O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar páginas da internet para que elas apareçam entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.
As empresas que investem em Inbound Marketing sabem o quanto essas técnicas são fundamentais, considerando que trazem impactos positivos para os negócios e melhoram o posicionamento da marca na web.
O SEO é muito conhecido entre os profissionais de marketing por conta da importância de sua utilização e dos resultados que ele traz.
Em primeiro lugar, trata-se de uma alternativa de baixo custo, que promove o crescimento sustentável da empresa e traz grandes resultados.
Tendo em vista que todos os dias milhares de novas páginas são publicadas na internet, fica evidente que a concorrência é muito grande. Logo, quando uma pessoa faz uma pesquisa, apenas os links que estão entre as primeiras colocações serão visitados.
Os anúncios pagos podem até posicionar o seu negócio na primeira página, mas eles não podem construir a autoridade de sua marca. Portanto, é fundamental otimizar as páginas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do SEO e seu conceito, os benefícios trazidos, além de mostrar as principais tendências desta ferramenta. Confira!
Mas, afinal, o que é SEO?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), um conjunto de estratégias que otimiza páginas de sites e blogs com o objetivo de posicioná-las entre os primeiros resultados de pesquisas orgânicas.
Milhões de páginas são publicadas todos os dias na internet, assim como milhões de pesquisas são realizadas, principalmente no Google, que é o mecanismo de busca mais usado no mundo inteiro.
As pessoas pesquisam sobre os mais variados assuntos, desde sintomas de alguma doença até locais para comprar lousa para restaurantes.
Cada vez que alguém faz uma pesquisa, o Google organiza os conteúdos em forma de um ranking, colocando as melhores respostas entre as primeiras posições, e os usuários confiam em suas sugestões.
Para se ter uma ideia, os 3 primeiros links recebem cerca de 30% dos cliques, e apenas 0,78% dos usuários consultam o que está elencado na segunda página.
Em outras palavras, estar entre os primeiros resultados aumenta as chances de receber cliques e construir uma boa presença online. Mas, para chegar lá, a página precisa provar que oferece a melhor resposta para determinado assunto.
No entanto, o SEO também tem como característica melhorar a página em outros aspectos, e entre eles estão:
Melhorar a usabilidade da página;
Conquistar autoridade de mercado;
Garantir boa experiência ao visitante;
Facilitar o acesso de diferentes dispositivos.
Além de se posicionar entre os primeiros resultados, uma empresa de limpeza de porcelanato pos obra também tem acesso a outros benefícios.
Qual é a importância do SEO?
O principal objetivo do SEO é fazer com que uma página se torne mais relevante para um objeto de pesquisa. Para fazer isso, ele procura oferecer a melhor resposta para o que foi pesquisado no motor de busca.
Pensando por esse lado, pode-se dizer que a importância dessa estratégia depende dos resultados que a empresa almeja no ambiente digital.
Por exemplo, se um fabricante de bateria heliar 60 quer ser visto, notado e se transformar em referência em seu mercado de atuação, precisa investir em SEO.
Inclusive, a companhia pode melhorar o atendimento ao cliente, mas de forma geral, essa ferramenta é indispensável para trazer visitantes qualificados para o site ou blog do negócio.
Quando a estratégia é bem executada, as pessoas serão atraídas para a página por meio de pesquisas realizadas na internet, além de que elas sempre estarão interessadas no conteúdo.
Infelizmente, não é difícil encontrar visitantes que clicam em uma página que não corresponde às suas expectativas. Por isso é tão fundamental atrair visitantes qualificados e que estejam realmente interessados nas soluções da empresa.
A comunicação também se torna mais clara, uma vez que um dos principais focos do SEO é na relevância e na eficácia dos conteúdos publicados. Isso acaba por promover uma comunicação clara, direta e precisa na internet.
Tendo em vista que as pessoas estão sempre conectadas e pesquisam tudo o que precisam, ter uma boa comunicação para fortalecer o relacionamento com o público se torna vital.
Não se pode descartar o fato de que quando o visitante percebe que a página sanou suas dúvidas e atendeu às suas necessidades, ele pode se tornar cliente ou ser fidelizado.
Ao invés de apostar em conteúdos genéricos, um fabricante de catraca academia deve investir em materiais que se encaixam às necessidades e expectativas do consumidor.
Por fim, o SEO é importante porque, uma vez que atrai visitantes qualificados, fica mais fácil estabelecer um relacionamento próximo com o público.
Empresas que compreendem e atendem às expectativas de sua audiência conseguem crescer e obter os melhores resultados.
Principais benefícios da otimização
Investir em otimização para os motores de busca traz muitos benefícios para os negócios. Um deles é o aumento da taxa de aquisição, pois cerca de 14,6% dessa taxa é alcançada pelos leads de SEO, contra apenas 1,6% de leads de saída.
Quando o usuário faz uma pesquisa orgânica e a página de uma organização aparece entre os primeiros resultados, as chances de conversão são muito mais altas, tendo em vista que a pessoa possui um objetivo e uma necessidade em mente.
Outro benefício é que a marca consegue melhorar a experiência do usuário, uma vez que fornece informações relevantes, materiais em vários formatos, páginas que se ajustam aos dispositivos móveis, e assim por diante.
Quando o visitante tem uma boa experiência, a tendência é que ele procure a companhia, portanto, as chances de conversão são mais altas.
Uma empresa de instalação de piso elevado de ardosia também nota um aumento na quantidade de pessoas que visitam seu estabelecimento.
Trata-se de uma vantagem oferecida pelo SEO local, que mostra as melhores opções de lugares para fazer compras, se alimentar, dentre outras necessidades.
Tendências do SEO para investir
Algumas estratégias de otimização de páginas estarão em alta nos próximos anos, e dentre as que mais se destacam estão:
1 - Core Web Vitals
Uma das tendências é a adequação do site para o que chamamos de Core Web Vitals, sendo este o novo foco do Google para entender o nível da qualidade de experiência que uma página oferece aos usuários.
Trata-se de uma atualização nos algoritmos que incluem 3 métricas que medem a velocidade de carregamento, a estabilidade visual e a interatividade da página.
Quanto melhores são esses fatores no site de um fabricante de tela de proteção para piscina, melhor será o desempenho da página no buscador.
Para entender um pouco mais sobre a importância disso, cerca de 98% das empresas que possuem um site podem perder tráfego devido à atualização do Core Web Vitals.
Desse modo, uma empresa que deseja estar entre os 2% que manterão as visitas, precisa realizar as mudanças o quanto antes.
2 - Otimização de imagens
Desde sempre, o uso de imagens é importante para o SEO, pois elas aumentam a taxa de cliques e oferecem uma excelente experiência aos visitantes.
A partir de 2022, as imagens se tornam ainda mais necessárias, principalmente para as plataformas e-commerce. Isso se deve à popularização das redes sociais focadas em imagens, como no caso do Instagram e do Pinterest.
Um fabricante de bateria 60ah, assim como qualquer outra empresa, precisa estar muito atento à descrição das imagens, principalmente quando a intenção é vender algum serviço ou produto.
O caminho é adicionar descrições úteis que possibilitam aos bots do Google identificar do que se trata a imagem.
3 - Princípio E-A-T
As empresas querem investir na produção de conteúdos que ranqueiam bem em diferentes buscadores, mas para conseguir isso, é recomendado seguir outra tendência do SEO conhecida como princípio E-A-T.
Ele é baseado naquilo que o Google considera um bom conteúdo, e trata-se de um acrônimo para Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness, que em português, significa conhecimento, autoridade e confiabilidade, respectivamente.
Portanto, o E-A-T deve ser a pedra angular do blog ou site de um negócio. Nesse sentido, o material criado precisa ter especialização no assunto abordado, transmitir autoridade e conquistar a confiança do público.
Para criar seus materiais dessa forma, uma autoescola de carteira carro e moto deve contar com o auxílio de um profissional especializado e investir em conteúdos que saiam do básico, ou seja, eles precisam se aprofundar nos assuntos abordados.
O negócio também precisa demonstrar sua autoridade e procurar construí-la de maneira duradoura e orgânica. É dessa forma que o Google vai entender que a marca é uma especialista no assunto.
Considerações finais
O SEO sempre foi uma das principais estratégias de marketing digital, e a tendência é que ele continue ditando o que uma página precisa para aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa ferramenta e as principais tendências para trabalhar com ela daqui para frente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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