No Rio de Janeiro, Daus em parceria com Blue Diamonds Growers lança a primeira calda plant-based para sorvete do mercado brasileiro

 

 

O público da Rio Innovation Week, que acontece de 13 a 16 de janeiro, poderá degustar o sorvete com a base de amêndoas da Daus servido por um robô sorveteiro 

 

Icebot - O robô sorveteiro


São Paulo, janeiro de 2022 –  Seja por uma escolha de alimentação mais saudável, busca por funcionalidade, mudança de estilo de vida motivada pela consciência ambiental ou restrições alimentares, os produtos da categoria de plant-based são uma tendência observada em diversos segmentos. Segundo a LEK Consulting, a categoria vem crescendo aproximadamente 55% ao ano e ainda com grande oportunidade para desenvolvimento no país. Em uma pesquisa realizada pela consultoria Galunion sobre alimentação na pandemia, 33% dos entrevistados buscam novidades e produtos plant-based para substituir proteínas de origem animal. 

Apesar do crescimento do segmento, quando o assunto é sobremesa, a expectativa é de ter uma opção de indulgência, sabor e textura, o que é um desafio ainda maior para o segmento. Dessa forma, a Daus encontrou oportunidade para oferecer produtos que atendam a solução completa.

A companhia lança o "Soft-serve à base de amêndoas Almond BreezeTM" – a primeira calda à base de leite vegetal do mercado brasileiro, que utiliza o leite de amêndoas em sua composição, voltada à produção de sorvetes expressos e de massa. 

Sobre o "Soft-serve à base de amêndoas Almond BreezeTM" – A calda à base de leite vegetal se destaca pela cremosidade e pelo sabor indescritível, já que contém matérias-primas da mais alta qualidade da categoria. O lançamento é fruto da parceria da Daus, especialista em base para sorvetes no mercado nacional e a Blue Diamond Growers, cooperativa sediada nos EUA, referência no mercado de amêndoas. 

“Alimentar novas soluções e incluir todos os consumidores são os principais objetivos da Daus e seus parceiros. Além disso, superar as expectativas em termos de sabor foi o que tornou esse produto tão especial”, explica a diretora comercial de redes Juliana Kitz.

O diretor da Divisão de Consumo para a América Latina da Blue Diamond Growers, Edgar Fernandes, explica que a empresa trabalhou em parceria com a Daus para que esta formulação de soft à base de amêndoas não deixasse de ter sua personalidade, mas garantindo a cremosidade, fundamental para a qualidade deste produto. “É uma excelente alternativa para aquelas pessoas que buscam uma alimentação baseada em proteína vegetal, seja pelos veganos ou pessoas com restrição à lactose”, explica.

Os números comprovam que é crescente a quantidade de pessoas no Brasil que estão buscando opções de dietas à base de proteína vegetal. Dados da Blue Diamond Growers mostram que já são 30 milhões de consumidores veganos/vegetarianos, no Brasil. Os flexitarianos (consumidores que aumentaram o consumo de proteína vegetal como alternativa à proteína animal) já ultrapassam 50% da população brasileira. “Portanto, o soft vegano que estamos desenvolvendo em conjunto com a Daus chega para atender a esses consumidores que crescem exponencialmente”, enfatiza. “O consumidor brasileiro é muito aberto ao novo e cada vez mais busca equilibrar o consumo de proteína vegetal e animal. Por isso, apostamos muito nessa parceria com a Daus e que esta categoria de sorvetes à base de proteína vegetal continuará em crescimento”.

Neste mês, a Daus estará na Rio Innovation Week, no Rio de Janeiro, no stand do seu cliente parceiro, a Roboteria, que utiliza um simpático e divertido sorveteiro robótico chamado Icebot, para preparar e servir deliciosos sorvetes para os consumidores. É o primeiro robô sorveteiro do Brasil totalmente inovador. Ao longo do evento, serão oferecidos aos convidados o sorvete de baunilha e o lançamento nacional, sorvete com calda base vegana.

Caio Junqueira Arantes Filho, sócio-fundador da Roboteria, explica que a empresa é pioneira em aplicar a tecnologia robótica de forma rentável no varejo do Brasil. “Convidamos a Daus para participar do evento conosco por saber que é uma empresa que está sempre inovando e investindo em novas tecnologias. Prova disso é o lançamento deles, a calda soft plant-based. Teremos duas inovações na feira: o sorveteiro robô e o sorvete soft vegano”.

 

Ele enfatiza que a parceria com a Daus foi concretizada logo que a Roboteria surgiu, tendo em vista que nos testes realizados ficou reconhecida a qualidade e sabor do produto da Daus. “Quando criamos a Roboteria escolhemos a calda Daus para nosso sorvete e hoje toda nossa rede utiliza os produtos da Daus”.

lançamento deste produto acontecerá durante a Rio Innovation Week, realizada entre os dias 13 a 16 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Atualmente, Roboteria utiliza o LactoPro V na produção dos sorvetes expressos, milkshakes e outras sobremesas e está presente em duas unidades: Balneário Camboriú (SC) e Itaquera (SP).

Mercado – O mercado de sorvetes movimenta mais de R$ 13 bilhões e mais de 10 mil empresas do setor, segundo dados da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes). Ainda segundo a Associação, são gerados 300 mil empregos diretos e indiretos neste setor, sendo 92% dos estabelecimentos micro e pequenas empresas. 

“Com certeza estamos vivendo a época de novos nichos. Os empresários foram ‘obrigados’ a se adaptar ao novo consumidor”, ressalta o presidente da Abis, Eduardo Weisberg. E sobre a recuperação do setor, ele avalia: “Eu imagino que em 2022 continuaremos a recuperação, mas, somente em 2023 sentiremos a volta aos antigos patamares”.

De acordo com a ABIS o consumo de sorvete no Brasil, por região:

Norte – 5%

Nordeste – 19%

Centro-Oeste – 9%

Sudeste – 52%

Sul – 15%

Definição – Vegano é toda pessoa que não consome qualquer tipo de produto de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, mas não se restringe apenas ao âmbito alimentar, o vegano também não irá usar artigos em couro, lã e seda, por exemplo.

Sobre a feira – A Rio Innovation Week acontece no Jockey Club Brasileiro, Gávea, Rio de Janeiro, entre os dias 13 a 16 de janeiro, das 10h às 21h. O evento se destaca por ser o mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina, com objetivo de transformar o Estado em referência em inovação e empreendedorismo tecnológico para impulsionar negócios e gerar oportunidades, por meio da conexão entre setores e investidores.

Sobre a Daus – A Daus é referência no mercado de bebidas lácteas multiuso no segmento de fast food e na linha de cremes focada em facilitar o trabalho de cozinheiros, confeiteiros e sorveteiros. A linha de cremes conta com o Creme Culinário que é indicada para sobremesas, molhos, café e demais tipos de pratos e bebidas, quentes ou frios; o Creme de Leite é sugerido para preparação de pratos doces e salgado, do aperitivo ao prato principal. Já a Calda de Três Leites é ideal para umedecer bolos, sobremesas e tortas. Também há um Chantilly totalmente recomendado para recheios, coberturas e decorações diversas, como bebidas e sobremesas. Comercializa bebidas lácteas, tendo como principais marcas: LactoPro M (indicada para a produção de calda base – láctea -, picolés e sorvete de massa) e LactoPro V (pode ser utilizada em várias receitas como milk-shakes, smoothies, drinks, flans, em outras sobremesas geladas e no sorvete expresso). 

Sobre a Roboteria - É a franquia da tecnologia. Pioneira em usar robôs no atendimento, preparação e entrega de produtos aos consumidores. Tem como pilares a experiência do consumidor e a indústria 4.0. Quebrando os paradigmas atuais do varejo, traz para os consumidores uma experiência inovadora e inusitada e para os franqueados toda a praticidade da automação industrial. 

Sobre a Blue Diamond Growers - A Blue Diamond Growers é uma cooperativa com mais de 3 mil produtores de amêndoas da Califórnia. Líder mundial em produção, processamento e comercialização de amêndoas, foi fundada em 1910, iniciando a indústria de amêndoas na Califórnia e abrindo mercados mundiais para seus produtos. A companhia tem como missão dedicar-se a entregar os benefícios das amêndoas em todo o mundo, fornecendo a amêndoa e seus derivados (como bebida, farinha e óleo) de alta qualidade. Sediada em Sacramento - Califórnia, a empresa emprega mais de 1.500 colaboradores em todas as suas plantas de processamento e comercializa seus produtos em mais de 90 países. Para saber mais sobre a Blue Diamonds, visite: www.bluediamond.com


Postar um comentário

0 Comentários