Cinco tendências do mercado de AI que devem estar no foco em 2022

 



Alana AI divulga as principais tendências de inteligência artificial,

soluções da startup são focadas para marcas que queiram fidelizar clientes

A pandemia de Covid-19 evidenciou uma tendência que já vinha se estabelecendo com força nos últimos anos: o digital não é mais uma opção, e sim é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, não importa o tamanho ou se você é B2C, B2B e B2B2C. Com isso, o mercado de CX, sigla em inglês para “experiência do consumidor” tem se ampliado cada vez mais. 


O meio digital se aprimorou e, consequentemente, mudou o modo de pensar dos clientes, que passaram a se preocupar mais com os produtos adquiridos em si, além de todo o processo de compra de forma geral. Nesse sentido, uma tecnologia essencial para a interação entre as marcas e o público é a inteligência artificial, a qual a Alana AI é referência. 


"Nesse momento vemos como nunca o quão importante é entender o que está por vir para criar uma experiência eficaz para o cliente", explica o CEO da empresa, Marcel Jientara.


Aqui estão cinco tendências do mercado de AI que devem estar no foco em 2022:


1) E-commerce 


Se estamos falando de CX, não há como não trazer o e-commerce para a conversa. Hoje, o cliente não prioriza necessariamente sair de casa para comprar, com apenas alguns cliques é possível agilizar a ida até o shopping ou mercado de casa, deitado no sofá. 


Segundo a eMarketer, o comércio eletrônico teve um grande crescimento nos últimos anos e deve representar 23,6% de todas as vendas no varejo até 2025, em comparação com 11,0% em 2019. Essa tendência agora está se expandindo para outros canais digitais, como Whatsapp, Instagram e Pinterest. 


A Alana AI, somente em 2021 respondeu a diversas interações por canais digitais. Foram cerca de 570 mil interações por mês, em plataformas como Facebook, WhatsApp e Instagram, de diferentes marcas.


Além disso, com o aumento das compras digitais por aplicativos sociais que as pessoas já usam, esse número deve só aumentar. Segundo Marcel Jientara, CEO da Alana AI, com esta tendência, as marcas devem aumentar ainda mais a agilidade das respostas para seus usuários e clientes para trazer uma boa experiência e a fidelização dos mesmos. 


2) Resposta instantânea  


Cada vez mais, os clientes querem ter agilidade em seus atendimentos, principalmente se há dúvidas ou problemas com uma mercadoria, pagamento, etc. Ou seja, ele quer uma resposta mais imediata. De acordo com a Forrester, o cliente espera uma resposta de uma empresa em cinco minutos ou menos. 


"Com a inteligência da Alana, nós conseguimos entregar essa agilidade, pois ela interage de forma humana para criar uma comunicação interpessoal oferecendo gratificação instantânea ao cliente e uma enorme vantagem competitiva" explica Marcel. Portanto, vemos que a resposta imediata será fundamental nessa nova vertente.


3) Sustentabilidade Ambiental


O tema está em alta em todos os segmentos de mercado, desde uma empresa de maquiagem até no investimento do mercado financeiro. A AI pode ajudar as empresas a chegarem mais rápido nesse processo. Segundo as Nações Unidas, 93% das metas de sustentabilidade ambiental podem ser alcançadas com inteligência artificial. 


Além disso, globalmente, 91% dos consumidores esperam que as empresas sejam social e ambientalmente responsáveis. Mas não é mais suficiente que as marcas afirmem ser sustentáveis – elas devem ser transparentes com seus esforços e progresso. 


4) Experiência omnichannel


Oferecer uma experiência omnichannel e integrada é fundamental na jornada do consumidor. Isso porque hoje, estar atento ao seu público e todos os pontos de contato com ele, permite ao usuário sentir segurança em qualquer um dos canais que estiver navegando. 


O objetivo dessa estratégia é estreitar a relação entre online e offline, oferecendo uma melhor experiência ao cliente. "Hoje não basta uma marca oferecer diversos canais de comunicação, para que o consumidor escolha um deles. São os consumidores que determinam quais canais querem usar. Portanto, as marcas agora têm que estar atentas a todos os pontos de contato com o cliente, para oferecer mais uma vez a experiência desejada”, explica Marcel.


5) Customer Experience é o novo growth?


Para se ter uma ideia do mercado, de acordo com um estudo da Grand View Research estima-se que o mercado de gerenciamento de experiência do cliente só nos EUA cresça de mais de 15% de 2021 a 2028. 


Esses números mostram a importância de melhorar as jornadas dos consumidores em todos os pontos de contato e colocar esforços e recursos na tentativa de superar a experiência do cliente que seus concorrentes oferecem. 


"Por isso, a missão da Alana AI é preparar o caminho para o surgimento de conexões reais entre pessoas e marcas, fomentando negócios sustentáveis ​​e trazendo benefícios tangíveis para todos”, conclui o CEO da Alana AI. 


A Alana AI entra nesse cenário justamente para trazer agilidade nas respostas entre marcas e clientes e conduzir os mesmos para uma experiência satisfatória. Dessa forma, a empresa pode analisar a melhor maneira de criar estratégias eficazes para o futuro e planejar a entrega da melhor jornada ao consumidor dentro de suas plataformas. 

Sobre a Alana AI

A Alana AI nasceu de uma forte crença: a mentalidade atual de comunicação está morrendo e precisa ser reinventada. A missão é preparar o caminho para o surgimento de conexões reais entre pessoas e marcas, fomentando negócios sustentáveis ​​e trazendo benefícios tangíveis para todos. Com tecnologia proprietária, a Alana permite mapear padrões comportamentais e integrar essas informações a outras variáveis ​​fundamentais, fornecendo dados exclusivos para alimentar a inteligência e os processos estratégicos de negócios, cuidando da experiência do consumidor com as marcas de ponta a ponta.

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