Gestão de pessoas: 4 benefícios desta atividade



 Gestão de pessoas é um assunto em pauta na maioria das empresas e entre aquelas que se preocupam em usar o capital humano da melhor forma possível. 

Seu negócio se preocupa com esse tema? Para responder a essa pergunta, é necessário refletir, pois não se trata apenas de pagar o salário do colaborador em dia e esperar que tudo aconteça como planejado. 

Outro aspecto que faz muita diferença é o modo como as pessoas são tratadas.

Se os colaboradores são bem tratados, os resultados obtidos serão muito melhores. Nesse sentido, saber gerir o capital humano se torna a receita de sucesso de qualquer tipo de companhia.

Essa prática também está muito além de controlar crises, visto que seu principal foco é motivar os funcionários e aumentar a força coletiva.

O bem mais precioso da empresa são seus empregados, pois é a partir deles que ela garante os produtos e serviços que dispõe no mercado e a satisfação dos consumidores.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é gestão de pessoas, suas características, a importância para as empresas e os principais benefícios trazidos por ela.

Entenda o conceito de gestão de pessoas

Conceituando diretamente, pode-se dizer que gestão de pessoas é a capacidade que a empresa tem de trabalhar bem com seus colaboradores. Só que esse processo não se limita apenas às organizações.

Um bom exemplo de gestão de pessoas é um professor que tem uma boa oratória e que consegue aproveitar o máximo de potencial de seus alunos ou então um técnico de futebol que consegue mostrar a importância de cada jogador para o time.

Um fabricante de chaves canivetes precisa fazer com que todos os membros da equipe deem o seu máximo, caso contrário, os resultados podem ser prejudicados.

Dentro de uma empresa, além das habilidades necessárias, os funcionários precisam ser comprometidos, e a gestão de pessoas entra como uma estratégia para garantir boas relações e o correto gerenciamento de todos.

Dentro do âmbito empresarial, esse tipo de gestão engloba vários setores, principalmente o RH, tanto é que muitas pessoas confundem as duas.

Mas, é importante compreender o que faz o departamento de gestão de pessoas, e dentre suas funções estão:

  • Motivar os funcionários;

  • Garantir o bem-estar de todos;

  • Respeitar a cultura organizacional;

  • Respeitar as regras da companhia.

Em outras palavras, essa área se refere a um conjunto de habilidades estratégias que gerenciam os funcionários. O setor deve saber atrair, trabalhar, reter e desenvolver os talentos.

Nesse processo, uma empresa de higienização de cadeiras estofadas deve saber mediar conflitos dentro da equipe, oferecer feedbacks, priorizar os objetivos coletivos e individuais e melhorar a comunicação interna.

Analisando por esse ângulo, fica claro que a gestão de pessoas busca atrair bons resultados ao compreender alguns aspectos, o que inclui as particularidades de cada profissional que atua dentro da corporação.

Essas particularidades precisam ser bem trabalhadas porque ajudam a alcançar os objetivos da empresa.

As principais características da gestão de pessoas são seus pilares, como a motivação e engajamento, que garantem o comprometimento das equipes em relação aos objetivos propostos.

A comunicação fortalece as relações internas e promove um diálogo saudável, por meio de uma linguagem clara e objetiva. E uma das maneiras de promover a comunicação interna é por meio dos feedbacks.

Outra característica relevante é o trabalho em equipe, e cada colaborador precisa estar ciente de seu papel dentro da companhia. O trabalho em equipe incentiva a troca de ideias e cria momentos de descontração.

A empresa também passa a trabalhar melhor as habilidades e competências de seus colaboradores, extraindo o seu potencial e atenuando as fraquezas.

Ao fazer uma boa gestão de pessoas, um fabricante de laje h8 isopor também investe em treinamento e aprimoramento, por meio de workshops que instigam a busca por conhecimento e aprimoram as habilidades e conhecimentos.

Importância da gestão de pessoas para as empresas

Trabalhar bem a gestão de pessoas dentro de uma empresa é fundamental para construir um ambiente de trabalho adequado aos colaboradores em relações internas saudáveis.

Tudo isso vai impactar de maneira positiva na produtividade, e consequentemente, nos resultados obtidos.

Se a empresa não souber gerir seus funcionários, pode perder talentos e profissionais valiosos, o que aumenta a taxa de rotatividade, levando a mais gastos com demissões e contratações.

Algumas empresas acreditam que basta oferecer bons benefícios para reter os funcionários, mas isso não é o suficiente.

Quando alguém vai trabalhar em uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos quer encontrar oportunidade de crescimento e expansão profissional.

Se o indivíduo não enxerga possibilidades de crescimento, dificilmente vai se interessar pelo trabalho.

Por meio da gestão de pessoas, a companhia trabalha vários aspectos importantes para motivar sua equipe, fazer com que os colaboradores queiram permanecer com ela, além de atrair novos talentos.

Benefícios da gestão de pessoas

Esse setor traz muitos benefícios para as organizações, independentemente de seu porte ou segmento, e dentre os que mais se destacam estão:

1.    Alinha os objetivos da empresa

As companhias buscam ter bons resultados, mas é difícil alcançá-los quando os colaboradores não sabem quais são os objetivos da corporação.

Se não houver engajamento e alinhamento de equipe, o setor de gestão de pessoas e o RH precisam resolver essa questão.

É necessário investir em ações de comunicação, eventos internos, feedback, integração de pessoal recém-contratado, dentre outras possibilidades.

Os funcionários precisam saber exatamente o que a empresa espera deles, e esse alinhamento, junto com as metas organizacionais e individuais, impulsiona as metas e o alcance dos propósitos.

Nesse sentido, uma empresa de lavagem de uniformes pode investir em onboarding, que integra os recém-contratados, de modo que eles se integrem rapidamente aos objetivos, missão e valores da companhia.

2.    Atrai e retém talentos

Outra vantagem é a atração e a retenção de talentos, uma vez que a gestão de pessoas proporciona um bom ambiente organizacional, oferece benefícios, promove treinamentos e traz outros diferenciais para o negócio.

São fatores que aumentam o diferencial competitivo e consequentemente atrai e retém talentos. Toda empresa precisa de profissionais qualificados para o bem de seu próprio desempenho.

Só que mais do que atrair essas pessoas, é fundamental retê-las para evitar a rotatividade, manter a motivação e garantir a qualidade dos produtos e serviços.

3.    Desenvolve os colaboradores

Os colaboradores trabalham juntos para desenvolver a empresa, só que é necessário capacitá-los para extrair o máximo de seu potencial.

Por exemplo, quando as lavanderias para edredom contratam novos funcionários, ao investir em treinamentos e delegar tarefas, eles se tornam mais qualificados.

O treinamento melhora a performance do colaborador, mas não deve ser colocado em prática de maneira aleatória. É necessário levar em conta os objetivos do negócio, o perfil dos funcionários, seus pontos fortes e fracos, dentre outras informações.

É assim que a companhia estabelece um cronograma de capacitação que ajuda os funcionários e os líderes, além de escolher boas ferramentas para alcançar os resultados desejados.

Com isso, é possível melhorar as habilidades de negociação, técnicas de vendas, entre outras competências importantes.

Outro ponto fundamental é analisar o desempenho da equipe frequentemente, aliás, esta é uma das principais responsabilidades da gestão de pessoas.

Portanto, o departamento de RH e os gestores terão mais facilidade para avaliar o que deve ser aprimorado e de que forma.

4.    Melhora o ambiente de trabalho

O clima organizacional, quando bem trabalhado, melhora a administração de pessoal. 

Aplicar boas práticas aumenta o sentimento de pertencimento e mostra para cada colaborador a importância que tem para o negócio.

Uma empresa de lavagem de tapetes consegue mostrar para seus funcionários que o trabalho feito por eles ajuda a alcançar os objetivos empresariais.

Isso reduz os conflitos entre os membros da equipe e seus gestores, ajuda a lidar melhor com esse tipo de situação e aumenta a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Para focar nesse benefício, o setor de gestão de pessoas e o RH podem fazer pesquisas de clima, que mostram a opinião de todos e as melhorias que podem ser aplicadas.

Considerações finais

Portanto, a gestão de pessoas é um trabalho focado em administrar o pessoal da empresa da melhor maneira, de modo a aproveitar seu potencial. Eles trabalham de forma alinhada, em busca dos objetivos da corporação.

Qualquer tipo de empresa, como uma de limpeza de carpete automotivo, pode investir na gestão de pessoas para se beneficiar de várias maneiras, como vimos ao longo deste artigo.

Por meio de seus pilares, a companhia lida melhor com seu capital humano e conquista posição de destaque no mercado e entre os funcionários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários