Meios de hospedagem: como atender e receber turistas?






Docente do Senac EAD analisa as perspectivas do setor e compartilha dicas para pequenos negócios


A retomada gradual das atividades do setor turístico nacional aponta um cenário positivo em volume de receita. A pesquisa mensal de serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) revelou um crescimento acumulado de 49,1% de agosto de 2021 ao mesmo período do ano passado.


Do mesmo modo, a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ( CNC ) para a alta temporada (2021/2022) é de que os faturamento em serviços alcance R﹩ 171,9 bilhões. A análise aponta ainda que o aquecimento do mercado será fundamental para os micro e pequenos estabelecimentos.


Na avaliação de Juliana Parmiggiani, docente dos cursos de Turismo e Hospitalidade do Senac EAD, a palavra-chave para o atual momento, entre os estabelecimentos de pequeno e médio porte, é o associativismo. Como a maioria das pessoas está vivenciando as mesmas dificuldades, o trabalho conjunto pode impulsionar o movimento de turistas na cidade ou na região.


"Seja por intermédio de associações comerciais e de outras entidades, juntar-se a parcerias público-privadas para capacitar o pessoal em conjunto ou comprar materiais para reforma, por exemplo, em grande quantidade com outras empresas pode ser uma boa pedida para baixar os custos", explica.


Preparativos essenciais



Em primeiro lugar, é preciso reforçar que as empresas de hospedagem devem ter consciência que as ações de biossegurança são fundamentais para atender a clientes e funcionários ou prestadores de serviço.


A disponibilização do álcool gel para higienização continuará a ser exigida, além dos equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas e máscaras para os trabalhadores que atuam na limpeza. "Dessa forma, os colaboradores estarão seguros e os clientes sentirão confiança nas ações preventivas do estabelecimento", argumenta Juliana.


Outro cuidado que deve ser priorizado pelos empresários são as informações atualizadas sobre a Covid-19. O mapeamento de risco da região pode sofrer alterações e, por isso, é necessário averiguar os dados com frequência.


"A matriz de risco dos estados e municípios, adotada no monitoramento da pandemia, utiliza as seguintes cores: vermelho (gravíssimo), laranja (risco grave), amarelo (risco alto) e azul (potencial moderado). Por isso, mudanças nesse status podem significar alterações no planejamento das atividades", pontua a docente do Senac EAD.


Oportunidades de novos negócios



Uma pesquisa recente, divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), destacou os fatores que definem a escolha dos turistas por um determinado destino. Os locais mais procurados foram resorts, praias e ambiente rurais para clientes que desejam viajar com a família.


Nesse sentido, Juliana reforça que a opção por viagens locais de curta duração já é uma realidade do mercado. Portanto, os empresários precisam agir para conquistar novos clientes. "Além de voltar suas ações de promoção para o entorno, os negócios devem agregar valor ao empreendimento, seguindo os setores mais procurados no momento que, segundo a Organização Mundial do Turismo, são: ecoturismo, bem-estar e atividades de lazer ligadas à natureza".


Do mesmo modo, é fundamental realizar um planejamento detalhado para compras de abastecimento interno. Nesse sentido, a especialista destaca que os últimos feriados prolongados foram um termômetro para avaliar a utilização dos estoques.


"Para criar um cronograma de compras assertivo, planeje bem suas reservas, analise como foram os últimos meses, em quais períodos houve mais procura, como está o seu planejamento estratégico e converse com seus concorrentes. Esse é um momento novo para todos, portanto, informação, dados e parcerias farão a diferença para estar bem-organizado", recomenda Juliana.


Por último, a docente do Senac EAD compartilha algumas dicas para os negócios de hospitalidade se prepararem para receberem os turistas. Confira:


1 - Procure selos, como o Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, ou outros que demonstrem para o cliente que você realmente está preocupado e comprometido com sua segurança. E o mais importante, coloque-os em prática;


2 - Pesquise associações na sua região ou tome a iniciativa de se juntar a outros empresários do ramo para criar uma. Além de várias cabeças pensarem melhor que uma, várias empresas têm mais poder de compra e promoção que uma. Pense nisso!


3 - Mantenha-se bem-informado quanto às tendências e ao que vem pela frente, pois iniciativas inovadoras mudam cada vez mais rápido e em um ambiente pós- pandêmico, estamos em território desconhecido. Desse modo, esteja sempre antenado no que está por vir. E lembre-se de buscar informações em veículos de comunicação seguros, como sites especializados, por exemplo.


4 - Mantenha a sua equipe preparada, pois as pessoas passaram muito tempo em suas casas, seja em lockdown, seja trabalhando em home office . Nesse sentido, a hospitalidade tem um papel importante na atualidade, não só ligada ao lazer, mas ao bem-estar das pessoas, por isso nunca foi tão importante atender bem e ser hospitaleiro!


5 - Pode parecer uma dica clichê, mas trabalhe a empatia. Todos passaram por momentos difíceis, sejam outros empresários, os funcionários, os clientes e você. Este é um momento novo para todos e ser especialmente paciente, cordial e ético nunca foi tão importante, principalmente para quem trabalha com hospitalidade.


Sobre o Senac EAD


Com 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.


A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.


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