Dia Mundial da Floresta: Quatro destinos para imersão em meio aos biomas Mata Atlântica e Amazônia








 
Hoje, 21 de março, se celebra o Dia Mundial da Floresta, instituído em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância deste ecossistema na conservação do Planeta e de suas espécies.
 
Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o Brasil resguarda a segunda maior área de floresta do mundo, com 58% do território nacional coberto majoritariamente pelo bioma Amazônia e Mata Atlântica – ainda que, tristemente, neste último remanesce apenas 7% de vegetação nativa ou reflorestada. 
 
Esses patrimônios naturais e de biodiversidade, cada vez mais ameaçados pela exploração desenfreada, o desmatamento e a ocupação ilegal devem ser preservados por lei, seja como unidades de conservação (UC’s), Áreas de Proteção Ambiental, Parques Nacionais, ou mantidas por meio de atividades atreladas ao desenvolvimento sustentável, a exemplo do ecoturismo e de hotéis em meio ao verde, de verdadeira integração com a Natureza. Conheça quatro destinos no país que propõem experiências de imersão em nossas florestas.
 
 
Ponta dos Ganchos Exclusive Resort 
Ganchos, Santa Catarina
 
Imerso em uma península de verde exuberante, banhada por águas calmas e de tons esmeralda, a experiência do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort – que combina gastronomia arrojada, serviço irretocável e bem-estar – torna-se ainda mais espetacular pelo entorno natural onde está inserido. 
 
Em uma área de de 80 mil m² de Mata Atlântica, seus 25 bangalôs estão cercados de vegetação abundante, entre exemplares de aroeiras, garapuvus e ingás-macaco, e seus hóspedes desfrutam de total conexão com a natureza e relaxamento. 
 
Uma iniciativa notável, em prol da manutenção deste pedaço tão preservado da Costa Esmeralda, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort promove o plantio de mudas dentro da propriedade. A consciência ecológica aqui é somada à solidariedade e o cuidado ao próximo: o valor de cada árvore plantada (R$ 1.000) é revertido integralmente ao Instituto Guga Kuerten, centro multidisciplinar de incentivo ao esporte e à cultura, atendendo as comunidades mais carentes da grande Florianópolis.
 
Mirante do Gavião Amazon Lodge 
Rio Negro, Amazonas
 
Localizado às margens do Rio Negro, em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas – 2º maior arquipélago fluvial do mundo com mais de 400 ilhas – o Mirante do Gavião Amazon Lodge abriga doze espaçosos bangalôs erguidos em madeira de lei espalhados em meio à Floresta Amazônica, o mais importante bioma remanescente do Brasil e do Mundo. O projeto teve como prioridade a integração ao seu entorno, com as construções em pisos elevados, também conectadas por passarelas, de modo a preservar a permeabilidade do solo.
 

Nas incursões em meio a exuberância da densa e úmida selva, os visitantes se deparam em exemplares das gigantes Samaúmas, Castanheiras e Macucús, e observam espécies da fauna entre jacarés, ariranhas, botos cor-de-rosa. Passeios de canoa pelos igapós (a mata alagada no período das cheias) são conduzidos por colaboradores das comunidades ribeirinhas, que em parceria com o hotel, colocam em prática o chamado turismo de base comunitária – um dos pilares para o desenvolvimento sustentável da região, no objetivo de manter a floresta de pé.

@mirantedogavião

 

Unique Garden
Serra da Cantareira, São Paulo
 

Nos limites do Parque Estadual da Cantareira, o Unique Garden foi idealizado para vivências na natureza, em meio ao ar puro, o perfume das flores e a água limpa de nascentes. Com espaços outdoor projetados por Ruy Ohtake, abriga 28 chalés e cozinha que faz uso de produtos sustentáveis. Segundo dados oficiais, o Brasil está no topo do ranking dos países com o maior consumo de agrotóxico no mundo. Com oito estufas e diversos canteiros ao ar livre, o Unique Garden direciona esforços para a produção de alimentos orgânicos. 

Em meio a estes remanescentes fragmentos florestais de Mata Atlântica, o hotel promove o “Programa de Recuperação Ambiental”, de resgate de áreas degradadas no objetivo de plantar 30.000 árvores. A propriedade ostenta o selo Green Kitchen, concedido pela Fundação Para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), que certifica os estabelecimentos que prezam por parceiros e fornecedores que promovem o uso consciente dos recursos naturais.

@uniquegarden

 

Hotel das Cataratas, a Belmond Hotel
Foz do Iguaçu, Paraná
 

O Hotel das Cataratas, do grupo Belmond, é o único hotel localizado dentro dos domínios do Parque Nacional do Iguaçu, com seus 1700 quilômetros quadrados de reserva florestal de Mata Atlântica.  

Privilegiadamente instalado, sob concessão, numa construção histórica que é patrimônio da federação, o hotel está a poucos metros do acesso às Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Desde 2000 com o certificado ISO 14001 de gestão ambiental, o hotel mantém até hoje seu comprometimento com a preservação do meio ambiente e de raras espécies da fauna brasileira, como a onça-parda e pintada e o tamanduá-bandeira. Um exemplo disso é o grande incentivo ao programa “Onças do Iguaçu”, que conscientiza hóspedes e visitantes sobre as ameaças enfrentadas pelo animal intensificando esforços de conservação da espécie a fim de garantir sua sobrevivência.  
 

O hotel também utiliza fontes de energia renováveis, realiza aproveitamento de água e óleo, além de usar apenas produtos de limpeza biodegradáveis. Uma vez ao ano, a equipe organiza um Mutirão Ambiental, onde é retirado mais de 2.000 kg de lixo da floresta do Parque Nacional do Iguaçu.


@belmondhoteldascataratas

Postar um comentário

0 Comentários