Dia Mundial da Água: atividades do Legado das Águas fortalecem a conscientização sobre o papel das florestas para a segurança hídrica



A maior reserva privada de Mata Atlântica do país, cortada pelo Rio Juquiá, oferece atividades aquáticas para lazer, que buscam ampliar a consciência ambiental e são ótimas opções para marcar a data celebrada em 22 de março

Com suas diferentes frentes de atuação para a conservação de florestas, o Legado contribui para a segurança hídrica de seu território e de parte do Vale do Ribeira



















São Paulo, 18 de março de 2022 -- Em sinergia com o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, lembra que o turismo de natureza fortalece a conscientização ambiental e destaca as suas atrações aquáticas, que são boas opções para celebrar essa data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para lembrar da necessidade urgente de cuidado com a água e dos riscos de sua escassez, que podem afetar pessoas em todo o mundo.


A Reserva é cortada pelo Rio Juquiá, o mais importante afluente do Rio Ribeira do Iguape -- que dá nome ao Vale do Ribeira, região estratégica para o fornecimento de água para a capital paulista e para todo o estado. O Legado protege o Juquiá em todo o seu território, uma área de 31 mil hectares de Mata Atlântica em estágio avançado de conservação. A manutenção da cobertura vegetal é primordial para garantir as nascentes e os mananciais de água potável, o fluxo de chuvas, o adequado escoamento e a retenção de sedimentos dos rios. Todas as florestas são vitais para garantir a oferta de água do planeta.


“A Reserva tem importância fundamental, tanto para a manutenção dos recursos hídricos de seu próprio território quanto para a melhoria e a ampliação da cobertura vegetal de outras localidades, o que aumenta a qualidade dos recursos hídricos”, afirma David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, gestora do Legado. “O Legado também trabalha com a produção de plantas nativas para fazer projetos de restauração ecológica com foco em recuperação de nascentes e áreas degradadas”, comenta ainda Canassa, citando outra frente de atuação da Reserva fundamental para a preservação da água.


Localizado no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, a pouco mais de duas horas da capital paulista, o Legado tem várias atrações aquáticas, que unem educação e lazer, para diferentes perfis de turistas. Essas atividades proporcionam contato direto com a natureza, e em especial com água, com o objetivo de ampliar a consciência ambiental dos visitantes. Algumas dessas opções são:


Rafting: essa é a mais nova atividade da Reserva. O percurso, de três horas, inclui trechos de corredeira e muita aventura. A atividade é aberta para crianças a partir de 10 anos ou que tenham a partir 1,40m de altura.
Canoagem: o trajeto de canoagem leva à Cachoeira Dez Metros, singular por estar em meio à floresta e desaguar no Rio Juquiá. Os participantes podem relaxar com um banho na represa. A canoagem é realizada em águas tranquilas e é praticada em caiaques duplos e singles do modelo “sit on top”, estáveis e acessíveis.
Canoagem noturna: com um percurso de 7 quilômetros pelas águas do Rio Juquiá, o passeio exige nível médio de esforço. O trajeto permite contemplar o luar e ouvir os sons da noite, em meio à natureza.
Cachoeira Dezembro: atividade que permite percorrer cenários incríveis, observar diretamente a fauna e flora da Mata Atlântica e tomar banho em piscinas naturais.
Cachoeira do Tamanduazinho: está na divisa entre o Legado das Águas e o Parque Estadual Jurupará, duas áreas de grande importância para o corredor ecológico de Mata Atlântica do Vale do Ribeira. No passeio, é possível nadar e tomar banho em uma piscina natural.
Banho no Rio Juquiá: a atividade se inicia com um passeio de barco de percurso tranquilo e inclui, além do banho no rio, banho de cachoeira, flutuação e natação na represa.





Mais informações estão disponíveis clicando aqui.

Para consultar a disponibilidade para hospedagem, clique aqui.



Sobre o Legado das Águas -- Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Sua área de 31 mil hectares, divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, no interior do estado de São Paulo, alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA -- Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que, também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas é um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais pelo site do Legado.

Postar um comentário

0 Comentários