindivelmente abranger o cuidado para com os funcionários mesmo após o processo de admissão.
Certamente que ao longo da jornada de trabalho os colaboradores devem tomar para si o protagonismo de seguir com as tarefas delegadas e necessárias em suas posições tal como entender a missão, visão e valores da corporação em que estão inseridos.
Todavia, a função da gestão empresarial no sentido de gerir pessoas é dispor de estratégias para fornecer as ferramentas ou mesmo métodos adequados com a finalidade de enriquecer o engajamento na relação empregador e empregado.
Com isso o resultado é o aumento da produtividade, um relacionamento mais saudável entre as partes envolvidas e por fim o sucesso para atingir as metas propostas.
Gestão empresarial e o comercial
O time comercial pode ser considerado o coração da empresa, isso não quer dizer que tão somente esse departamento tem relevância dentro do meio corporativo, mas é que sem ele não haveria demandas e tampouco clientes.
Para continuar a fornecer seus serviços de emplacamento de moto, a empresa decidiu focar no investimento de tempo e recursos para a área comercial.
Logo, além de inserir novas ferramentas de trabalho decidiu então estruturar as etapas de venda e pós venda.
Feitos os investimentos, houve reflexo em todo o ciclo de vendas apresentando aos clientes em potencial melhorias na sua jornada de compra porém não deixando de lado os clientes de carteira em sua experiência referente a atendimento e entregas.
Com certeza essas ações tomadas partindo do conceito de gestão empresarial foram bem recebidas e permitiram que as vendas de fato fossem alavancadas, inclusive culminando na fidelização de clientes.
Logo, é possível entender a gestão empresarial como respaldo para o êxito no sentido comercial das empresas.
No peracional
Tão relevante como a gestão de pessoas e a gestão comercial, a gestão operacional é um dos pilares que sustenta o bom funcionamento das empresas, afinal, sem o operacional não há fidelização de clientes e nem a entrega de serviços.
Além da execução dos serviços prestados, o operacional é responsável pela interação com fornecedores.
Esse último ponto deve demandar a atenção da gestão empresarial para impedir que terceiros impactem em questões internas.
Para evitar que escritórios sejam paralisados com a infestação de pragas e fungos, por exemplo, a empresa deve contar com o apoio de uma equipe de limpeza dedicada ou terceiros para providenciar a limpeza de cadeiras estofadas e carpete.
A gestão empresarial dentro do contexto operacional então cuida para que os prazos de entrega de serviços internos e externos sejam cumpridos, analisando variantes como disponibilidade de mão de obra e insumos.
Considerações finais
Sendo assim, pode-se compreender, portanto, que a gestão empresarial é um tema multidisciplinar, ou seja, sua aplicação se faz necessária em diversas áreas.
O mesmo vale também para a aplicação em corporações de inúmeros tamanhos e segmentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



0 Comentários