Expedição norueguesa em prol dos oceanos sustentáveis chega ao Rio de Janeiro dia 23 de fevereiro



O veleiro Statsraad Lehmkuhl atracará às 10 horas da manhã no Pier Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, onde será recepcionado pela Marinha brasileira e pela orquestra de cordas Camerata Laranjeiras, além de autoridades da Noruega e do Brasil

Ao aportar no Pier Mauá, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, na manhã do próximo dia 23 de fevereiro, o navio-escola norueguês Statsraad Lehmkuhl dará início à etapa brasileira da expedição One Ocean, que ficará no país até 26 de fevereiro. "A chegada ao Brasil do veleiro Statsraad Lehmkuhl e da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, está alinhada com um dos lemas da nossa cooperação bilateral: oceano azul, futuro verde", explica Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil.

A expedição One Ocean é uma viagem ao redor do planeta organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas. Realizada pelo veleiro Statsraad Lehmkuhl, de 98 metros de comprimento, a expedição partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo. Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. Parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2010-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição norueguesa tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global.

O Statsraad Lehmkuhl, que tem 108 anos de idade, foi reformado e equipado com tecnologia de última geração para coletar dados sobre física, química e biologia dos oceanos ao longo da viagem. Além disso, atua como uma universidade flutuante, recebendo equipes de estudantes e jovens líderes nas diferentes etapas da viagem. Também realiza conferências, seminários e outros eventos a bordo durante as paradas nos portos e disponibiliza acesso em tempo real a dados, vídeos e histórias da expedição para inspirar jovens, cientistas e cidadãos a engajar-se em prol de ações de desenvolvimento sustentável com base nos oceanos.

“A Noruega tem mais cientistas dedicados aos ambientes marinhos per capita do que qualquer outro país do mundo e é um dos maiores apoiadores da Década da Ciência Oceânica da ONU. Acreditamos que investir em pesquisa e inovação é vital para alcançar os objetivos do ODS 14, de proteger e usar o oceano e os recursos marinhos de uma forma que promova o desenvolvimento sustentável”, afirma Marianne Fosland, cônsul-geral do país nórdico no Rio de Janeiro.

A programação da expedição One Ocean no Brasil inclui reuniões e eventos políticos, culturais e científicos. No dia 24 de fevereiro, o navio-escola sediará o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro com

1

representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras. “Estamos muito felizes por ter o Statsraad Lehmkuhl no Rio de Janeiro no meio desta emocionante viagem de 19 meses. O Brasil e o Rio de Janeiro são parceiros estratégicos e de longa data da Noruega em diversas áreas que perpassam o tema dos oceanos, como ciência, negócios e meio ambiente”, diz Marianne Fosland.

"A Noruega está comprometida com a agenda dos oceanos e atua na liderança global do Painel de Alto Nível para a Economia Sustentável do Oceano das Nações Unidas. Tenho a convicção que a expedição One Ocean contribuirá para conscientizar e compartilhar conhecimento sobre o que consideramos ser nosso futuro comum: o oceano", conclui o embaixador Odd Magne Ruud.

Para familiarizar o público brasileiro com a expedição One Ocean, será realizado no dia 29 de janeiro, na plataforma digital da Amazon, o evento musical on-line Ocean Alarm, com a apresentação de músicos noruegueses e brasileiros e a exibição de vídeos sobre a expedição e o veleiro e de depoimentos de diplomatas sobre a sustentabilidade dos oceanos. A gravação do evento ficará disponível no YouTube até 26 de fevereiro, data da partida da expedição do Brasil.

Mais detalhes sobre a Expedição One Ocean estão disponíveis aqui




Postar um comentário

0 Comentários