Gestão de logística: táticas que podem ajudar sua empresa a crescer



A gestão de logística é um dos pontos mais estratégicos de uma empresa, um dos primeiros focos de investimento em planos de expansão. 

Neste artigo, conheça como a logística impacta todos os setores econômicos e o que observar em um projeto de gestão. 

A gestão de logística é o termo usado para o planejamento, organização, direção e controle de todos os processos logísticos de uma empresa, que de maneira integrada, busca formas de otimizar os recursos e as rotas usadas para o transporte. 

Presentes na indústria, comércio e serviços, a logística se adequa aos princípios da administração no que tange às suas atividades primárias.

Como a manutenção de estoque e processamento de pedidos e de apoio de movimentação de materiais e estudo de demanda.

Benefícios de uma logística eficaz

A logística está presente em todas as empresas, de menor porte às multinacionais, uma vez que seu trabalho consiste no transporte de bens e recursos de uma ponta a outra. Portanto, os benefícios de uma boa gestão de logística são:

Redução de custos de produção 

Os custos de produção podem ser significativamente diminuídos em um projeto de logística eficaz, posto que há um desperdício menor na alocação de recursos e um aproveitamento maior do que é fabricado na indústria, armazenado em estoque e distribuído ao cliente. 

A logística está presente em todas as fases de distribuição dos produtos, desde o transporte de matéria-prima até os pólos industriais, a entrega de materiais para o comércio ou o deslocamento de profissionais e ferramentas no setor de serviços. 

Por sua onipresença da produção de bens de consumo e serviços, a logística tem grande impacto sobre o orçamento. 

A otimização de espaços como escritórios compartilhados pode ser simplificada com uma logística efetiva. 

Satisfação do cliente 

Muitas das métricas do atendimento se mesclam à logística, pois a qualidade da segunda impacta a visualização do cliente sobre o primeiro impacto. 

Para exemplificar melhor o conceito, apresenta-se dois índices importantes da logística:

Perfect Order Rate 

Perfect Order Rate é um indicador de desempenho que entrega a taxa de pedidos perfeitos, ou seja, entregas que atendem aos seguintes requisitos: 

  • Respeito ao prazo limite; 

  • Condições originais de fábrica; 

  • Embalagem inviolável; 

  • Endereço de entrega correto; 

  • Fatura e pagamento dentro do acertado; 

  • Quantidade certa de produtos entregues;

  • Especificações compatíveis com o pedido; 

  • Funcionamento normal do produto em seu primeiro uso.

Cada um desses fatores devem ser analisados separadamente, com valores em porcentagem relacionados com a quantidade total de pedidos. 

Uma empresa de limpeza de carpete empresarial deve manter cada detalhe da distribuição computado. 

Cada valor em porcentagem deve ser convertido para a sua forma decimal e multiplicado. O total, por fim, será novamente multiplicado pelo número 100, de onde sairá uma nova porcentagem. Esta porcentagem é o Perfect Order Rate

A maior parte das empresas mantém entre 40% e 50% as taxas de Perfect Order Rate, mas é necessário aumentar esse número. Investir em tecnologia voltada para logística é um passo promissor nesta direção.

On Time In Full

Similar ao Perfect Order Rate, o On Time in Full é outra métrica que avalia o desempenho da entrega de produtos para o consumidor, sejam eles de qualquer tipo. 

No On Time In Full, por sua vez, a métrica se foca no prazo comunicado ao cliente. 

Com um cálculo parecido, a taxa de entregas dentro do prazo devem ser entregues em porcentagem, isto é, relacionadas à contabilização de todas as entregas. 

Esse número, transformado em decimal, é multiplicado pela taxa de pedidos completos. 

Deste conceito surge o termo que caracteriza a OTIF, separado em dois: “on time”, termo relacionado à pontualidade em uma manutenção de notebooks, por exemplo,  e “in full”, ligado àquilo que está completo, que é pleno e foi preenchido. 

Aumento de produtividade 

A produtividade é um elemento vital para a sobrevivência de organizações e mercados inteiros. 

Para aumentar a produtividade, o empreendedor deve investir em práticas em logística que incentivem o processo decisório baseado em dados. 

Uma boa gestão de logística aumenta o potencial do que pode ser produzido em hora, uma aceleração que reverbera sobre toda a cadeia de produção, com efeitos benéficos para todos os outros setores econômicos. 

A produtividade geral pode ser calculada com a divisão entre o número de tarefas executadas durante o expediente e o número de horas trabalhadas. 

Profissionais que produzem mais são mais satisfeitos com o trabalho e produzem itens de qualidade. 

Preços competitivos

Um desdobramento dos itens anteriores, os preços competitivos são uma consequência direta do aprimoramento da cadeia produtiva. 

Já que as despesas com a logística e outras tarefas operacionais são menores, a margem de lucro da empresa cresce. 

Com uma margem de lucro mais extensa, o empreendedor ganha mobilidade para manter itens no preço em que estão ou baixá-los, ganhando uma posição destacada em seu mercado e consequentemente atraindo mais consumidores. 

As empresas de motoboy são pioneiras no que diz respeito à otimização dos serviços de logística e sua disponibilização para o mercado B2B a preços competitivos. 

A vantagem é criar uma autoridade de marca grande, se consolidando na preferência do cliente. 

Qualidade dos insumos 

Por fim, a qualidade dos insumos é aprimorada com uma gestão de logística eficiente. 

Por se tratar do transporte de materiais, um processo mais eficaz é ágil e pontual, respeitando prazos de validade e oferecendo itens frescos para o estoque de indústrias e comércio.

Uma gestão de logística adequada também contribui com a qualidade do produto final, diminuindo o desgaste causado pelo transporte ou por erros no armazenamento e no manuseio da mercadoria. 

Uma mesa de canto escritório precisa de normas específicas para seu deslocamento eficaz e seguro, uma vez que o transporte inadequado pode causar riscos, manchas ou rachaduras. Uma boa gestão de logística pode cuidar desses pontos com mais eficiência.

O que fazer para melhorar a gestão de logística?

As ações de otimização da gestão de logística giram em torno da inserção de tecnologia digital, por meio de softwares e algoritmos que organizem o processo com maior efetividade, sendo seus expoentes o ERP e o TMS.

Automatize o monitoramento do estoque

O estoque de uma empresa precisa de atualizações constantes, uma vez que as baixas são tão frequentes quanto o fluxo de venda. 

Em determinados setores do comércio, onde o ticket médio é baixo e o tráfego interno constante, o monitoramento de estoque é vital. 

A fim de prevenir problemas causados por falha humana, como crises de comunicação no envio de dados, a automação pode gerar informações instantâneas que analisam quais produtos foram retirados do estoque, por quem e para qual cliente. 

Desta forma, cria-se uma rede integrada, com dados que conectam toda a logística com os setores de atendimento e marketing, oferecendo uma visão completa do que acontece no estoque de envelope personalizado A4 em uma papelaria, por exemplo. 

Instale um sistema de gestão de logística (TMS)

Os sistemas de gestão de logística são softwares que controlam todos os processos de logística, desde o transporte até a embalagem e o armazenamento. Sua estrutura viabiliza a análise de todo o setor, cruzando múltiplas informações. 

Nele é possível automatizar a emissão de notas fiscais, integrar registros ao setor de contabilidade, apontar rotas otimizadas de transporte, sinalizar pontos de pedágio, calcular o valor do frete e documentar cada ocorrência para o uso de KPI. 

Uma empresa de cursos online consegue observar, em tempo real, o envio de profissionais até os locais de gravação de aulas e realização de práticas, coordenando todo o processo e intervindo com antecedência em caso de problemas. 

Integre sistemas internos ao site da marca

Os marketplaces na internet são páginas de catálogo com uma série de funções vinculadas; nelas, não apenas a visualização dos produtos é oferecida ao cliente, como a própria execução de compra, com geração de pagamento e informações de envio. 

Integrar um sistema de gestão de logística ao marketplace da marca permite que o consumidor seja informado de toda atualização no rastreio de seu produto usando um código exclusivo. 

Desta forma, o cliente é avisado de qualquer mudança na data de entrega de uma caneca porcelana personalizada com antecedência, diminuindo conflitos e melhorando a reputação da marca diante do consumidor.

Considerações finais

Sendo assim, a gestão de logística é um ponto essencial para a produtividade nos espaços de trabalho. 

Responsável pela organização de todo o tráfego de insumos e produtos finalizados, a logística perpassa por todos os segmentos do comércio e da prestação de serviços. 

Ao introduzir tecnologia recente à gestão de logística, os empreendimentos ganham em velocidade, efetividade, controle e recursos, benefícios que se propagam por toda a cadeia de produção. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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