Show Rural: Assinatura de Protocolo de Intenções para projetos e ações no agro marcam primeiro dia da programação

 

Além da apresentação de soluções e tendências para a tecnologia no campo pelo PTI-BR, a feira que teve início nesta segunda-feira (07), contou com a assinatura de protocolo de intenções do Parque Tecnológico com o BRDE, Coopavel e ExoHub. 

 


 

Muita tecnologia, inovação e novidades estão sendo apresentadas pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) no 34º do Show Rural Coopavel, em Cascavel. Além da exposição e demonstração de tecnologias, o primeiro dia do evento contou também com a assinatura de um protocolo de intenções entre o PTI-BR, Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Coopavel e ExoHub para fomentar e cooperar com projetos voltados à temática agro. 

 

A partir dessa formalização serão realizadas ações conjuntas de desenvolvimento e apoio a programas, projetos e ações de comum interesse, visando a inovação, capacitação e adoção de novas tecnologias. A iniciativa busca ainda promover a aceleração da transformação digital do agronegócio brasileiro, estruturando ações coordenadas de sensibilização, conexão e desenvolvimento de soluções tecnológicas visando tornar os empreendimentos mais seguros, eficientes, lucrativos e sustentáveis. 


De acordo com o diretor superintendente do PTI, General Eduardo Garrido, para o Parque Tecnológico, que tem o agronegócio como uma de suas temáticas, esse momento é muito importante para que cada vez mais o agro continue avançando. “Essa iniciativa possibilitará a criação de melhores condições para que os empreendedores possam desenvolver suas ideias e busquem mecanismos de financiamento para poderem transformá-las em realidade. Promovendo a geração de emprego, renda e qualidade de vida”, afirmou.  


O diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, falou sobre a importância da assinatura do protocolo de intenções e destacou o trabalho do Parque Tecnológico Itaipu na área de inovação. “O BRDE tem um programa de aceleração de startups e essa união dos dois – BRDE e PTI – sem dúvida nenhuma vai ser de uma importância muito grande, principalmente com o apoio da Copavel, partindo da região do oeste, Paraná e todo o Brasil”, afirmou. “Será sem dúvidas nenhuma um grande avanço”, complementou.  


Também assinaram o documento, representando o presidente da Coopavel, Dilvo Groli, o gerente de tecnologia da informação da cooperativa Rogério Aver e o Diretor de expansão do Exohub, Michel Costa. 


 

Programação 


 

A programação do PTI-BR, desta segunda-feira (07), contou ainda com um painel sobre inovação aberta no agro, apresentado pelo diretor de negócios e inovação do Parque Tecnológico, Rodrigo Régis, na TV Show Rural. Uma mostra de startups para demonstração das soluções também fez parte da programação. 

Para o segundo dia (08), estão previstas uma série de atividades do PTI-BR no Show Rural: 


No espaço Impulso, às 10h, o diretor de negócios e inovação e a engenheira eletricista do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Natalí Nunes dos Reis da Silva, apresentam o painel: “CIBiogás: Microredes de Energia - Segurança para o produtor!”. Logo mais, às 11h, também no Espaço Impulso, os Centros de Competência do PTI farão o talk session: moto-gerador x soluções SAE (custos e benefícios) e "segurança energética para o agro". 


Já às 11h15, na Fly Arena, ocorrerá a demonstração do drone de pulverização e robô multiproposital. Na parte da tarde de terça-feira (07), a programação do Espaço Impulso recebe a temática “energia no campo (avicultura) com Rodrigo Régis, a partir das 13h30. A Claro também apresenta suas soluções em seguida, às 14h.  


Também está programada para às 15h, a assinatura do programa de inovação aberta e primeira cota do Espaço Impulso com a Cresol. Em seguida startups parceiras vão ter a oportunidade de apresentarem pitchs, demonstrando suas tecnologias e realizar rodadas de negócios. 


A programação da terça-feira encerra às 20h, com um jantar com apresentação do Programa Transforma Agro e o Espaço Impulso, além da cerimônia de assinatura dos protocolos de intenção com a Fundetec, ACIC, Sebrae e BRDE.  

 


O evento 


 

O 34º Show Rural Coopavel está sendo realizado de segunda a sexta-feira (7 a 11), em Cascavel, no Oeste do Paraná – BR-277, km-577, saída para Curitiba. São mais de 400 expositores dos mais diferentes setores do agronegócio que apresentam novidades e tecnologias em cultivares, máquinas, tecnologias e inovações para o campo.  


O PTI-BR está presente dentro do Show Rural Coopavel em diversos espaços: estande no Show Rural Digital (Rua L), Espaço Impulso (Rua 4) e no estande da Itaipu Binacional (Avenida Show Rural).


Fotos: Kiko Sierich/PTI

 

Postar um comentário

0 Comentários