Apresentações inéditas da violinista Wanessa Dourado e do multi instrumentista Neymar Dias estreiam no SescTV


Músicos participam de documentário e show exibidos a partir de 3 de abril;

Wanessa Dourado apresenta composições autorais, além de obras de nomes icônicos da música popular brasileira;

Repertório de Neymar Dias vai de clássicos do caipira regional, passando por obras de Johann Sebastian Bach, John Lennon e Paul McCartney

 

Violonista Wanessa Dourado | Crédito Piu Dip

 

São Paulo, março de 2022 - O SescTV recebe conteúdo musical original e inédito a partir de 3 de abril, quando a violinista, rabequista e compositora Wanessa Dourado e o violeiro e multi instrumentista Neymar Dias e Quarteto de Cordas entram na programação do canal, com participações nas séries Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil .
 

Nesta data, às 21h, a série documental Passagem de Som exibe os bastidores do show de Wanessa Dourado e o encontro da artista com o rabequeiro Filpo Ribeiro em seu ateliê. Na sequência, às 21h30, o Instrumental Sesc Brasil apresenta na íntegra o show de Wanessa gravado no Teatro Anchieta, com canções autorais e música popular brasileira no repertório.
 

No repertório de Wanessa, marcam presença obras relevantes da música popular brasileira, a exemplo das faixas Corta Jaca e Atraente (Chiquinha Gonzaga), composições próprias como Walsa n. 2, Bachlada, Baião Danado e Xote pra Lua, e também Mal humorado (Wanessa Dourado e João Pellegrini), Fiapo (Thadeu Romano).

 

A musicista Wanessa Dourado integra Orquestra Sinfônica de Santo André, do grupo Fios de Choro, do Quarteto Iapó, do Trio Ensemble Choro Erudito, da orquestra Vintena Brasileira e do grupo Xaxado Novo, é também cofundadora do Quarteto Fios de Choro, que mistura choro com ritmo pernambucanos, com o qual lançou o disco “Trama” (2017). “O choro foi o caminho que me abriu o leque para conhecer outros gêneros brasileiros, e a partir dele, inseri o violino nestes outros gêneros”, conta Wanessa no Passagem de Som.


No currículo, ela conta com passagem por diversas orquestras de São Paulo, como: a Orquestra Experimental de Repertório (OER), um dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo, e a Camerata Fukuda. Além de formação sólida, Wanessa participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão e do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra). Também foi convidada pela Orquestra Jazz Sinfônica e pela Orquestra Sinfônica da USP. Em 2021, deu início ao projeto “Violino Toca Choro”, em que leciona aulas de música popular brasileira para violinistas. Atualmente, também atua no “Passagem”, projeto que registra suas composições e da sua produção nos últimos anos, em que retrata sua travessia musical, em um olhar para o violino além do erudito.
 

Multi instrumentista Neymar Dias | Crédito André Mehmari

 

Já no domingo, dia 10, às 21h, Passagem de Som mostra os bastidores do show de Neymar Dias, apresenta depoimentos do maestro Gil Jardim da OCAM ECA USP e da cantora Mônica Salmaso sobre as particularidades do trabalho desenvolvido por Neymar. O programa também o acompanha pelo centro histórico de São Paulo, por ser um local importante na sua formação musical e fonte de inspirações para seu desenvolvimento criativo. O Instrumental Sesc Brasil deste dia, às 21h30, exibe o show Neymar Dias e o Quarteto de Cordas, composto por por Daniel Pires da Silva na viola, Marcos Henrique Scheffel - Segundo violino, Sergei Eleazar de Carvalho - Primeiro violino e Vana Bock no Violoncelo.

 

O repertório traz obras autorais, clássicas e MPB e contará com músicas como: La Valse e Depois da Serra, ambas de Neymar Dias, Suíte raiz - Tristeza de Jeca (Angelino de Oliveira), Suíte raiz Boiadeiro Errante (Teddy Vieira), Suíte Raiz Chora Viola (Tião Carreira e Lourival dos Santos), além de Gavotte en Rondeau - partida em Mi Maior BWV 1006 e Bradenburg Concerto No. 3 (ambas de Johann Sebastian Bach) e In my Life (John Lennon e Paul McCartney).

 

Com sua pluralidade de estilos musicais, Neymar Dias demonstra maestria em diversos instrumentos como viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. “O repertório muito variado circula na minha cabeça desde sempre. Depois de tocar muita música erudita, trouxe a viola de volta, e foi muito bacana abranger várias esferas e outras influências, principalmente na orquestração. Acho muito legal inserir a viola em outros contextos e ver como ela pode dialogar com vários estilos musicais”, comenta Neymar durante sua participação no programa Passagem de Som.


 

Considerado um dos multi-instrumentistas brasileiros de destaque, tanto na música erudita quanto na música popular brasileira (MPB). Neymar já integrou orquestras como a OSUSP e a Experimental de Repertório (OER), e desenvolveu projetos como contrabaixista, compositor e arranjador, tendo trabalhado em parceria com: Inezita Barroso Nelson Aires, Tinoco, Mônica Salmaso, Ivan Lins, Theo de Barros, Naná Vasconcellos, André Mehmari, Toninho Ferragutti, entre outros.

 

Serviço:

 

PASSAGEM DE SOM

Making of documental com músicos que participam do Instrumental Sesc Brasil, revelando seu processo criativo, a escolha de repertório, parcerias e formações de bandas.

Direção geral: Max Alvim.

Classificação: Livre.

Exibição no canal: Domingos, 21h.

Programa com Wanessa Dourado: 3 de abril

Programa com Neymar Dias e quarteto de cordas: 10 de abril

Reapresentações: segundas, 16h30; terças, 9h30; quartas, 11h; quintas, 13h; sábados, 14h.

 

INSTRUMENTAL SESC BRASIL

Destaques da música instrumental brasileira e estrangeira, em shows exclusivos. Direção geral: Max Alvim.

Classificação: Livre.

Sob Demanda: Canal no youtube do Sesc SPSite do Instrumental Sesc Brasil

Exibição no SescTV : Domingos, 21h30.

Programa com Wanessa Dourado: 3 de abril

Programa com Neymar Dias e quarteto de cordas: 10 de abril

Reapresentações: segundas, 17h; terças, 10h; quartas 11h30; quintas 13h30; sábados, 14h30.

 

Para sintonizar o SescTV 

Também disponível online 

 

Redes do SescTV  

Twitter @sesctv

Facebook facebook﹒com/sesctv

Instagram @sesctv

 

SOBRE O SESCTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação. Conheça o acervo no site.

Postar um comentário

0 Comentários