BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS SÃO DIFERENCIAIS COMPETITIVOS IMPORTANTES PARA EMPRESAS


 

De acordo com José Carlos Figueira, diretor da Energy People, oferecer um programa de benefícios flexíveis pode ser decisivo no processo de potencialização e valorização do capital humano das companhias 

 

Um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia. Satisfazer, engajar e reter talentos são alguns dos principais desafios das empresas em qualquer parte do mundo. No Brasil, talvez a tarefa esteja um pouco mais árdua, dado que um estudo feito pela entidade americana The Conference Board, aponta que o país ocupa a 75ª colocação no ranking mundial de desempenho da produtividade e a 15ª posição se analisados apenas os países da América Latina. 

 

“Comparativamente, de acordo com essa pesquisa, os trabalhadores norte-americanos são 75% mais produtivos que os brasileiros. A diferença é enorme e a explicação pode estar no modelo de contratação de mão de obra das empresas por aqui”, analisa José Carlos Figueira, diretor da Energy People – consultoria estratégica e operacional de RH. 

 

De acordo com o executivo, as empresas operam, no Brasil, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e oferecem benefícios adicionais aos colaboradores. Entre os mais comuns estão o vale refeição, o vale alimentação e assistência médica. Atualmente, segundo Figueira, as empresas vêm enxergando a necessidade de elevar a experiência dos funcionários, de modo que eles possam trabalhar e viver melhor. “O meio encontrado para isso foi oferecer benefícios empresariais mais atrativos, mostrando a preocupação da organização com os colaboradores, sua disposição e vontade em investir em pessoas”, explica. 

 

Os chamados Benefícios Flexíveis são atrativos importantes e têm se tornado diferenciais competitivos para as empresas. De acordo com o Employee Benefits Study 2019, publicado pela seguradora MetLife, por exemplo, 55% dos colaboradores são altamente atraídos por benefícios na hora de escolher a vaga à qual irão se candidatar e 53% afirmam que um bom pacote de benefícios aumenta a lealdade à empresa, ou seja, contribui diretamente para a retenção de talentos. 

 

Segundo Figueira, é interessante disponibilizar aos funcionários benefícios que contemplem áreas como bem-estar (planos de saúde, academia, assistência psicológica, vale-refeição e vale-alimentação, cestas básicas, cartão farmácia ou outra iniciativa que contribua com a qualidade de vida dos colaboradores); flexibilidade (day-off, dress code flexível, licenças especiais, horários flexíveis, home office total ou parcial); crescimento profissional (auxílio-educação para cursos e pós-graduação, bolsas de estudo, vale-cultura e programas de treinamento e desenvolvimento na empresa) e financeiro (empréstimos subsidiados, participação nos lucros, compra de ações e salário sob demanda). 

 

O executivo ressalta que, ao oferecer benefícios padrão de mercado, sem flexibilidade, muitas empresas acabam gastando muito dinheiro sem que os colaboradores reconheçam seu valor. É um gasto sem eficácia. Por isso ele recomenda que as Áreas de RH busquem ajuda especializada e ferramentas adequadas para estruturar um programa de benefícios flexíveis, no qual os colaboradores possam compor suas “cestas” de benefícios com o que fizer mais sentido para suas necessidades. 

 

“Um profissional que trabalha 80% do tempo home office provavelmente terá necessidades diferentes daquele que está 100% do tempo no escritório. Da mesma forma, dependendo de fatores como idade, composição familiar e estilo de vida, cada colaborador irá valorizar os benefícios de maneira diferente. Todos esses elementos reunidos têm o objetivo final de promover o clima positivo na empresa, aumentando a atração e retenção de talentos, além de fazer com que as pessoas se sintam mais valorizadas”, finaliza o diretor da Energy People. 

 

Mais sobre a Energy People: 

Consultoria estratégica e operacional de RH, a Energy People faz parte do Energy Group, companhia com 15 anos de mercado, que nasceu de uma corretora de seguros e cresceu a partir das oportunidades provenientes das necessidades apresentadas pelas empresas atendidas. Hoje, o Energy Group reúne 5 empresas em seu guarda-chuva. Todas as marcas têm o propósito principal de agregar valor aos negócios dos clientes por meio de uma estrutura integrada e totalmente “customer-oriented”, com soluções eficazes que acrescentem qualidade e reduzam custos para as companhias. Além da Energy People, fazem parte do Energy Group: Energy Broker (consultoria e corretora de seguros que atua tanto no B2B quanto no B2C, com foco na proteção de ativos e responsabilidades); Energy Solutions (consultoria especializada na implantação e gestão de programas de benefícios em parceria com os departamentos de RH das empresas); Energy Connect (especializada em inovação e integração, que oferece o Simba Digital, uma plataforma de gestão de benefícios que inclui módulos de admissão digital, gestão de risco de saúde e benefícios flexíveis) e Drive Select (especializada em carros premium por assinatura).  




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