AngloGold Ashanti inaugura ecotrilha na Mata Atlântica e convida público para escolher o nome



Rico em belezas naturais, o espaço fica em uma das reservas da empresa, em Nova Lima

 

Um oásis de natureza, flora e fauna abundantes da Mata Atlântica agora faz parte do roteiro de ecoturismo da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se da nova ecotrilha da AngloGold Ashanti, localizada no Centro de Educação Ambiental (CEA) da empresa, em Nova Lima. O refúgio proporciona aos visitantes momentos de conhecimento e sensibilização sobre questões relacionadas ao meio ambiente.
 

O CEA é um espaço aberto ao público voltado para o desenvolvimento de ações educativas sobre a importância do cuidado ambiental. Em mais uma ação interativa, a companhia convida o público para ajudar a escolher o nome da ecotrilha. Para isso, faz um concurso com as seguintes opções para votação:

  • Ecotrilha Naturelê (o nome do simpático mascote do CEA);
  • Ecotrilha Mata Atlântica
  • Ecotrilha dos Cristais

Quem votar na opção vencedora vai concorrer ao sorteio de três câmeras instantâneas para registrar os momentos na trilha! A divulgação do nome escolhido para a trilha e dos vencedores do sorteio será até 13 de fevereiro, nas redes sociais da empresa. Clique aqui para participar.
 

Contato com a natureza

A trilha fica na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata Samuel de Paula e ocupa uma área de 147 hectares de Mata Atlântica e Cerrado preservados. Ela abriga 510 espécies de plantas, mais de 220 espécies de aves, 45 de mamíferos, 38 de anfíbios e 22 tipos de répteis. Além disso, seis espécies de árvores ameaçadas de extinção estão sob proteção na região.
 


Fotos: Divulgação/AngloGold Ashanti

“Acreditamos no uso responsável dos recursos e nos comprometemos a construir um futuro sustentável para as próximas gerações. Promovemos a proteção da biodiversidade por meio de quatro RPPNs que, além da proteção da flora e fauna, têm a capacidade de prover outros serviços ecossistêmicos, como a recarga hídrica com a preservação de nascentes e cursos de água”, revela Diego Pereira, supervisor de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti.
 

A ecotrilha tem 320 metros e pode ser percorrida em cerca de 30 minutos. O local é classificado como uma trilha interpretativa, ou seja, é uma ferramenta de educação ambiental que ajuda a despertar o interesse das pessoas pela preservação por meio de um passeio com atividades lúdicas e multidisciplinares. A visita é feita com a presença de um mediador, que provoca reflexões sobre a importância da biodiversidade e dos recursos hídricos, por exemplo.
 

Flora e fauna

Entre as espécies de plantas abrigadas pela RPPN Mata Samuel de Paula estão a Caviúna, o Pau-de-óleo, Ingá, Garapa, o Pau-jacaré, Braúna e Angico Branco. Entre os animais, podem ser encontrados Cachorro-do-mato, Irara, Tamanduá-mirim, Quati, Siriema, Beija-flor-tesoura, Tico-tico e outros.

 

Serviço

As visitas à ecotrilha são feitas mediante agendamento com a equipe de educação ambiental da AngloGold Ashanti, pelos telefones (31) 3589-2010 / 2011 / 2013 ou 999221682. Além de água e protetor solar, os visitantes precisam estar com um calçado fechado. Para a prevenção contra a Covid-19, é necessário usar máscara e adotar o distanciamento. Álcool em gel é disponibilizado no local. 
 




Postar um comentário

0 Comentários