Onde usar o Learning Agility?



Chamamos de Learning Agility um conjunto de práticas e de comportamentos que têm  como objetivo favorecer o aprendizado de maneira rápida, sendo uma prática que tem sido muito usada pelo setor de RH.

No entanto, os gestores também estão começando a investir nessa estratégia, pois ela ajuda a compreender rapidamente diferentes cenários e a prever a situação do negócio, de maneira mais assertiva.

Ele tem se tornado cada vez mais importante visto que empresas de diferentes setores e portes precisam lidar com situações, que em nosso dia a dia estão cada vez mais complexas.

Por exemplo, existe uma necessidade constante de mudanças estruturais internas e externas e, em vista disso, as companhias precisam contratar colaboradores que conseguem se adaptar a essas transformações.

Por meio do learning agility é possível prosperar e oferecer uma resposta mais adequada às diversas necessidades das organizações modernas.

Não importa se o seu negócio começou agora ou se ele já está crescendo e atuando no mercado há um tempo, para prosperar, é necessário absorver informação e conseguir utilizá-las a seu favor.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do learning agility, falar sobre seu conceito e características, como ele funciona e quais são seus benefícios. Confira!

A importância do learning agility

O learning agility é uma estratégia muito utilizada para solucionar problemas durante a contratação de colaboradores, bem como para ajudar os funcionários a se adaptarem aos processos de mudanças, algo fundamental no mercado moderno.

Diante disso, contar com essa estratégia é vital para promover a gestão da inovação. Pense que, se as coisas dentro de um fabricante de bloco de notas personalizado vai mudar, então é necessário saber conduzir essas mudanças.

Por meio da gestão da inovação, a organização consegue lidar com esse processo e seleciona boas ideias para criação de projetos e sua boa execução.

Ao passo que a corporação precisa criar novas habilidades, o learning agility é a ferramenta que será usada para adaptar a equipe a todas as exigências e manter o ritmo de inovação.

Essa estratégia também é importante para manter os colaboradores motivados. A força de trabalho está sendo cada vez mais influenciada pelos pensamentos das Gerações Y e Z.

Por conta disso, é fundamental que a organização saiba aplicar metodologias que motivem esses profissionais e sejam compatíveis com seus interesses.

As pessoas dessa geração estão em busca constante de aprendizado, assim sendo, nada melhor do que criar um ambiente favorável para o learning agility e manter o engajamento desses colaboradores.

Isso se torna ainda mais importante quando nos damos conta de que estas gerações são menos comprometidas com as empresas em que trabalham. Logo, a corporação precisa criar condições favoráveis para a retenção de talentos.

A importância dessa estratégia fica ainda mais evidente quando compreendemos seu conceito e suas características, como ficará claro mais adiante.

Conheça o conceito de learning agility

Um escritório de arquitetura especializado em projeto de paisagismo residencial pode aplicar o learning agility porque ele envolve um conjunto de práticas e comportamentos que proporcionam um aprendizado rápido.

O setor de Recursos Humanos é o que mais tem utilizado essa prática porque ela ajuda nos processos seletivos, além de ser uma excelente ferramenta de gestão.

Apesar de parecer um conceito novo, para ser desenvolvido, o learning agility dependeu de muitas pesquisas que comprovam que ele existe e pode ser mensurado. Para se ter uma ideia, ele foi estudado durante 40 anos pelo professor Warner Burke.

Ele acompanhou centenas de executivos durante 5 anos para descobrir traços de comportamento e personalidade que formaram o que hoje conhecemos como learning agility.

Hoje em dia, ele se transformou no principal potencial para realizar o futuro, e muitos líderes apresentam suas características, e dentre elas temos:

  • Bom relacionamento interpessoal;

  • Capacidade de reflexão;

  • Capacidade analítica;

  • Curiosidade;

  • Foco em resultados;

  • Adaptabilidade.

Outra característica desse método é que o colaborador de um fabricante de etiqueta tag personalizada que possua learning agility tem muito mais chances de ser promovido do que os demais colegas de trabalho.

Ou seja, desenvolver as características dessa prática te transformam em um profissional com grande potencial e competência.

Isso acontece porque você terá uma capacidade elevada de perceber problemas, resolver desafios complexos e fazer com que a empresa prospere dentro de ambientes voláteis.

Como o learning agility funciona?

Para implementar essa estratégia, primeiro você precisa entender que o learning agility funciona por meio de alguns pilares principais, que são:

Reflexão

A reflexão nada mais é do que a capacidade de sair da repetição constante, para assim considerar o valor das práticas.

Em outras palavras, um fabricante de adesivo transparente personalizado descobre quais delas geram bons resultados e, consequentemente, são mantidas e aperfeiçoadas.

Por outro lado, aquelas que não trazem os resultados esperados podem ser substituídas por outras metodologias.

Flexibilidade

A flexibilidade nada mais é do que a capacidade de estar aberto a novas possibilidades de maneiras diferentes de solucionar um problema.

Buscar feedback

O profissional também pode usar avaliações externas para ampliar suas percepções em relação ao trabalho que realiza, podendo melhorar todos os pontos necessários. Com isso, ele pode desenvolver boas soft skills.

Coletar informações

Ao desenvolver o learning agility é fundamental procurar novas informações, visto que para se adaptar aos conhecimentos exige uma busca por eles.

Ter senso de colaboração

Se você participa do trabalho de outras pessoas, consegue acompanhar seu funcionamento de maneira prática. É a melhor maneira de aprender novos modos de pensar e dar a sua contribuição por meio de novas ideias.

Assumir riscos

Quando confrontamos as ideias das pessoas, nos tornamos capazes de discutir de maneira construtiva os pontos fortes, bem como as falhas que cada linha de pensamento pode apresentar.

Assumir riscos em performance

Se o vendedor de uma loja de móveis desafia as suas capacidades em áreas diferentes, assumindo outras funções, consegue compreender melhor na prática e tem acesso a uma nova chance de aprendizado.

Além dessas características básicas de funcionamento, o learning agility pode ser aplicado em várias situações em um ambiente empresarial.

Por exemplo, ele pode estar presente em treinamentos, planejamento de sucessão, avaliação de potencial e plano de carreira.

Também é muito comum que ele seja aplicado em processos de identificação de talentos, seleção de responsáveis por projetos de integração de fusões e para seleção executiva, gerencial e na adaptação de outras culturas.

Benefícios do learning agility

Learning agility traz muitas vantagens para as empresas, como um fabricante de mesas estação de trabalho, e para os seus colaboradores.

Uma das vantagens que mais se destacam é o fato de que ele estimula a velocidade mental. O processo de capacitação visa ao estímulo do pensamento analítico, fazendo com que a pessoa seja ágil diante de novas situações.

Ele também permite que o profissional se mantenha curioso e aberto a soluções inovadoras para as companhias.

Essa técnica também valoriza as relações interpessoais, já que é muito importante ter flexibilidade para se relacionar com outros profissionais e se sentir seguro para influenciar e ser influenciado.

É dessa forma que o trabalho em equipe atinge bons resultados e consegue desenvolver um bom desempenho individual.

O foco é fazer com que a pessoa, como no caso do colaborador de um fabricante de papel de parede, esteja sempre preparado para as transformações vindouras.

Com isso, o profissional consegue se integrar em novas equipes, conquistar uma posição de liderança e manter o time engajado.

Se você consegue desenvolver soluções inovadoras, consegue manter foco em seu desempenho, algo muito explorado durante os treinamentos de learning agility.

Isso acontece porque se você tiver uma boa performance durante situações em comuns, consegue melhorar os resultados do negócio e atingir satisfação profissional.

As gerações mais antigas continuam dentro do mercado de trabalho, apesar disso, essas pessoas são mais resistentes às mudanças tecnológicas.

Devido a isso, mesmo que as mudanças não sejam naturais e sim uma necessidade, é importante trabalhar sua aceitação, e com isso gerar uma oportunidade de aprendizado para esses profissionais.

Do mesmo modo, não podemos deixar de destacar que o learning agility é uma ótima oportunidade de autoconhecimento.

Treinamentos e processos de desenvolvimento de líderes e outros colaboradores são metodologias que intensificam o autoconhecimento, possibilitando que eles conheçam um pouco mais sobre seus pontos fortes e fracos.

Conclusão

O learning agility é uma metodologia cada vez mais aplicada pelas empresas como uma escola de aula de dança forró, para melhorar seus processos e as capacidades intelectuais de seus colaboradores.

Investir neles é investir no recurso mais valioso da corporação e melhorar seus resultados. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e pôde compreender de que maneira essa prática beneficia as empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários