Higienização no chão de fábrica: 4 dicas de como otimizar



O modo de fazer uma boa higienização no chão de fábrica é um tema muito abordado, pois assim como no caso de outros tipos de empresa, as indústrias também precisam estar atentas à limpeza.

Dentro de uma fábrica, a organização, a limpeza e a higiene devem estar presentes em todos os setores. Isto é, além do chão de fábrica, esses aspectos também são necessários nos escritórios, refeitórios, banheiros e outras áreas.

O objetivo desses cuidados é garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Ademais, a indústria fabrica mercadorias dos mais variados tipos, indo desde alimentos até veículos e produtos químicos.

A falta de higiene pode fazer com que microrganismos sejam transmitidos em larga escala, podendo ser levados pelos produtos até os clientes, algo que, sem dúvidas, seria um grande problema.

Diante da realidade que vivemos hoje, se uma peça de roupa carregar consigo um vírus, pode trazer muitos problemas para a saúde dos consumidores.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar a importância da higienização no chão de fábrica, qual é o conceito desse processo, dicas para otimizar a limpeza e mostrar os benefícios trazidos por ela.

Importância da higienização no chão de fábrica

A Vigilância Sanitária está de olho no nível de higiene e limpeza no interior das indústrias, afinal, o órgão sabe a necessidade desse cuidado e o que a falta dele pode provocar.

Um aspecto que ressalta muito a importância da higienização nesse tipo de empresa é que, por meio dela, é possível preservar a segurança e a saúde dos consumidores.

Além disso, manter os equipamentos limpos, como faz uma empresa de aluguel de guindastes, também garante maior bem-estar para os colaboradores.

Todo profissional se sente mais valorizado ao trabalhar em um ambiente devidamente limpo, agradável, sem odores e que promove conforto e qualidade de vida.

Quanto ao maquinário, se não houver limpeza adequada, sua conservação pode ser colocada em risco, levando à perda de eficiência. O excesso de sujeira faz com que as máquinas se desgastam mais rapidamente, elevando os custos com consertos.

Além do mais, a baixa performance e a interrupção na produção podem trazer prejuízos financeiros. Mas para compreender um pouco mais a importância da higienização dos pisos de fábrica, é necessário compreender seu conceito.

O que é a higienização de chão de fábrica, afinal?

A higienização do chão de fábrica, como o próprio nome já diz, corresponde à limpeza e organização dos ambientes de linha de produção industrial.

Em outras palavras, abrange a higienização de maquinários, ferramentas, pisos, paredes, além de orientações quanto à higiene dos colaboradores.

A principal característica dessa higienização é o seu funcionamento. Antes de começar, é necessário fazer uma avaliação das necessidades de limpeza.

Além das certificações técnicas que os equipamentos precisam ter, é muito importante saber o que deve ser limpo, as ferramentas usadas para isso, produtos, quantidade de profissionais necessária, entre outros critérios de higiene.

É dessa forma que a empresa define todos os itens que precisa, escolher os tipos de serviços que precisam ser implementados e se adequar às legislações vigentes, e dentre os processos mais comuns estão:

  • Limpeza de banheiros;

  • Uso de coletores de poeira;

  • Higienização de tanques e silos;

  • Desobstrução de dutos.

Outras ações também se fazem muito presentes na higienização no chão de fábrica, como limpeza de tetos, balcões, paredes e janelas.

Do mesmo modo, é vital fazer a higienização de sistemas de ventilação, unidades de tratamento de ar e torres de resfriamento.

Por fim, algumas companhias ainda precisam manter a limpeza dos equipamentos e utensílios de produção, além de salas e escritórios próximos ao local.

Uma confecção de uniformes femininos para empresas também deve usar os produtos corretos, uma vez que cada superfície maquinário exige um item específico para remover a sujeira e eliminar microrganismos.

Mas sem o mapeamento necessário, a corporação pode comprar produtos que não resolvem a necessidade de limpeza.

Para manter tudo higienizado, pode ser necessário definir um cronograma e estabelecer os serviços que serão realizados. Esse planejamento inclui atividades semanais, diárias e mensais, além de quem serão os profissionais responsáveis.

Os funcionários da limpeza também precisam contar com equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como óculos, botas e luvas.

Este é o funcionamento básico da higienização de chão de fábrica, mas a limpeza pode ser otimizada com algumas estratégias.

Como otimizar a limpeza do chão de fábrica?

Quem abre um negócio no setor industrial, deve pensar a respeito da higienização desde o momento da abertura de empresa simples.

A otimização desse cuidado pode ser feita por indústrias dos mais variados portes e segmentos, e algumas das práticas são:

1.    Fazer rondas

O responsável pela inspeção da limpeza pode contar com a ajuda de um colaborador que atua no chão de fábrica.

Também é interessante convidar o gerente de produção e o gerente de manutenção, posto que eles podem apontar melhorias que precisam ser feitas nesse sentido. Além disso, é a oportunidade de educar o funcionário quanto ao assunto.

Procure discutir os detalhes e riscos da higienização, e caso seja necessário, interessante propor uma solução em conjunto com essas pessoas. Dessa forma, elas se comprometem mais com o trabalho de limpeza e manutenção.

2.    Fazer um cronograma de resoluções

Depois de fazer a inspeção, se a lista de observações for muito grande, é impossível resolver todas as questões em um único dia.

Para garantir a limpeza, é interessante se concentrar em 2 itens por dia, com exceção das demandas que exigem ação rapidamente.

Nos projetos de construção, onde a limpeza do canteiro de obras é um local vital, questões mais complexas precisam ser estudadas e assim discutir sobre elas com a equipe de limpeza.

Tudo o que for observado deve ser registrado em uma planilha de controle de qualidade, e após as resoluções, é fundamental fazer uma revisão do que foi feito.

3.    Criar um mapa de inspeção

Para garantir a qualidade da higienização, faz-se necessário informar quais áreas foram inspecionadas durante a ronda.

Para facilitar a interpretação do relatório, uma dica é criar um tema para o assunto e focar exclusivamente nos itens que fazem parte dele.

Apesar de ser um cuidado importante, esse mapa não deve engessar auditoria e deixar de lado itens observados junto com os colaboradores do setor.

Os tópicos do mapa podem incluir temas, como controle de vidro e plásticos quebradiços, controle de pragas, armazenamento, verificação de PCC, limpeza das instalações e equipamentos, dentre outros.

4.    Acompanhar as ações

Em uma confecção de uniforme social masculino, o objetivo é utilizar a higienização do chão de fábrica o quanto antes e tornar seus processos um padrão de limpeza.

Para fazer isso, é orientado investir em um acompanhamento, que deve ser feito juntamente com o gestor de produção e o gestor de manutenção.

Verifique com eles todas as observações que fizeram juntos e quais soluções podem propor durante as reuniões de operação.

A participação nessas reuniões deve ser ativa, pois só dessa forma é possível criar um alinhamento nos processos de higienização e encontrar situações críticas que possam impactar nos produtos fabricados.

Além do acompanhamento, uma empresa de treinamentos cipa pode oferecer algumas orientações para evitar acidentes durante processos de limpeza mais complexos.

Do mesmo modo, é importante estabelecer um prazo para que as estratégias de otimização na higienização sejam concluídas.

O responsável deve fazer o acompanhamento dessas ações, gerenciar as que estão em aberto, fiscalizar as que já foram concluídas e distribuir os processos de acordo com os setores e áreas.

O mais importante é que tudo seja feito com responsabilidade e comprometimento de todos os que fazem parte da higienização do chão de fábrica.

Benefícios da limpeza do chão de fábrica

A higienização do chão de fábrica traz muitos benefícios, e um dos que mais se destacam é o comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Esse processo também evita a proliferação de microrganismos que podem contaminar pessoas e produtos, garantindo que tudo chegue devidamente limpo e preservado pelas companhias de entrega expressa transportadora.

Para os colaboradores, é a garantia da preservação e conservação da limpeza em seu ambiente de trabalho, o que acaba por aumentar a satisfação, a produtividade e a motivação dessas pessoas.

O cliente passa a confiar mais na empresa, melhorando o seu relacionamento com ela, assim como acontece com os fornecedores e demais stakeholders envolvidos com o negócio.

As máquinas e equipamentos estarão sempre em pleno funcionamento, a companhia atende às legislações vigentes, e garante a segurança durante todo o processo de produção.

Considerações finais

É no chão de fábrica que todos os processos acontecem, uma vez que os produtos são fabricados nesse setor. Assim sendo, é fundamental garantir o funcionamento do maquinário e a qualidade de vida dos colaboradores.

O melhor caminho para fazer isso é garantir que esse ambiente esteja sempre limpo e higienizado, totalmente livre de riscos e contaminações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários