Saiba como o dólar afeta o setor de transportes e logística atualmente



O dólar é uma moeda volátil e capaz de afetar toda a economia do Brasil. Aliás, assim como o euro, o dólar também causa impactos na economia do mundo todo.

Na economia brasileira, a influência é um pouco maior porque o Brasil costuma importar muitos produtos vendidos em dólar, por essa razão, suas alterações podem afetar as empresas que trabalham com logística e transporte para esses produtos.

Pense, por exemplo, na imensa quantidade de mercadoria que chega para uma distribuidora. 

O valor pago pelos produtos importados acaba por afetar essa empresa, portanto, a influência do dólar acaba gerando uma reação em cadeia.

Para importar, é necessário fazer um bom trabalho em transporte e logística, e por lidar com produtos de origem estrangeira, os gastos com esses processos podem ser maiores.

O dólar vai ditar o quanto custa, por essa razão, é muito importante estar atento a ele e às oscilações apresentadas por essa moeda.

Neste artigo, vamos explicar a importância do movimento do dólar no setor de transportes e logística, quais são as características da gestão nesse setor e de que maneira o dólar pode impactá-lo.

A importância do dólar para os transportes e a logística

O Brasil é um país que exporta muita matéria-prima do exterior, por conta disso, a economia brasileira se torna vulnerável à alta do dólar, uma vez que os negócios pelo mundo tomam como base a moeda norte-americana.

Em muitos setores, podemos notar a alta aquisição de produtos dos mais variados tipos, e dentre os mais comuns estão:

  • Eletrônicos;

  • Roupas;

  • Brinquedos;

  • Componentes para veículos.

Até mesmo um fabricante de pasta L personalizada pode importar itens, maquinários e outros recursos para aprimorar seus serviços. 

E se tanto a empresa pode optar pela importação, é de se imaginar que o dólar exerce influência em tudo isso.

No que diz respeito ao setor de transportes e logísticas, quando há um aumento no preço dos produtos importados, o mercado nacional busca produzir a própria matéria-prima.

Isso desacelera a logística necessária para trazer os produtos de fora, por meio de aviões e caminhões. 

Mas, para compreender como a moeda norte-americana afeta o setor de logística e transportes, primeiro é necessário compreender como ela se valoriza.

O dólar é uma moeda corrente no mundo dos negócios e tudo se baseia em seu valor para a precificação final.

Para muitos países europeus, como Alemanha, Finlândia, Portugal, entre outros, o dólar é uma moeda barata porque o euro vale mais do que ele. A economia brasileira, por sua vez, considera o dinheiro norte-americano muito caro.

O dólar está caro desde a crise mundial ocorrida em 2008, que acabou por supervalorizar a moeda estrangeira. Isso impactou as empresas de logísticas para ecommerce e muitos outros setores.

Desde então, o Brasil vem tentando controlar essa supervalorização, o que acabou causando uma desaceleração no comércio nacional.

Muitas pessoas acreditam que a economia do Brasil está fraca por conta do valor do dólar, somando-se a isso a perda do valor cambial do real.

No entanto, não podemos nos esquecer de que a economia dos Estados Unidos é muito mais sólida do que a brasileira, já que conta com um setor de produção muito forte e logística inovadora.

Como é a gestão de transportes e logística?

Para entender um pouco mais os impactos do dólar no setor de transportes e logística, é necessário compreender como é a gestão dessas áreas.

A gestão de transportes e logísticas afeta diretamente a indústria e o comércio, pois é de sua responsabilidade fazer o abastecimento de produtos e materiais essenciais para o funcionamento de demais setores.

No caso do e-commerce que não conta com logística física, a gestão de transportes precisa ser ainda mais eficiente. 

É assim que essas lojas conseguem entregar suas mercadorias, desde painéis fotográficos até os mais variados produtos.

A gestão de logística e transporte possui diferentes características pertencentes às suas atividades. Como exemplo, podemos mencionar a roteirização de percursos para transporte de cargas, além do gerenciamento de documentos e custos envolvidos.

Também é de responsabilidade dessa gestão acompanhar as entregas para garantir que sejam realizadas dentro do prazo combinado entre fornecedores e clientes.

Por fim, também é papel da gestão de transportes e logística controlar a frota de caminhões, acompanhar indicadores de manutenção e controlar o estoque.

Quando se trata de produtos importados, esse trabalho acaba sofrendo influências do dólar. Vamos entender um pouco mais como isso funciona no próximo tópico.

Impactos do dólar no setor de transportes e logística

Você já deve ter ouvido falar que quando a gasolina sobe, a precificação dos mais variados produtos e serviços, como aluguel de guindastes, é impactada.

Outros setores sofrem influência do dólar, como no caso do turismo, pois quando a moeda norte-americana está muito cara, as pessoas viajam menos.

As companhias aéreas também trabalham com a entrega de produtos, inclusive em voos comerciais, para baratear o trabalho logístico.

Isso também acontece porque a entrega dos produtos fica um pouco mais difícil, visto que o tráfego aéreo de brasileiros indo e voltando de outros países é menor.

Entretanto, o que realmente tem impactado o setor de transportes no Brasil é o baixo investimento ou sua ausência total em melhorias na qualidade logística do país.

Podemos usar como exemplo a exportação de soja, visto que o Brasil é o maior exportador desse grão no mundo, destinando-se 44% do peso deste produto para custear seu frete.

Nos Estados Unidos, por sua vez, o frete custa 26% do peso em toneladas. Isso quer dizer que o custo para o transporte brasileiro é muito alto para o produtor, o que acaba influenciando diretamente na cadeia logística do país.

Já sabemos que o valor do dólar afeta toda a economia, tanto para uma empresa de aluguel de impressoras quanto para qualquer outra.

Mas no caso do setor logístico, este acaba sendo mais afetado porque as empresas desse segmento precisam encarecer seus serviços para obter algum lucro.

As transportadoras, por sua vez, não têm como reduzir seus custos, por essa razão, precisam esperar as decisões de outros mercados para saber se podem ou não lidar com a flutuação cambial.

O setor de logística não tem escolha, e pelo fato de o dólar afetar totalmente o setor de transportes e logística, os preços dos combustíveis aumentam, assim como as peças para a manutenção dos veículos, o que vai impactar toda a cadeia logística.

No final das contas, o cliente sente o aumento dos preços, e quando não compreendem o funcionamento do mercado, pressionam para obter valores mais acessíveis.

Tudo custa dinheiro, desde as certificações técnicas para que os caminhões rodam, o combustível que utilizam, entre outras necessidades. 

Mas, é importante entender que tudo fica mais caro porque o Brasil ainda depende muito das condições do dólar.

A Europa não tem nem de longe a mesma dependência dos países da América do Sul, consequentemente, não precisam se basear da mesma forma no valor comercial do dólar.

Dentro desse cenário, as empresas de transportes e logística precisam ter jogo de cintura para manter a competitividade. Elas estão inseridas em um mercado muito afetado pela moeda estadunidense.

Isso faz com que companhias de vários setores, como a confecção de uniformes femininos para empresas, busquem alternativas para reduzir os custos operacionais em períodos de crise.

Da mesma forma atua o setor de logística e transportes. Eles buscam maneiras e recursos na tecnologia, como no uso do tablet industrial, que ajuda a otimizar os processos logísticos e garantir o lucro do mercado de transportes.

Uma vez que o dólar afeta esse setor constantemente, o mercado brasileiro precisa começar a usar isso a seu favor, procurando exportar mais e importar de mercados alternativos, como a China.

Apesar de ser uma superpotência, a moeda chinesa é menos valorizada do que a brasileira, o que traz mais tranquilidade para a economia do país.

Conclusão

Portanto, a oscilação do dólar não restringe seus impactos apenas para o setor de logística e transportes. Podemos ver o quanto ele influencia em outros mercados, como no caso da agricultura.

A moeda norte-americana consegue impactar diretamente os lucros do agricultor, influenciando os custos de produção, uma vez que dita o rendimento dos profissionais e empresas do setor de transportes.

Compreender esse funcionamento é fundamental até mesmo para os empreendedores do comércio eletrônico ou físico. 

Se o dólar sobe muito, há uma chance de diminuir a disponibilidade de determinadas mercadorias, principalmente as importadas.

Não importa se esses produtos são componentes automotivos, carimbo personalizado ou qualquer outro, todos eles sofrerão influência do dólar em algum momento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Postar um comentário

0 Comentários