Vale a pena parcelar o IPVA 2022? Entenda como o pagamento em até 12 vezes pode ajudar o condutor financeiramente



 

O Zul+, principal autotech da América Latina, disponibiliza o parcelamento em até 12x para que o aumento do IPVA não pese no bolso


 

São Paulo, dezembro de 2021 - Com a escassez da disponibilidade de semicondutores no mercado e o aumento da demanda do setor automotivo, os carros atingiram uma valorização de cerca de 30% neste ano. Se falta peça na produção, logo, menos carros vão para as concessionárias e a busca por carros seminovos aumenta por consequência. O brasileiro presenciou em 2021 uma escalada de preços que não se via desde o Plano Cruzado (nos anos 1980). Isso porque é possível encontrar modelos com valorização de mais de 20% que, em um mercado pré-pandêmico, perderia entre 15% e 20% do seu valor após um ano de uso.

 

Junto com essa supervalorização dos preços, houve também o aumento proporcional do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Apesar das alíquotas não terem sido alteradas, a porcentagem do imposto utiliza como base a tabela Fipe, que indica o preço atualizado dos veículos no mercado. Ou seja, com um aumento generalizado de novos, e principalmente, de seminovos no mercado, esta elevação se reflete diretamente no imposto a ser pago. Todo este aumento gerou reclamações por parte de diversos brasileiros que, de alguma forma, conseguiram com que governos estaduais entendessem o quão essa elevação dos preços poderia afetar os bolsos da população.

 

Sendo assim, algumas políticas de desconto ou de aumento no prazo para o parcelamento começaram a ser implementadas pelos estados. E com essas possibilidades, também se fizeram presentes as oportunidades de aposta em aplicativos que ajudam a quitar o imposto com mais segurança. É o caso do app do Zul+, principal autotech da América Latina que disponibiliza o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito para veículos registrados em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

 

O custo da transação no aplicativo depende do valor do imposto e número de parcelas. Após o pagamento, o IPVA fica regularizado em até dois dias úteis. Além disso, o proprietário poderá pagar no aplicativo com Pix ou até em cinco vezes, de acordo com a proposta do governo estadual. “No parcelamento com o governo, o IPVA só vai ficar pago ao final da última parcela. Já com o app, o motorista parcela em 12 vezes e o Zul+ quita o tributo integralmente junto com a Secretaria da Fazenda. Assim, o IPVA estará regularizado”, explica o diretor de conteúdo do Zul+, Lucas Palma.

 

Apesar das iniciativas, ainda há muita dúvida sobre o assunto, como por exemplo, com a alta no valor do IPVA em 2022, vale a pena parcelar o valor total? Pois bem, segundo Lucas Palma, o parcelamento dependerá primeiramente da situação financeira do motorista. “Caso a pessoa tenha dinheiro para quitar o imposto à vista em janeiro, o desconto da cota única estará garantido. Agora, se o pagamento ficar pesado desta maneira, o parcelamento se torna uma ótima opção para fugir do aperto financeiro. Isso porque o desconto de cota única, em São Paulo e no Paraná, por exemplo, é de apenas 3% enquanto o IPVA vem com um aumento de 30%, dependendo do veículo”, conclui.

 

E quando o proprietário não tem recursos para quitar o imposto e opta por não pagar. O que acontece com esse condutor? Ainda de acordo com o diretor de conteúdo do Zul+, no Brasil, todo proprietário de um veículo é obrigado a pagar o IPVA, pois ele se torna requisito fundamental para o licenciamento anual. Deixar de pagar o imposto, neste caso, não vai gerar multa de trânsito, mas bloqueará o licenciamento e a emissão do documento do automóvel. Desta forma, quem não tem recursos para a quitação precisa se programar e entender qual é a melhor forma de deixar as contas do carro em dia.

 

“E se eu deixar o imposto atrasar para que só depois eu negocie o pagamento com a Procuradoria Geral do Estado? Essa iniciativa não será muito positiva no final do processo, pois o IPVA atrasado rende juros diários e acaba deixando o nome do condutor sujo na praça. Por isso, a recomendação é o parcelamento com as soluções disponíveis no mercado, como o caso do Zul+, que tem um custo de transação de acordo com o número de parcelas, mas ainda assim, é vantajoso diante do cenário econômico”, reforça Lucas Palma. Vale destacar que para quem estiver com o IPVA atrasado, o parcelamento em 12 vezes também é válido, desde que o tributo não tenha entrado em dívida ativa.


Sobre o Zul+
O Zul+ é uma AutoTech focada em ser a melhor companhia para quem tem um carro. Lançado em 2017 com o objetivo de atender a demanda de zona azul na cidade de São Paulo, o aplicativo está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba e é líder em utilização e experiência para os motoristas. Além da função de pagamento rotativo, a plataforma oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, tags de pedágio (que permitem viajar e estacionar sem pegar filas), CRLV Digital, acionamento de seguro e pagamento de estacionamento de shopping.





Postar um comentário

0 Comentários