Omicron: Universidades Americanas retomam ensino online; Efeito ocorrerá também no Brasil, afirma especialista


 

Foto: Freepik

 

As universidades de Harvard, Washington, Chicago, Michigan, além de mais de 70 instituições de ensino superior em 26 estados americanos começaram o ano de 2022 retomando as aulas de forma online. Especialista internacional em educação e tecnologia afirma que o sistema educacional deverá seguir remoto também no Brasil este ano.
 

O aumento dos casos de COVID-19 nos Estados Unidos, devido à variante omicron, está levando as universidades americanas a retroceder ao plano de retomada das aulas presenciais. Prestes a retornar das férias de inverno, diversas universidades em todo o país já anunciaram a manutenção das atividades totalmente online no primeiro trimestre de 2022.
 

Para os universitários americanos começar o semestre remotamente está se tornando rotina - muitas faculdades usaram a estratégia no ano passado e em 2020 devido à pandemia. O brasileiro especialista em educação e tecnologia com mais de 15 anos de experiência, e diretor de educação da universidade americana na Flórida, Ambra University, Alfredo Freitas, afirma que o ensino híbrido é uma realidade irreversível e que os governantes brasileiros devem se preparar para evitar abre e fecha de escolas.
 

Alfredo Freitas, especialista em educação e tecnologia, diretor da universidade americana Ambra University. (Onevox Press)

“É preciso aceitar que o ensino remoto seguirá salvando o ano letivo em 2022. Isso aconteceu em 2020, 2021 e agora, devido este cenário pandêmico ocorrerá também este ano. Não há que se pensar retorno ao ensino presencial da mesma forma que conhecíamos antes da pandemia. É necessário compreender que o ensino híbrido é uma realidade irreversível e parar de considerar investimentos no ensino online como provisórios”, afirma Alfredo Freitas, diretor da Ambra University que há mais de 10 anos oferece formação em mestrado totalmente online nos EUA.
 

Freitas está correto. Dirigentes das universidades de George Washington, Yale e Columbia na Costa Leste americana, junta,emte com a Wayne State University em Detroit e a Northwestern University perto de Chicago já anunciaram o retorno ao ensino remoto. A lista também inclui a maioria dos campus da Universidade da Califórnia e a Rice University em Houston.
 

Intercâmbio Virtual
 

Para Freitas, a não retomada ao ensino presencial em 2022 impactará ainda mais o setor de intercâmbio estudantil e ampliará a busca por formação no exterior de forma remota. O especialista acredita que as restrições impostas pela pandemia, bem como a eliminação da experiência presencial nas universidades ampliará programas de formação continuada de forma remota.
 

“Um outro fator são os custos, bem menores, que os brasileiros interessados em obter formação e diploma no exterior terão com a não possibilidade da vivência presencial. As universidades estão se adaptando para oferta de cursos remotos e essa tendência deverá seguir nos próximos anos. Somente em 2021, detectamos um aumento de 45% na procura de cursos de mestrado na Ambra por brasileiros que não querem deixar de obter o diploma americano mesmo durante a pandemia”, afirma o especialista.

 

*Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários