FI Group é destaque no 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria


 

Evento híbrido acontece nos dias 9 e 10 de março e contará com a presença do Diretor de Inovação e Marketing -- Américas do FI Group, Feliciano Aldazábal, em mesa redonda sobre “A inovação como estratégia de desenvolvimento”
 



Nos dias 9 e 10 de março, o FI Group, consultoria multinacional especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), será um dos destaques do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, maior conferência de inovação da América Latina, correalizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). O evento, que será realizado nos formatos online e presencial, contará com palestras, mesas redondas, plataforma para networking, além do Prêmio de Inovação, que anunciará os vencedores no dia 8 de março.
 

Na ocasião, o FI Group será representado pelo Diretor de Inovação e Marketing -- Américas da companhia, Feliciano Aldazábal, que será um dos palestrantes da mesa redonda programada para o dia 10, a partir das 16h35, no palco principal do evento, sobre o tema “A inovação como estratégia de desenvolvimento”. A empresa contará ainda com a presença de diretivos e gerências de diferentes áreas do Brasil e do continente americano em almoços com presidências de diversas entidades e companhias, além de um espaço exclusivo, a fim de atender todos os interessados nos mecanismos de inovação oferecidos pela consultoria. No espaço virtual, o FI Group também estará disponível em um canal de comunicação para troca de informações, ideias e opiniões.
 

A importância do Congresso para o futuro da inovação no Brasil
 

De acordo com o Country Director Brazil do FI Group, Rafael Costa, a companhia sempre considerou a inovação como um pilar fundamental de qualquer país, tão importante quanto à educação ou a saúde, por exemplo. Nesse sentido, o executivo ressalta o valor da existência de um evento que reúna os principais nomes do âmbito político, acadêmico e empresarial para compartilhar experiências, entender possibilidades e limitações, a fim de discutir o melhor cenário para o futuro da inovação dentro e fora do país. “Ter a oportunidade de participar ativamente em um evento de tal magnitude é essencial para nós. Como maior empresa especializada mundialmente no que tange mecanismos públicos de fomento à Inovação, este é melhor canal possível para disseminar nossas ideias e experiências a pessoas e entidades de maior relevância para o setor”, afirma.
 

Costa relata que desde que o FI Group chegou ao Brasil, iniciou um relacionamento próximo e estratégico com a CNI, especialmente entorno da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que tem o objetivo de trabalhar para que a inovação seja reconhecida como imprescindível para o país de modo a alcançar maior crescimento econômico e bem-estar social. “Essa parceria nos possibilita uma liberdade de abordar temas diversos, apontar ideias e construir juntos propostas para o avanço do ecossistema de inovação no Brasil. Foi dessa forma que surgiu o convite para a participação no Congresso”, conta.
 

Investimento em inovação no Brasil
 

Atualmente, o FI Group cumpre um papel crítico tanto para o segmento industrial, quanto para outros segmentos, agindo como um ente promotor de inovação nas companhias. O intuito da consultoria, por meio do apoio à conscientização interna e do uso das ferramentas que existem à disposição do mercado é impulsionar o investimento no país. “É surpreendente o quanto as organizações desconhecem o potencial interno que têm. Nós tentamos ajudá-las a abrir os olhos e a implementar a cultura da inovação internamente, além de obviamente, como agentes especialistas, alertamos às autoridades competentes quando percebemos carências nos mecanismos atuais, compartilhando nossas ideias com entidades referência do Brasil, e elaborando estratégias conjuntas para apresentar alternativas e possibilidades aos organismos de tutela”, esclarece Costa.
 

O executivo explica que atualmente o cenário de inovação no Brasil varia de setor a setor, uma vez que a pandemia trouxe diferentes impactos para cada esfera. Para se adaptar à realidade apresentada à sua frente, muitas empresas desenvolveram soluções inovadoras. Por outro lado, as áreas de operação foram mais impactadas negativamente, fazendo com que a economia e parte do tecido produtivo sofressem uma queda. “Apesar de algumas incógnitas, é certo que muitos pequenos negócios e alguns grandes investirão mais em digitalização e em modelos de e-commerce. Por isso a importância de continuar os esforços por auxiliar as empresas a entenderem a importância de inovar, e melhorar os mecanismos de comunicação direcionados à inovação, para não incorrer no risco de ficarem para trás em tecnologia e soluções para o mercado. Afinal, o foco é um só: alavancar o desenvolvimento e a competitividade do país”, finaliza.
 

Sobre o FI Group
 

FI Group é referência no setor de financiamento de PD&I. Com um know-how de mais de 20 anos, o grupo é especialista na obtenção de financiamentos, subvenções econômicas e incentivos fiscais para projetos de PD&I. A consultoria assessora as empresas na gestão de incentivos fiscais (tais como Lei do Bem, Ex-Tarifário, Lei de Informática ou Rota 2030, entre outros) e no financiamento da PD&I, por meio da concepção e da implementação de ações que visam maximizar o desenvolvimento tecnológico e econômico de seus clientes. Globalmente, o FI Group trabalha com mais de 18.000 empresas, e valida anualmente mais de 20 mil projetos.

Postar um comentário

0 Comentários