MCom avança na implementação dos programas Norte e Nordeste Conectado










Em 2021, foram concluídas atividades relacionadas à implementação e ativação dos cabos de fibra óptica que irão levar conexão a 24 milhões de brasileiros que vivem nas regiões


Brasília-DF, 20/12/2021 —Criados para expandir o acesso à internet nas duas regiões com os índices mais baixos de cobertura, os programas Norte e Nordeste Conectado alcançaram novos patamares ao longo deste ano. O Ministério das Comunicações (MCom) concluiu 64% das atividades relacionadas à rede troncal que irá interligar 19 cidades nordestinas. Paralelo a isso, na região Amazônica, houve progressos com a chegada do cabo de fibra óptica subfluvial, que será utilizado na implantação da "Infovia 00". Combinadas, as iniciativas irão conectar 24 milhões de brasileiros que vivem em localidades com baixo índice de conectividade.

A evolução no cumprimento das metas é resultado dos esforços feitos pelo MCom para capilarizar redes de conexão e garantir a todos os brasileiros inclusão digital. "A internet hoje é um serviço essencial para as pessoas estudarem, trabalharem, se comunicarem e terem acesso a outros tipos de serviços. Estamos empenhados em garantir conexão e acabar com o deserto digital que ainda assola milhões de pessoas no nosso País", enfatizou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Ainda no ano passado, o Governo Federal definiu por decreto que as telecomunicações e o acesso à internet são serviços essenciais. A decisão converge com outra importante convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que há 10 anos entende o acesso à internet como um direito humano. Dessa forma, o MCom e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) cumprem princípios adotados no país e no mundo ao impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio da inclusão digital e social.

NORTE CONECTADO - Entre as principais realizações de 2021 está a chegada ao Brasil, em setembro, do cabo de fibra óptica subfluvial que será depositado no leito do Rio Amazonas e seus afluentes para implantação do primeiro trecho do programa. A estrutura, de 770 quilômetros de comprimento, irá viabilizar a "Infovia 00" que conectará Macapá (AP) às cidades paraenses de Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer. A previsão é que o cabo seja lançado em janeiro de 2022, após o licenciamento ambiental

Em paralelo, o MCom evoluiu com a implantação das redes metropolitanas e formalização do Consórcio do Operador Neutro, responsável pela operação e manutenção da "Infovia 00". As redes metropolitanas devem ser concluídas em março de 2022. A Pasta também iniciou estudos para implantação da "Infovia 01" que interligará Santarém a Manaus, passando por outros nove municípios nos estados do Pará (Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa) e do Amazonas (Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes). A expectativa é, ainda em 2022, no último trimestre, efetuar o lançamento do cabo subfluvial da "Infovia 01". O projeto tem extensão total de 12 mil quilômetros.

NORDESTE CONECTADO - Estão cumpridas 64% das atividades para implantação da rede troncal que irá interligar 19 cidades da região: Barreiras, Irecê, Feira de Santana, Juazeiro, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus (na Bahia); Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral (no Ceará); Caruaru, Serra Talhada, Petrolina e Vitória de Santo Antão (em Pernambuco); Caicó e Mossoró (no Rio Grande do Norte); Parnaíba (PI) e Campina Grande (PB). O MCom também concluiu 52% dos projetos relativos às redes metropolitanas.

Através do Nordeste Conectado será possível levar conexão de altíssima velocidade (100 GB/s, via fibra óptica) às cidades do interior. As redes metropolitanas dos municípios permitirão que a conectividade chegue a escolas (municipais e estaduais), universidades federais, institutos federais, unidades de pesquisa e praças públicas. Para a transmissão dos dados, é utilizada a estrutura de energia da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) que já possui fibras óticas nas linhas de transmissão.

Os programas Norte e Nordeste Conectado são realizados pelo MCom, em parceria com a RNP, instituição que é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). O Nordeste Conectado também conta com recursos do Ministério da Educação (MEC).



Postar um comentário

0 Comentários