6 habilidades profissionais mais procuradas em 2022


As mudanças no mercado de trabalho evidenciam capacidades específicas, e dominá-las pode fazer toda a diferença na hora de destacar o currículo para a vaga desejada

 

CURITIBA, 17/02/2022  – O cenário econômico e as dinâmicas do mercado de trabalho estão em constante mutação, principalmente influenciados pelos avanços nos recursos e tecnologias e nas novas formas de consumir e se relacionar com clientes e colaboradores. Pensando nas transformações que virão com o mundo pós pandemia, 2022 será um período de transição e o profissional que deseja se destacar na carreira precisa estar atento as novas  exigências do universo corporativo.

 

Além das habilidades técnicas, os novos modelos de trabalho favorecem candidatos que ofereçam o perfil interpessoal ideal, que vai refletir e se sobressair na organização e produtividade do dia a dia. Segundo Raquel Roque, consultora de Recursos Humanos e professora da startup Kultivi (www.kultivi.com.br), considerada uma das maiores plataformas de ensino online do Brasil, destaca que antes de tudo é preciso sempre se manter atualizado. “O tempo em que somente os anos dedicados a graduação eram suficiente para uma boa colocação no mercado, se foram. Precisamos aprender novas habilidades, novas formas de fazer o que estamos acostumados a fazer. Por isso o conceito de Lifelong learning – aprendizado ao longo da vida que sugere uma educação contínua, é tão importante. O desenvolvimento e aprimoramento dessas aptidões já é prioridade para os recrutadores e precisa ser para quem quer se destacar em suas respectivas áreas também.”, declara.

 

A especialista, elencou as 6 principais habilidades do profissional do futuro, para quem quer remanejar os rumos da carreira ou está em busca de novas oportunidades:

 

Flexibilidade: Ao contrário do que muitos pensam, flexibilidade não se define somente pelos horários e períodos de tempo dedicados ao trabalhos. “ Entenda como flexibilidade também a sua capacidade de se adaptar as mudanças e as novidades que podem ser implementadas no seu local de trabalho.  Além de ser uma capacidade que pode ser entendida como resiliência, por representar a capacidade de se reinventar.”, diz Raquel Roque.

 

Foco em resultados: É a capacidade de se posicionar e explorar os recursos para oferecer a melhor experiência ao cliente. “Seja onde quer que você trabalhe, uma empresa que fornece serviços ou produtos, o foco precisa ser o cliente,  por isso o foco em resultados representa um profissional que não mede esforços para atender à necessidade dele e solucionar problemas.”, diz a especialista.

 

Visão do negócio. O famoso senso de dono reflete a atitude de vestir a camisa da empresa. “O profissional do futuro precisa enxergar o negócio como um todo e trabalhar para que o êxito individual  e geral caminhem juntos. Empresas de sucesso, contam com profissionais de sucesso, não há caminhos separados.”, afirma.

 

Mão na massa: Segundo a consultora de recursos humanos, o profissional que não tem medo do trabalho sempre chega à frente. “Aceitar desafios, ser proativo e participar ativamente das decisões e resoluções de problemas da empresa, são as principais características desse profissional”., diz.

 

Inteligência emocional: Dentre as principais soft skills, aquelas ligadas às habilidades sociocomportamentais, mais difíceis de reconhecer e mensurar , a inteligência emocional é uma das mais valorizadas por empregadores no mundo todo. “ É a capacidade de lidar com questões emocionais com equilíbrio e positividade e exige muito autoconhecimento e maturidade.”, garante a profissional.

 

Organização e gestão de tempo: “Dominar ferramentas e técnicas para gerir melhor seu tempo e consequentemente, melhorar sua produtividade é imprescindível para o mercado de trabalho na atualidade. E é crucial não só na parte profissional, mas também para conciliar a rotina com o pessoal, definindo metas alcançáveis e sem pressão, e trazendo equilíbrio para o dia a dia.”, completa Raquel Roque.






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