Alimentação felina: descubra os mitos e verdades sobre o tema!


 

Veterinária da ROYAL CANIN fala sobre as vantagens do mix feeding e os benefícios que os alimentos de diferentes texturas podem trazer para os gatos


 

Os gatos são animais com seus próprios gostos e preferências quando se trata de comida, por isso, muitos tutores têm dúvidas no momento de escolha do alimento. Métodos como mix feeding, que consiste na combinação de alimentos secos e úmidos na rotina diária dos gatos, traz muitos benefícios para os felinos.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, a Médica Veterinária da ROYAL CANIN, Priscila Rizelo, trouxe os principais mitos e verdades sobre a alimentação felina e ainda deu dicas de como tornar esse momento mais prazeroso para o seu pet!

 

Gatos são exigentes para comer: VERDADE 

 

Os gatos, por possuírem um paladar menos desenvolvido do que o de cães e humanos, acabam negligenciando a comida por diversos motivos. Isso ocorre devido à menor quantidade de receptores gustativos, por isso eles são atraídos pelo aroma, sensação do alimento na boca, textura, forma e, por último, pelo sabor. “Como a preferência alimentar do gato se dá por uma série de fatores e pela palatabilidade, é preciso fazer testes com as diferentes texturas dos alimentos para ver qual é a que o animal mais se adapta”, explica a Médica-Veterinária.

 

A palatabilidade é uma característica do alimento que determina se ele será aceito ou rejeitado por um animal. A palatabilidade de um alimento é determinada pelos ingredientes, pelo processo de produção e pelas condições em que o alimento é armazenado. O termo “aceitação” é usado para indicar até que ponto o gato come espontaneamente e inclui a quantidade que o gato come e a velocidade com que se alimenta.

 

O sabor tem uma influência na palatabilidade, mas não é o principal e nem o primeiro fator levado em consideração para os gatos aceitarem um alimento, por isso, a recomendação do alimento deve ser baseada nas necessidades individuais, idade, raça e estilo de vida do animal e não somente pelo sabor.

 

Alimentos úmidos são petiscos: MITO

 

Os alimentos úmidos mesmo sendo considerados como petiscos por muitos anos, oferecem nutrição completa e balanceada aos felinos, por isso, não devem ser utilizados como complemento da alimentação. Sua principal diferença do alimento seco é que sua composição é composta por 80% de água, auxiliando na hidratação.

 

Alimentos úmidos auxiliam na hidratação dos gatos: VERDADE

 

Os gatos naturalmente bebem pouca água por serem animais de origem desértica. Por isso, o alimento úmido é um excelente aliado para estimular o consumo de água dos gatos, principalmente para os castrados. “A alta umidade dos alimentos úmidos é eficaz para estimular o consumo de água e a diluição da urina em gatos, o que ajuda a diminuir a concentração de minerais na urina”, ensina Priscila. O aumento do volume urinário também aumenta a frequência de eliminação da urina, deixando tempo insuficiente para agregação dos cristais na bexiga.

 

Alimentos úmidos são disponibilizados em apenas uma textura: MITO

 

Os alimentos únicos são disponibilizados em diversas texturas, sendo a mais conhecida Pedaços ao Molho. versão Jelly se caracteriza por uma textura mais gelatinosa e rica em fibras; e o alimento na versão Patê é mais macio e de fácil digestão. As diferentes texturas são importantes para o desenvolvimento e estímulo do paladar do gato, e é sempre importante a introdução dos alimentos úmidos desde de o início da vida do filhote, para que haja uma maior aceitação quando adulto.

 

Alimentos úmidos engordam e possuem muito sódio: MITO

É um mito acharmos que os alimentos úmidos engordam os pets. Ao contrário do que se imagina, os alimentos úmidos têm menos calorias do que os alimentos secos. O alto teor de umidade (>80%) “dilui” as calorias presentes no alimento, por isso são aliados na manutenção de peso. Um ponto importante para evitar que os pets ganhem peso é seguir a quantidade de alimento recomendada na embalagem e estimular a atividade física do seu gato.

Os alimentos da Royal Canin são completos e balanceados e a quantidade de todos os nutrientes seguem as recomendações nutricionais dos guias internacionais de nutrição. O sódio é um mineral que participa de uma série de funções e é essencial para a manutenção do equilíbrio do organismo.

_

 

Sobre a ROYAL CANIN®

A multinacional Royal Canin, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, celebrou 50 anos em 2018. Com 16 fábricas no mundo e presente em 92 países, a marca considera sempre o gato e o cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.

Em 2002, passou a fazer parte da Mars, Incorporated, líder mundial em alimentos para animais de estimação. A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990. No mercado brasileiro, a marca disponibiliza mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliar no tratamento de algumas doenças. Os produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.




Postar um comentário

0 Comentários