Qual o perfil de um gerente de projetos?



O gerente de projetos é um profissional presente em empresas de diferentes segmentos e é quem coordena a equipe e todas as tarefas que envolvem um planejamento, com o propósito de alcançar um objetivo.

Trata-se de uma carreira que ganhou força e destaque nos últimos anos e que atrai profissionais de diferentes áreas. 

Independentemente de qual seja sua formação, é possível atuar como gerente de projetos.

Trata-se de um profissional necessário dentro de empresas dos mais variados segmentos, visto que os projetos corporativos ocupam, atualmente, posições de destaque no ambiente organizacional.

Por essa razão, profissionais que lidam com o planejamento e a organização de projetos também assumiram uma posição estratégica dentro das companhias.

No entanto, para atuar nessa área, é primordial conhecer um pouco mais sobre ela. Apesar de não ser necessário cursar uma graduação específica, é importante saber algumas de suas características. É assim que o trabalho será bem feito.

Se você precisa contratar um gerente de projetos ou quer trabalhar nessa área, leia este artigo até o final. 

Vamos explicar o seu conceito e listar as características de seu perfil, acompanhe a leitura até o final.

Entenda o que é um gerente de projetos

O gerente de projetos é o profissional responsável por tudo o que envolve a realização de um projeto. 

Cabe a ele fazer o planejamento das etapas, definir as metas e determinar os objetivos.

Outra responsabilidade é avaliar a metodologia que melhor se aplica ao projeto, tendo  como objetivo melhorar a rotina da empresa, como no caso de um fabricante de pergolado de madeira para garagem.

Esse trabalho também envolve a gestão de prazos e análise contínua do desempenho dos times. 

É função do gerente de projetos avaliar as métricas, identificar gargalos operacionais e outros fatores que podem influenciar negativamente a equipe.

É dessa maneira que eles serão corrigidos do jeito certo, e para compreender melhor as atividades do gerente de projetos, podemos resumi-las como:

  • Correção de erros;

  • Planejamento das etapas;

  • Verificação de resultados;

  • Gerenciamento das atividades.

A formação desse profissional tem como principal característica seu caráter multidisciplinar, visto que quem atua nessa área possui conhecimento em vários setores, como gestão de pessoas.

É por isso que esse cargo costuma ser preenchido por profissionais de várias áreas. 

No entanto, também é possível adotar uma formação acadêmica específica, o que permite atingir cargos como de gerente de portfólio.

Habilidades importantes para um gerente de projetos

Você já sabe o que esse profissional faz, mas também precisa conhecer algumas de suas habilidades. Elas são muito importantes para todos que atuam ou desejam atuar no meio.

Ao desenvolvê-las, você pode atuar em diferentes tipos de empresa, como uma confecção de avental de cozinheiro

Além disso, evita problemas no dia a dia e lida melhor com os desafios, e dentre as principais habilidades estão:

Boa organização

O sucesso do projeto depende muito do quanto o gerente consegue se organizar e organizá-lo. 

Se esse profissional cometer algum tipo de erro, pode gerar atrasos e prejudicar a performance da equipe.

Na pior das hipóteses, isso pode prejudicar o projeto todo, assim sendo, é fundamental ser bem organizado. 

Também é necessário controlar todos os fatores que possam afetar o sucesso do projeto.

O gerente precisa ter total controle da evolução do escopo, dos custos do projeto, prazos, níveis de produtividade, datas de reuniões, além de cuidar das metas e objetivos das etapas.

A atenção total a esses fatores evita problemas e melhora o desempenho. Sem falar no fato de que a qualidade do trabalho será muito superior.

Para garantir a qualidade, é comum vermos gerentes de projetos utilizando softwares de gestão, pois por meio dele a execução do trabalho é muito mais ágil e segura.

A equipe de um fabricante de lona para piscina redonda vai atuar em um ambiente centralizado que facilita o monitoramento das atividades. 

Isso é muito importante para reduzir erros e garantir que tudo saia conforme o planejado.

Os resultados serão sempre os melhores, independentemente da etapa em que o projeto se encontra.

Saber liderar

Existem muitos profissionais de gestão, mas poucos são realmente líderes. No entanto, é muito importante trabalhar esse aspecto da formação, já que a liderança é fundamental para garantir a motivação da equipe e atingir os objetivos.

Chamamos de líder aquele profissional que sabe como motivar os demais colaboradores. Trata-se de um comportamento natural e que permite atingir os resultados esperados.

O gestor de projetos de um fabricante de cilindro de oxigênio conhece os demais profissionais que trabalham com ele, por isso sabe organizá-los dentro do ambiente corporativo e melhora a rotina constantemente.

O gerente de projetos também será um ótimo líder quando souber aplicar os feedbacks e manter a produtividade do time em alta. 

Dessa forma, o ambiente de trabalho sempre será agradável, colaborando com o alcance das metas.

Ter boas soft skills

Ter boas soft skills é importante para qualquer profissional, mas, principalmente, para o gerente de projetos. 

Elas nada mais são do que habilidades de comunicação que permitem ao profissional construir um diálogo positivo com todos os envolvidos no projeto.

Com isso, as negociações se tornam mais simples e serão compatíveis com os objetivos de todos.

Entretanto, o gerente de projetos precisa trabalhar suas soft skills constantemente, tendo em vista que ele é um profissional que atua ao lado de pessoas de setores diferentes.

É necessário estar preparado para lidar com todos os desafios do dia a dia, principalmente se assumir um projeto de grande porte. Com isso, todas as etapas terão um excelente resultado.

Qual é o perfil desse profissional?

Seja para atuar em um fabricante de bateria de moto ou em qualquer outra empresa, o gerente de projetos precisa atender às demandas do mercado e acompanhar a evolução constante do universo corporativo.

Para lidar com tudo isso, é muito importante buscar a reciclagem de conhecimento, por meio de cursos de aperfeiçoamento.

Eles são essenciais para os profissionais que queiram estar sempre atualizados e ser mais requisitados em sua área.

Não podemos negar que o conhecimento prático que obtemos no dia a dia é muito importante, mas ele não é o suficiente para conduzir um projeto como se deve.

O gerente de projetos, precisa, então, investir em cursos que colaboram com o desenvolvimento de suas capacidades, como raciocínio lógico, aritmética, síntese, comunicação e logísticas.

Mas, além dos conhecimentos técnicos, o gerente de projetos de um fabricante de transformador de corrente bipartido também precisa desenvolver suas habilidades humanas.

Logo, ele precisa saber integrar as equipes, ter empatia pelos colegas de trabalho, possuir visão inovadora, buscar o aprendizado constantemente e entender as práticas de autogerenciamento.

Para entrar no mercado com força e chamar a atenção das empresas, existem algumas graduações favoráveis.

Os cursos na área de gestão e administração são muito indicados para qualquer pessoa que queira atuar como gerente de projetos.

Dentre as melhores opções estão:

  • Administração;

  • Ciências Atuariais;

  • Relações Públicas;

  • Estatísticas;

  • Comércio Exterior;

  • Marketing;

  • Processos Gerenciais;

  • Secretariado.

Entretanto, a melhor forma de construir uma boa carreira como gerente de projetos em qualquer tipo de empresa, como uma de impermeabilização de estofados automotivos é um curso de pós-graduação.

Uma especialização ajuda a desenvolver algumas habilidades específicas desse profissional e traz mais conhecimento para o desempenho das atividades. 

Assim sendo, prepara melhor o profissional para esse mercado. Se você quiser destacar ainda mais o seu currículo como gerente de projetos, pode buscar as algumas das certificações mais valorizadas pelas corporações.

Dentre elas podemos mencionar a PMP, que funciona como um título para quem foi aprovado em uma prova de PMI (Project Management Institute).

Outra opção é o CAPM (Certificado Técnico em Gerenciamento de Projetos) e a Certificação PGMP, que se direciona aos profissionais que trabalham com gerenciamento de programas.

Empresas de diversos setores, como uma especializada em lavagem de persianas na zona leste, também valorizam outras certificações, como a PMI-SP, que se direciona aos profissionais que gerenciam cronograma do PMI.

Também podemos mencionar a Certificação PMI – RMP, direcionada aos profissionais que trabalham diretamente com o gerenciamento de riscos do PMI.

Por fim, outra opção que você pode investir é a Certificação PMI – ACO, para profissionais que precisam dispor de um certificado de Métodos Ágeis do PMI.

Conclusão

Em resumo, o gerente de projetos é um profissional importante em qualquer área que elabore projetos com as mais variadas necessidades.

Ele é quem coordena e se responsabiliza pela organização e correta execução de todas as etapas, garantindo o sucesso e os objetivos propostos.

Para liderar a equipe e manter os colaboradores motivados durante o projeto, é essencial contar com esse profissional. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários