Campanhas de endomarketing: 4 benefícios para desenvolver



Campanhas de endomarketing são uma das formas mais eficazes de reduzir a taxa de rotatividade de funcionários e atrair novos profissionais altamente qualificados para a empresa.

A estratégia ajuda a criar uma imagem de um bom lugar para se trabalhar e fazer as pessoas sentirem que sua posição atual é um trabalho dos sonhos.

O significado do termo endomarketing pode ser deduzido a partir do significado das duas palavras em que ele é composto: O prefixo ‘endo’ que vem do grego e significa ‘dentro’ e a palavra marketing. 

Portanto, endomarketing é o ‘marketing interno’, que no ambiente empresarial se refere ao interior da empresa.

O marketing interno representa o conjunto de atividades que promovem a missão e os objetivos de uma organização para seus funcionários. 

Estas práticas são impulsionadas por metas como o aumento do engajamento e retenção dos funcionários. 

Além disso, os esforços de marketing interno podem apoiar os funcionários a se tornarem embaixadores e defensores da marca.

Você precisará abordar o marketing interno de forma diferente dos seus esforços de marketing externo, mas as duas estratégias devem se alinhar uma à outra. 

Se o seu negócio trabalha com higienização de cadeiras estofadas, então as cadeiras de sua firma deverão ser imaculadas. A ponto dos seus funcionários quererem o serviço para suas próprias vidas casuais. 

Em última instância, os esforços internos e externos devem promover uma visão holística de sua organização e de seu objetivo.

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas. 

Ela procura melhorar a imagem da empresa entre seus funcionários, culminando em uma equipe motivada e aumentando o volume de negócios.

Muitas empresas dedicam muito tempo e recursos para atrair e reter clientes, mas negligenciam completamente seu próprio trabalhador. 

Usando o exemplo da empresa de higienização de estofados, não adianta proporcionar a melhor limpeza de cadeira que seu cliente já viu, mas negligenciar as cadeiras que seus funcionários utilizam, caindo os pedaços.

Entretanto, a realidade é que um funcionário insatisfeito, cujas necessidades não são cobertas pela empresa, se torna incapaz de proporcionar ao cliente a experiência desejada.

O endomarketing é um processo de gestão que visa vender a empresa a seus próprios trabalhadores. 

Algumas pessoas chamam esta estratégia de "marketing interno", pois ela forma a percepção dos funcionários da empresa, considerando suas reivindicações e apresentando novas formas de transformá-los em um evangelista de marca.

Isso significa que o público tem uma percepção diferente do negócio, ele começa a ver a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de "adoração" pelo negócio.

É provavelmente auto-explicativo, então, o marketing interno tratar seu corpo de funcionários como seus clientes e comunicar claramente, vendendo a real visão da empresa a eles. 

Você pode levá-la até onde quiser, mas no mínimo os objetivos estratégicos da empresa e as estratégias da equipe devem ser comunicados e visíveis dentro da empresa, isto dá a todos direção.

Por que o marketing para sua equipe é importante?

Basicamente, se existe uma desconexão entre o que você comercializa para o público e o que seu pessoal comunica às lideranças e aos clientes, um grande problema pode surgir.

Este grande problema é amplo, na medida em que não se trata apenas de marketing. Ele também afeta a produtividade do pessoal, a retenção e o recrutamento de novos talentos. 

É como chaves canivetes sem a chave, lindo por fora, mas sem o principal, a chave, por dentro. Só sobra uma caixinha vazia, sem a chave o carro não liga, e não se pode ir a lugar algum.

Em resumo, um marketing interno pobre e uma cultura de marca interna fraca são problemas não apenas para as vendas, as operações também são impactadas.

Os funcionários que se sentem profundamente ligados ao seu trabalho e à missão geral de sua empresa são mais propensos a representar sua marca de uma forma positiva. 

A defesa dos funcionários começa com a educação e o engajamento dos funcionários, criando uma imagem externa tão resistente quanto nylon tecnil.

Quando os funcionários se sentem desconectados de seu trabalho, é mais provável que busquem outras oportunidades. E certamente eles não se esforçarão para falar positivamente sobre a empresa ou sobre o trabalho que fazem.

O marketing interno é uma oportunidade, é o coração de uma organização de comunicação coordenada. 

Trata-se de aplicar o mesmo nível de dados e pensamento criativo que você aplicaria para qualquer campanha promocional ou publicitária para um público externo.

Você promove uma ideia de forma consistente e repetitiva ao longo do tempo, de modo a trabalhar um retorno lógico desde a atenção até o engajamento.

Quando o marketing interno é executado corretamente, suas campanhas de comunicação melhoram a experiência do funcionário e melhoram o engajamento dos funcionários.

Os benefícios do marketing interno se estendem a muitos aspectos da empresa, pois um endomarketing bem aplicado:

  • Prolonga a vida da empresa;

  • Diminui a taxa de rotatividade de funcionários;

  • Diminui os custos de contratação;

  • Aumenta a produtividade.

Isto tudo é o que em última instância, acaba levando a um negócio com melhor desempenho.

  1. Prolonga a vida da empresa

Se você tem uma estratégia de marketing interno eficaz e melhorar constantemente sua cultura de marca interna, você cria um ambiente onde os funcionários não estão apenas trabalhando por um salário. 

Eles também trabalharão por algo que acreditam, com intento e até paixão pelo serviço. 

O funcionário que faz a limpeza de carpete residencial não faz apenas por obrigação, mas também pela satisfação de ver a sujeira saindo e tornar o carpete como se fosse novo.

Alinhar de forma eficaz com seus empregados qual é o objetivo da empresa, envolvendo-os nas decisões, trazê-los para dentro. São coisas importantes para uma empresa bem desenvolvida e funcional.

Se o marketing externo projeta a marca de uma forma, as lojas vendem algo diferente e as equipes de atendimento ao cliente entregam a marca ainda de uma terceira maneira, o cliente não vê confiabilidade na empresa, e o funcionário não se sente satisfeito. 

Não ter congruência de princípios em todos os setores pode fazer com que vejam a marca como antiprofissional e egoísta. 

Uma empresa que não vê e nem se importa com seus funcionários, ninguém gostaria de trabalhar em ambientes assim.

Seria como uma agência de emplacamentos não fazer o emplacamento de moto de seus próprios veículos, simplesmente não faz sentido.

O endomarketing trata exatamente essas questões, trazendo você mais perto dos trabalhadores e criando um espaço de trabalho exemplar. Ter um bom ambiente reflete, inclusive, nos consumidores, que são atraídos por tamanha união e prosperidade. 

Uma empresa bem desenvolta tem mais chances de se fixar no mercado por muito mais tempo.

  1. Diminui a taxa alta de rotatividade de funcionários

Os funcionários que são fiéis à sua marca tendem a ser trabalhadores mais felizes e mais produtivos. 

Funcionários felizes e produtivos tendem a permanecer mais tempo na equipe, reduzindo a rotatividade e preservando a continuidade da equipe. 

Altas taxas de rotatividade de pessoal prejudicam a continuidade da marca, uma forte retenção de funcionários permite que sua cultura cresça e a consciência da marca se fortaleça com o tempo.

Além de reduzir o atrito dos funcionários, quando os funcionários se sentem valorizados e que seu trabalho é importante, é menos provável que causem atrito entre si. 

  1. Diminui os custos de contratação

A constante rotatividade de funcionários causa um aumento nos custos de recrutamento e contratação. Um marketing interno pobre e uma cultura empresarial fraca torna o recrutamento muito mais difícil.

Organizações reconhecidas como grandes lugares para trabalhar pelo público não precisam gastar tanto dinheiro para atrair os melhores talentos. Os funcionários acabam chegando até eles.

Você não precisaria implorar de porta em porta por alguém que faça lavagem de uniformes, o melhor lavadeiro iria até você, pois já será o objetivo dele fazer parte da sua equipe.

  1. Aumenta a produtividade

Trabalhadores felizes são mais produtivos, funcionários dispersos que não são contentes são menos produtivos, este é um fato que pode levar a problemas. 

Um funcionário pode muito bem quebrar uma laje h8 isopor por negligência, simplesmente porque não aguenta mais esse trabalho, e não ter mais foco na hora da instalação.

Quando uma empresa entende que seu melhor patrimônio são seus funcionários e que deve trabalhar na reputação da empresa a partir de dentro, ela também envia uma mensagem a seus clientes potenciais.

É mais provável que funcionários se concentrem em produzir um grande trabalho quando sentem que estão contribuindo para uma missão digna.

Seus funcionários internos são seu negócio, eles são uma grande parte de sua marca. É importante que cada funcionário entenda a direção e visão da empresa e realmente acredite e viva a marca.

Considerações finais

É possível concluir então, que os funcionários de sua empresa estão entre suas conquistas mais valiosas. 

As estratégias de marketing interno podem impulsionar esforços importantes, tais como a redução da rotatividade dos funcionários. 

Elas ajudam a criar uma cultura empresarial mais forte, impulsionam o alinhamento da missão em todos os níveis da organização, e por fim, melhoram a satisfação dos funcionários e dos clientes. 

Ao ajudar seus funcionários a compreender melhor a missão de sua organização, você pode ajudá-los a se tornarem poderosos defensores da marca de forma online e offline.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Postar um comentário

0 Comentários