Empreendedorismo e inclusão? Temos!

 


Boas ideias ganham espaço e contribuem com a qualidade de vida de pessoas com deficiência

Foto: Divulgação / TIX 

Todo empreendedor sonha em tirar seu negócio do papel. Mas agora, quando esse sonho caminha junto à inclusão, tudo fica ainda melhor. Esse é o caso do Adriano Assis, que acumula 13 anos de experiência com inovação em acessibilidade humanizada e é um dos participantes do Ideias à Venda, novo reality da Netflix.


Adriano é CEO da TiX, uma startup que, desde 2009, desenvolve soluções para pessoas com deficiência, e criador do Colibri. Um mouse de cabeça sem fios, criado para que pessoas que não podem usar as mãos consigam controlar celular, tablet e computador apenas com movimentos da cabeça e gestos faciais. Ele é pequeno, leve, tem bateria recarregável e basta pareá-lo via bluetooth para começar a usar.


Além disso tudo, o Colibri é lindo! Por ser um produto vestível, cada usuário pode escolher a cor do aparelho e do óculos que o acompanha. Quem preferir, também pode prender o Colibri à armação de óculos que já usa. A acessibilidade do produto também é financeira, com opções de compra ou planos de assinatura, além do “Colibrino”, a versão do Colibri que qualquer pessoa pode construir em casa de graça.


É ou não é uma ideia genial? A solução já é utilizada e aprovada por centenas de pessoas e por nomes de peso, como a ex-atleta olímpica Lais Souza, que se acidentou em janeiro de 2014 e ficou tetraplégica.


Sobre a TIX Tecnologia Assistiva

Fundada em 2009 em Belo Horizonte (MG), a TiX Tecnologia Assistiva nasceu para ampliar a autonomia e a capacidade de comunicação das pessoas com deficiência por meio de inovações tecnológicas. Seu objetivo é claro: empoderar essas pessoas com instrumentos que as permitam desenvolver suas competências e individualidades, tirando-as da invisibilidade social. Em 2019, foi integrada ao ranking das 100 Startups to Watch, como uma das empresas mais promissoras em inovação no Brasil.

 

Dessa startup, surgiu o produto assistivo mais inovador já criado no Brasil: o Teclado Inteligente Multifuncional TiX, que torna os computadores acessíveis a pessoas com qualquer limitação de movimento. Dele, nasceu uma gama de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital, comunicação, educação inclusiva e reabilitação de pessoas com deficiência.

Postar um comentário

0 Comentários