Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC é a primeira grande empresa global de cruzeiros a fazer parte do Green Marine Europe Label


 

 A MSC Cruzeiros e a Explora Journeys comprometem-se a mensurar o desempenho ambiental anualmente, entregar os resultados a uma entidade externa de verificação credenciada e publicá-los

• Todos os navios da Divisão serão avaliados em oito indicadores-chave de desempenho: espécies aquáticas invasoras, emissões de poluentes atmosféricos s (SOx e PM), emissões de poluentes atmosféricos (NOx), emissões de gases de efeito estufa, descarte de óleo, gestão de resíduos, ruído subaquático e reciclagem responsável
 

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC anunciou hoje o seu compromisso de aderir ao Green Marine Europe Label, tornando-se a primeira grande empresa global de cruzeiros a fazê-lo. Este é um programa voluntário de certificação ambiental para a indústria marítima. Após o sucesso do programa norte-americano de certificação ambiental da Green Marine, a iniciativa europeia foi lançada em 2020 para criar um mecanismo que apoie as armadoras na demonstração de seu desempenho ambiental na Europa. Isso apoiará o objetivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC de atingir zero emissões líquidas até 2050.
 


Para garantir o sucesso, as duas marcas da Divisão, a MSC Cruzeiros e a recém-lançada marca de luxo Explora Journeys, estão comprometidas a mensurar seu desempenho ambiental anualmente, de acordo com as diretrizes do programa, acompanhando o progresso em oito indicadores-chave de performance: espécies aquáticas invasoras, emissões de poluentes atmosféricos (SOx e PM), emissões de poluentes atmosféricos (NOx), emissões de gases de efeito estufa, descarte de óleo, gestão de resíduos, ruído subaquático e reciclagem responsável.
 

Nos últimos anos, o Grupo fez avanços consideráveis em todas as áreas de suas operações de cruzeiros, graças à implantação de tecnologias ambientais, combustíveis e soluções de última geração. Estas incluem sistemas avançados de controle de emissões, sistemas de tratamento de água de lastro, sistemas avançados de tratamento de águas residuais, entre outros. Os dois primeiros navios da Explora Journeys, atualmente em construção, contarão com essas e outras soluções ambientais.
 

As duas marcas comprometeram-se igualmente a apresentar seus resultados anuais de desempenho ambiental a uma entidade externa de verificação credenciada e a publicá-los.
 

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: “Mesmo enquanto enfrentamos os muitos desafios dos últimos dois anos, nunca perdemos de vista nossas responsabilidades a longo prazo. Em linha com o nosso compromisso com a sustentabilidade e o nosso objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050, o Green Marine Europe Label nos ajudará a demonstrar nosso progresso e compartilhá-lo com nossos hóspedes, as comunidades que visitamos e todos os nossos stakeholders. Tudo isso, enquanto continuamos nosso trabalho em vários projetos que estudam o desenvolvimento de combustíveis verdes e soluções tecnológicas e esperamos trazê-los à vida o mais rápido possível.”
 

O Green Marine Europe Label é o resultado de uma parceria entre o programa norte-americano de certificação ambiental Green Marine, em operação há dez anos, e a Surfrider Foundation, uma ONG líder em proteção oceânica e marítima na União Europeia. A parceria foi estabelecida em 2019 e o programa foi lançado em 2020.
 

Minas Myrtidis, Vice-presidente de Operações Ambientais e Compliance da MSC Cruzeiros, disse: “A certificação do Green Marine Europe Label em toda a nossa frota demonstrará ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, pois também reflete nosso desejo de melhorar continuamente nosso desempenho nessa área.''

FIM
 

Notas aos editores

Sobre o objetivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC de atingir zero emissões líquidas

Como um grupo familiar com três séculos de herança marítima, a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC está comprometida em proteger nosso planeta e ecossistemas oceânicos para as gerações futuras. Em 2021, demos um importante passo à frente e reforçamos nossa liderança dentro do setor neste campo, comprometendo-nos a atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 em nossas operações marítimas. Uma tarefa desafiadora está à frente, pois os combustíveis e as tecnologias que permitirão essa mudança não existem em escala ou não atingiram o nível de maturidade necessário para sua implementação comercial. É por isso que embarcamos em vários projetos para estudar e acelerar o desenvolvimento de novos combustíveis e tecnologias que podem nos aproximar desse objetivo. Estes incluem:

  • Navios movidos a hidrogênio: em 2021, firmamos uma parceria com a principal companhia de construção naval, a Fincantieri, e com a empresa de infraestrutura de energia, a Snam, para determinar em conjunto as condições para o projeto e a construção do que poderia se tornar o primeiro navio de cruzeiro híbrido movido a hidrogênio/GNL, que permitiria operações com zero emissões de gases de efeito estufa em determinadas áreas. Isso inclui organizar os espaços dos navios para acomodar as tecnologias de hidrogênio e as células de combustível necessárias, identificar os parâmetros técnicos dos sistemas de bordo, calcular as potenciais reduções nas emissões de gases de efeito estufa e análise técnica e econômica do fornecimento de hidrogênio e de infraestrutura em terra.
  • Células de combustível em navios movidos a GNL: as células de combustível oferecem grande potencial para alcançar reduções significativas. Tendo encomendado três navios que funcionarão com GNL, um combustível de transição que oferece até 21% menos emissões de gases de efeito estufa, a MSC Cruzeiros está estudando a integração de células de combustível para obter ainda mais reduções. Como parte disso, temos o Blue Horizon, um projeto inovador de P&D que se concentra na integração de uma tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) em navios de cruzeiro movidos a GNL.
  • Readaptação da tecnologia de células de combustível: nos unimos em um consórcio com a GE Power Conversion, Lloyd's Register e Ceres Power Holdings para descobrir como lidar com as barreiras à adoção de células de combustível para aplicação em grandes navios. Ele examinará como as SOFCs podem ser integradas à funcionalidade operacional de um navio, incluindo a arquitetura e layout de energia e propulsão existentes, permitindo que o impacto do uso da tecnologia SOFC seja quantificado em termos de redução geral de emissões. O projeto recebeu financiamento como parte do Concurso de Demonstração Marítima Limpa do Departamento de Transporte do Reino Unido.
  • Tecnologias de baixo carbono e design de navios: a Divisão de Cruzeiros da MSC também é parceira de líderes do setor e acadêmicos em um projeto de pesquisa que promove o transporte de baixo carbono combinando tecnologias de energia progressivas e design inovador de navios. Liderado pela Universidade de Vaasa, o CHEK Consortium -- deCarbonising sHipping by enabling Key Technology symbiosis on real vessels concept designs project -- envolve a World Maritime University, Wärtsilä, Cargill e Lloyds Register, entre outros.

 

Mais detalhes sobre tecnologias ambientais a bordo de nossos novos navios:

Emissões atmosféricas: sistemas híbridos de limpeza de gases de escape que atingem uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx). Muitos de nossos navios também são equipados com sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) de última geração que reduzem as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 90%.

Conectividade de energia “shore-to-ship”, permitindo que os navios se conectem a redes de energia locais enquanto estão em portos onde essa infraestrutura está disponível. Isso permite minimizar o uso do motor enquanto estão atracados, levando a uma redução substancial de emissões quando os navios estão próximos a áreas urbanas.

Águas residuais: nossos novos navios apresentam sistemas avançados de tratamento de águas residuais projetados de acordo com a Resolução MEPC 227(64) da Organização Marítima Internacional, com padrões de purificação mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra. Os sistemas de tratamento de água de lastro impedem a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descartes de água de lastro.

Protegendo a vida marinha: nossos novos navios estão equipados com sistemas de gerenciamento de ruído irradiado subaquático, com projetos de casco e sala de máquinas que minimizam o impacto acústico do som, reduzindo seus potenciais efeitos na fauna marinha, principalmente nos mamíferos marinhos nas águas circundantes.

Eficiência energética: Todas as novas construções da MSC Cruzeiros incorporam uma ampla gama de equipamentos energeticamente eficientes que ajudam a reduzir e a otimizar o uso do motor. Estes incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar-condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia que redistribuem o calor e o frio para reduzir a demanda. Os navios usam iluminação LED controlada por sistemas de gerenciamento inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de economia de energia. Em parceria com os estaleiros, todas as novas construções são equipadas com sistemas remotos de monitoramento e análise de energia, permitindo suporte em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.
 

A próxima geração de navios movidos a GNL

O MSC World Europa e o MSC Euribia se tornarão os primeiros navios movidos a GNL a ingressar na frota da MSC Cruzeiros em 2022 e 2023, respectivamente, representando um investimento de €3 bilhões em navios de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a construção do World Europa II, prevista para começar no início de 2023.
 

Esses navios desempenham um papel importante no compromisso da Companhia de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. O GNL é o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente e praticamente elimina as emissões locais de poluentes, como óxidos de enxofre (99%), óxidos de nitrogênio (85%) e partículas (98%). Em termos de emissões com impacto global, o GNL desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas e os motores destes dois navios têm potencial para reduzir as emissões de CO2 em até 25% em comparação com os combustíveis convencionais. Além disso, com a subsequente disponibilidade de formas biológicas e sintéticas de GNL, essa fonte de energia fornecerá um caminho para eventuais operações descarbonizadas.
 

Para mais informações sobre nossos projetos de sustentabilidade, clique aqui.
 

Sobre a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima, está sediada em Genebra, na Suíça, e tem duas marcas distintas em sua estrutura -- a marca contemporânea e a de luxo.

A MSC Cruzeiros, a marca contemporânea, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e Sul da África, com a maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. É também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.
 

Sua frota possui 19 modernos navios combinados com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios e está projetada para aumentar para 23 navios de cruzeiro até 2025, com opções para pedidos de seis novos navios em vigor até 2030.
 

A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo. Para saber mais sobre os itinerários da MSC Cruzeiros e a experiência a bordo de seus navios, clique aqui.
 

Enquanto isso, a marca de luxo, Explora Journeys, começará a operar em 2023 com uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis. O primeiro navio terá uma tonelagem bruta de 63.900 GT e contará com 461 das maiores suítes dos mares, todas com varandas ou terraços com vista para o mar. Esses luxuosos navios apresentarão ao segmento de luxo uma ampla gama de novas experiências para hóspedes e outras atividades, bem como proporções generosas de espaços públicos, além de apresentar um design altamente inovador. Para saber mais sobre a Explora Journeys, clique aqui. 

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