Buscas por comodidades como Wi-Fi e cozinha reforçam desejo de conciliar trabalho e lazer em viagens


 

 

São Paulo, 21 de fevereiro de 2021 - A expansão do trabalho remoto trouxe possibilidades inéditas para milhões de pessoas, inclusive enquanto planejam uma viagem. Conhecer uma nova cidade e aproveitar mais tempo perto da natureza, por exemplo, deixaram de ser benefícios exclusivos dos períodos de férias de muitos profissionais, que agora têm mais flexibilidade na escolha de quando e para onde viajar.

 

E as mudanças dos últimos dois anos não parecem ter data de expiração, com cada vez mais brasileiros adotando o modelo de trabalho híbrido, com preferência para locais no país. Segundo pesquisa Ipsos conduzida para o Airbnb, 82% dos brasileiros desejam manter algum tipo de trabalho remoto no pós-pandemia.

 

Nesse cenário, a busca por serviços que possibilitam combinar descanso e trabalho remoto continua a crescer dentro da plataforma. Em 2021, globalmente, as comodidades mais buscadas para estadias de longo prazo foram:

 

1. Wi-Fi

2. Cozinha

3. Pet-friendly

4. Máquina de Lavar

5. Piscina

6. Ar-condicionado

7. Estacionamento gratuito

8. Secadora

9. Aquecimento Central

10. TV a cabo

 

Para aqueles que desejam obter renda extra ao compartilhar seus espaços no Airbnb, aproveitando o momento atual, algumas dicas importantes são: oferecer conexão Wi-Fi de alta velocidade, reservar um espaço para home office e oferecer itens básicos de cozinha. Outra sugestão é permitir animais de estimação, já que, de acordo com números internos do Airbnb, 450.000 animais domésticos foram incluídos em reservas nos dois meses após a inclusão do recurso na plataforma.

 

Outro fator que reforça o novo comportamento dos viajantes é a busca por reservas mais longas. Em todo o mundo, 1 em cada 5 noites reservadas no Airbnb durante o quarto trimestre de 2021 foi para estadias de 1 mês ou mais. A tendência de Viver em Qualquer Lugar vem ganhando força em diversos países, inclusive no Brasil, que recentemente aprovou um visto especial para nômades digitais, trabalhadores que queiram viver em território brasileiro enquanto trabalham para outro país.

 

No Brasil, o Airbnb percebe, ainda, que desde maio de 2020 houve aumento da procura por casas de campo e em cidades menores de praia, a até 500 km dos centros urbanos, para ir de carro com a família, sem abrir mão do isolamento, e conciliar lazer e trabalho remoto. Para facilitar as pesquisas por acomodações nestes destinos, chamados ‘hiperlocais’, a plataforma mostra alternativas próximas às pessoas, em localidades, muitas vezes, fora do roteiro mais óbvio.

 

Protocolos de Higienização e Saúde

 

Aspectos de limpeza também ganharam uma relevância ainda maior para os hóspedes, e estabelecer novos padrões de higienização é fundamental. O Airbnb foi pioneiro no setor de compartilhamento de acomodações nesse sentido, desenvolvendo o Protocolo Avançado de Higienização em 5 etapas, com orientação de autoridades sanitárias e especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, referência nos esforços de combate à COVID-19. O Protocolo, disponível desde junho de 2020, inclui especificações sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa, um selo para as acomodações e é solicitado a todos os anfitriões.
 

A plataforma também proibiu, em agosto de 2020, festas e eventos em acomodações, para evitar aglomerações e contribuir para estadias responsáveis. E possui orientações e boas práticas também para hóspedes, disponíveis no site e com as quais eles devem se comprometer no momento da reserva. As recomendações incluem uso de máscaras e prática de distanciamento social por anfitriões e hóspedes ao interagirem. Além disso, lançou, em abril de 2021, o Canal de Apoio ao Vizinho, uma ferramenta para auxiliar as autoridades e comunidades locais e facilitar a comunicação de eventuais incidentes em reservas nas proximidades.

 

Sobre o Airbnb

O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, conta com 4 milhões de anfitriões, que já receberam mais de 1 bilhão de hóspedes em quase todos os países. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas, que possibilitam aos hóspedes vivenciar o mundo de uma forma mais autêntica e conectada.




Postar um comentário

0 Comentários