Employee experience: o que é e importância no RH



O employee experience é um conceito de gestão muito importante nos dias de hoje, uma vez que os profissionais modernos já não se sentem mais satisfeitos apenas com um bom salário e benefícios.

Eles precisam se sentir valorizados, pertencentes à companhia e em processo de ascensão dentro do ambiente corporativo.

O departamento de Recursos Humanos é o primeiro a perceber as mudanças no local de trabalho, por isso, precisa ir além e conhecer essa tendência presente no mundo todo.

Os funcionários consideram a empresa como sendo sua segunda casa, visto que eles passam muito mais tempo no local de trabalho e com os colegas, do que com os familiares.

Pensando por esse lado, fica claro por que é muito importante cuidar da experiência deles e garantir bem-estar em várias esferas, como mental, físico e financeiro, e é aqui que entra o employee experience.

As organizações pensam constantemente sobre como garantir uma boa experiência aos clientes, mas também devem direcionar seus esforços para trazer vivências melhores aos funcionários.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é employee experience, suas características e importância para o RH, além de mostrar alguns exemplos. Acompanhe a leitura!

O que é employee experience?

Employee experience, também conhecido como EX, ou experiência do colaborador, é uma estratégia que tem como foco o funcionário durante a tomada de decisões por parte do RH. 

Por meio dele, a empresa promove ações que ajudam no crescimento e no bem-estar de todos os funcionários.

A experiência das equipes vai muito além de conceitos básicos como engajamento, serviço flexível, bons benefícios e um ambiente de trabalho bem elaborado.

É claro que um fabricante de bateria heliar 60 a considera todos esses aspectos, mas ele também pensa em outras ações, como descobrir o que os colaboradores pensam e sentem, como interagem com a liderança, entre outros pontos.

Tudo começa durante o processo seletivo e se estende até a data de desligamento do funcionário. Mas para garantir boas experiências, a corporação precisa ter foco em três forças.

Uma delas é o ambiente físico, oferecendo um local de trabalho agradável, com infraestrutura acessível, conforto, segurança e até mesmo refeições de qualidade.

Outra força é o ambiente tecnológico, onde a companhia se compromete com os avanços tecnológicos e conta com ferramentas modernas que melhoram a rotina de trabalho, a exemplo das plataformas de treinamento online.

Por meio delas, o profissional se mantém atualizado no momento em que for mais adequado, melhorando sua qualificação e aumentando o engajamento.

Por fim, a terceira força é o ambiente cultural, como foco em cultivar uma liderança justa e de acordo com a cultura organizacional, influenciando positivamente na maneira como os funcionários sentem e pensam.

Com base nisso, ao aplicar o employee experience, uma empresa de guincho de moto tem como foco a conexão entre as pessoas e o impacto que suas ações podem gerar no coletivo.

Ele pode ser visto como uma ferramenta que aumenta o entendimento entre as áreas da empresa, ajudando os profissionais a se sentirem compreendidos e valorizados.

Apesar de todas essas características, a adoção dessa estratégia ainda é baixa dentro das organizações. De acordo com um levantamento realizado pela Social Base, apenas 13,4% das empresas dispõem de orçamento para essa iniciativa.

Nesse sentido, começar a investir em employee experience é uma forma de se sobressair aos concorrentes e se tornar mais competitivo, o que melhora os resultados e atrai verdadeiros talentos.

Sua relação com o RH

Essa ação é muito importante para o RH porque a experiência é responsável por atrair novos talentos e reduzir a rotatividade dos profissionais.

As empresas precisam começar a repensar sua relação com os colaboradores, e ao investir na experiência do colaborador, o departamento de Recursos Humanos é beneficiado de muitas formas, como:

1 - Reduz os gastos com RH

Toda empresa já considerou o RH como um setor que exigia muitas despesas, o que atrapalhava os investimentos em outras necessidades, como elevador monta carga, recursos tecnológicos e afins.

Mas quando a gestão de pessoas se fortalece, torna esse setor essencial para a companhia e ele atua em práticas estratégicas. Com o passar do tempo, a empresa nota uma redução dos custos com o RH.

Por exemplo, se a rotatividade diminui, a corporação não precisa investir em tanto em práticas, como:

  • Entrevistas;

  • Processos eletivos;

  • Rescisões contratuais;

  • Treinamentos.

Isso acontece porque atua de maneira inteligente em relação aos custos de admissão e de desligamento no dia a dia do negócio.

2 - Melhora o clima organizacional

O employee experience visa melhorar os relacionamentos, desenvolver líderes que lidam bem com as diferenças e implementar benefícios para os colaboradores. Com isso, o clima organizacional melhora consideravelmente.

Uma empresa de limpeza de fachada de vidro deve estimular o diálogo e mostrar que o feedback traz bons resultados. Uma dica nesse sentido é fazer a pesquisa eNPS e usar como indicador o People Analytics.

3 - Reduz o turnover e o absenteísmo

O fortalecimento da cultura tendo como base a comunicação e a transparência ajuda a reduzir as taxas de rotatividade e o número de faltas.

Para se ter uma ideia, metade das empresas que adotam uma boa estratégia de comunicação apresentam uma taxa de turnover mais baixa.

Para qualquer negócio, é muito importante manter profissionais que já conhecem bem sua função e operam com mais facilidade, do que contratar novos.

4 - Cria uma imagem de marca empregadora

Prezar pela experiência do funcionário também é uma forma de trabalhar a imagem de marca empregadora e torna o setor de RH mais estratégico, adotando ações que fortalecem a imagem da empresa como um excelente lugar para trabalhar.

Com isso, um fabricante de piso vinílico em placa se torna mais competitivo e atrai bons profissionais para trabalhar. Logo, muitas pessoas vão querer fazer parte da companhia, o que favorece os processos seletivos.

5 - Fortalece as relações interpessoais

Cuidar da experiência do colaborador é uma forma de melhorar a percepção do profissional em relação à empresa, incentivando-o a descobrir maneiras de melhorar sua performance.

Isso alinha os valores e faz com que os funcionários sejam exatamente aquilo que a corporação acredita.

É uma forma de criar estratégias que alinham as expectativas e transmitem o DNA da marca para os colaboradores, principalmente aqueles que estão chegando agora, e isso se dá por meio do estímulo ao diálogo e à transparência.

Os funcionários de uma empresa de tela proteção piscina vão reproduzir as boas práticas, fortalecer a comunicação e melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Alguns exemplos da estratégia

Para aumentar ainda mais sua compreensão sobre o assunto, veja alguns exemplos de employee experience na prática:

Capacitação dos funcionários

O programa de capacitação dos funcionários é uma maneira de investir na qualificação dos colaboradores e proporcionar crescimento profissional.

Tal ação gera valor positivo para o ambiente interno da companhia e, consequentemente, os funcionários se sentem mais motivados em relação aos objetivos do negócio e buscam alcançar as metas.

Cultura organizacional

Uma escola de aula de piano para iniciantes pode focar sua estratégia de employee experience na cultura da organização. Mas para cultivar uma cultura organizacional saudável, é necessário ter objetivos claros e valorizar os funcionários.

Ter metas bem definidas aumenta o reconhecimento, o que facilita o alcance dos objetivos empresariais em curto, médio e longo prazos.

A corporação que baseia sua cultura no employee experience demonstra que seus funcionários são força essencial para suas atividades e para que consiga alcançar seus objetivos.

Estabelecer um plano de carreira

O plano de carreira também pode fazer parte das estratégias de employee experience, visto que mostra para o colaborador onde ele pode chegar se tiver empenho em suas tarefas diárias.

Essa estratégia não é apenas uma ferramenta de crescimento para os funcionários, do ponto de vista da empresa, mas também uma forma de gerar expectativas positivas e melhorar o clima organizacional.

Inovar a liderança

Uma empresa de impermeabilização de estofados de carros pode trabalhar o employee experience para construir uma liderança inspiradora.

Isso é feito por meio de um programa de qualificação para os gestores, para que eles se tornem exemplos e inspiração aos demais membros da equipe.

Entretanto, para realmente construir uma liderança inspiradora, é fundamental valorizar os funcionários e fazer com que enxerguem seus líderes como uma inspiração de crescimento.

Conclusões finais

Para que uma empresa seja bem-sucedida e se destaque em seu mercado, é necessário cuidar bem dos colaboradores e fazer com que tenham uma boa experiência em seu dia a dia.

A melhor estratégia para isso é o employee experience, que, como vimos ao longo deste artigo, pode ser aplicado de várias maneiras. Independentemente de qual seja o método, se bem aplicado, trará uma série de benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários