Empório Amicci Anchieta dá dicas de harmonização para o fim do ano


  

Marcelo de Moraes. diretor do Empório Amicci em São José dos Campos/SP


Empório em São José dos Campos conta com mais de 800 rótulos de vinhos e espumantes de diversas nacionalidades; confira as dicas de harmonização para brindar

a chegada de 2022.

 

Os vinhos e espumantes ganham ainda mais atenção nas festas de

fim de ano. Mas, afinal, qual o vinho mais indicado para cada situação? O sommelier e diretor do Restaurante e Empório Amicci Anchieta em São José dos Campos, Marcelo de Moraes, dá algumas dicas para quem vai receber convidados em casa ou quer presentear alguém especial.

A dica de harmonização do sommelier é escolher um espumante que agrade o seu paladar. “Muitas vezes, o mais caro não será o mais gostoso pra você. Então, seja brut, demi-sec ou moscatel, escolha o que você mais gosta!”.

No caso dos espumantes, Marcelo lembra que, diferentemente dos champanhes ou vinhos, o rótulo deve vir de uma safra jovem. “Sugiro sempre que procure a ajuda de um especialista para indicar, como fazemos no nosso empório”, ressalta.

Entre os inúmeros rótulos de espumantes, ele indica o Don Guerino Brut para quem não quer misturar os vinhos. “É uma excelente escolha para degustar do início ao fim de uma festa.”

Já para desfrutar com panetones de frutas ou doces, Marcelo recomenda o espumante Casa Perini Moscatel. “Ótimo para harmonizar com frutas secas, mas no caso de chocolates, opte por um Vinho do Porto.”

Para os iniciantes, segundo ele, a orientação é começar com um espumante demi-sec e migrar para um brut --considerando o prato que irá harmonizar. “Já os vinhos tintos Merlot e Pinot Noir vão agradar o paladar de quem está iniciando”.

E para quem não abre mão de um bom champanhe, Marcelo indica os clássicos Moët Chandon, Taittinger e Veuve Clicquot.

 

O SEGREDO DAS TAÇAS -- Segundo o sommelier, as taças interferem na qualidade do vinho no momento da degustação. “Um vinho tinto, por exemplo, requer uma taça com um bojo mais alto e aberto, para que você possa girar o vinho e extrair o máximo de aromas e sabores”, ressalta.

No caso do vinho branco, segundo ele, o bojo da taça pode ser menor, já que irá garantir que permaneça gelado por mais tempo -- a temperatura ideal fica entre 6 a 8 graus. O mesmo serve para os rosés. Já para os espumantes, o ideal é que a taça seja cilíndrica. “Já para a taça de água não existem regras, o ideal é que combinem com as demais”, diz.

Para a montagem da mesa, as taças começam com a de espumantes, seguindo para a de vinho branco, tinto e, por fim, a de água. “Sem esquecer, claro, do carinho e do seu toque especial que devem estar sempre presentes ao arrumarmos a mesa”, enfatiza.

Com sete anos de existência e eleito o ‘melhor restaurante’ da cidade na concorrida premiação do Tripadvisor Travelers’ Choice/ 2021, o Amicci Anchieta tem muitos motivos para agradecer e brindar: “Saúde e Feliz 2022!”, finaliza Marcelo de Moraes.

 

SERVIÇO -- O Amicci Anchieta está localizado na Avenida Anchieta, número 225, no Jardim Esplanada, em São José dos Campos. Funciona de segunda a quinta-feira (das 11h30 às 16h e das 18h às 23h); sextas e sábados (das 11h30 às 23h) e aos domingos (das 12h às 16h). Nos dias 24 e 31 de dezembro, irá funcionar das 11h30 às 16h.

Mais informações pelo site: www.amiccianchieta.com, Insta (@amiccianchieta e @emporioamicci), Face (Amicci Anchieta) ou telefones: (12) 3923-9048 ou 98891-6404 (whats).

 

FOTO/DIVULGAÇÃO: Thais Sá Fotografia

Legenda:

1- Marcelo de Moraes, diretor do Amicci Anchieta
2 - Empório Amicci: mais de 800 rótulos de vinhos e espumantes

 


 




 

Empório Amicci: mais de 800 rótulos de vinhos e espumantes

Postar um comentário

0 Comentários